fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 19 Abril 2020

Ações visam amparar idosos e profissionais da saúde

SÃO CARLOS/SP - Com o intuito de arrecadar recursos para amparar parte da sociedade que está sofrendo impactos gerados pelo COVID-19, o Instituto ADN, entidade que promove ações solidárias da Construtora e Incorporadora ADN, está promovendo ações solidárias em 3 cidades da região.

Uma das ações do Instituto consiste em apoiar a produção de máscaras do tipo “face shields”. A iniciativa da produção do equipamento de proteção individual é de um voluntário em São Carlos, Tiago Moreira, que enxergou a necessidade de equipar os profissionais da saúde devido a escassez do material nos sistemas de saúde, causada pelo alastramento do novo coronavírus. O voluntário está mobilizando recursos e parceiros para atender a demanda e o Instituto ADN aderiu à causa, angariando recursos e divulgando a ação.

Através de recursos doados pela Construtora e repassados ao voluntário, o Instituto ADN colaborou para distribuir 110 máscaras para 34 unidades de saúde em São Carlos. A entrega do material foi feita diretamente para a Chefe da Seção de Apoio às Unidades Básicas de Saúde em São Carlos, Denise Gualttieri. A partir de lá as máscaras foram repassadas para 12 UBS (Unidade Básica de Saúde) e 22 USF (Unidade de Saúde da Família). Durante a entrega, Denise reafirmou a necessidade da doação para as unidades básicas que estão enfrentando dificuldade em receber materiais de atendimento. E lembrou também, que somente com os equipamentos de proteção individual os profissionais podem dar continuidade de forma segura ao atendimento da população. Além disso, o Instituto conseguiu levantar através de doações de voluntários, 150 unidades de folhas de acetato, matéria-prima das máscaras e que estão em falta no mercado.

Paralelamente, o Instituto também está fazendo uma campanha para dar assistência à idosos em Araras, Araraquara e São Carlos. Os abrigos enfrentam uma baixa de doações devido a pandemia do coronavírus. Por isso, o Instituto viu a necessidade de se mobilizar para ajudar e pedir ajuda por quem precisa. A campanha visa complementar as doações da Construtora com doações do público. Com isso, estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e ítens de higiene pessoal e conta com pontos de coleta nas 3 cidades. As entregas aconteceram agora no mês de abril, devido a urgência de suprir as entidades perante a crise causada pela pandemia.

Até o dia 17 de abril, o Instituto já havia entregue 50 litros de leite, 30kg de alimentos não perecíveis e mais de 800 itens de higiene pessoal, incluindo fraldas geriátricas, distribuídos para os abrigos Helena Dornfeld em São Carlos, Fundação Nossa Senhora do Patrocínio em Araras e o Lar Otoniel em Araraquara, sendo parte
dos itens doados pela Construtora.

Diante o cenário atual, os profissionais de saúde e muitas instituições enfrentam dificuldades para manter os serviços funcionando. "Acreditamos que ajudar ao próximo é responsabilidade de cada um. A solidariedade é o caminho para uma sociedade mais justa" comentou sobre a ação, José Pedro Donandon, um dos fundadores da ADN Construtora e também do Instituto ADN.

Para colaborar com a produção das máscaras, doando acetado ou recursos, basta entrar em contato com o voluntário Tiago Moreira, através do telefone: 16 98215-3975 ou ainda fazer a doação on-line: http://vaka.me/962854

Os abrigos citados recebem doações de alimentos, produtos de higiene e produtos de limpeza durante todo o ano. Para ajudar, basta levar os produtos diretamente nos abrigos:

● Fundação Nossa Senhora do Patrocínio na Avenida Padre Alarico Zaccarias,
625 em Araras-SP
● Helena Dornfeld na Rua Venezuela, 101 – Vila Brasília em São Carlos-SP.
● Lar Otoniel na Avenida Gutemberg, 553 - Vila Xavier em Araraquara - SP

Serviço:

Campanha Solidária Insitituto ADN
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(16) 99760 2741 - Heloisa G. Miranda

[masterslider id="676"]

Publicado em Outras Cidades

MUNDO - A maior live de todos os tempos, “One World: Together At Home”, também conhecida como “live das lives”, arrecadou US$ 127,9 milhões em doações durante sua realização. Os valores foram revelados pela ONG Global Citizen, responsável pelo evento, na madrugada deste domingo (19/4). O montante arrecadado será destinado para ajudar os profissionais de saúde que lutam contra a pandemia da covid-19.

“US$ 127,9 milhões arrecadados para o alívio da covid-19”, informou a Global Citizen no Twitter, em post que também agradeceu Lady Gaga por ajudar na criação do evento histórico de transmissão global.

A cantora teve a missão de fazer uma curadoria e convidar alguns artistas, além de ter aberto o evento principal com uma música em homenagem aos profissionais da saúde que lutam contra o coronavírus.

O festival digital contou com a participação de músicos consagrados como Paul McCartney, Elton John, Stevie Wonder e The Rolling Stones (com bateria imaginária), entre outros. Anitta foi a única artista brasileira convidada, mas ela não cantou.

Ao final, Lady Gaga também integrou uma apresentação conjunta com Celine Dion, Lang Lang, John Legend e Andrea Bocelli, cantando a música “The Prayer”.

Além de informar a arrecadação e agradecer artistas, a Global Citizen encerrou seu post lembrando que as pessoas devem manter o isolamento social pelo mundo para coibir o avanço do novo coronavírus.

“Para todos em todo o mundo: mantenham-se fortes, mantenham-se seguros, em breve estaremos juntos pessoalmente”.

 

*Por: Marcel Plasse / PIPOCA MODERNA

Publicado em Outras Notícias
Segunda, 20 Abril 2020 08:26

Roberto Carlos faz live e emociona fãs

RIO DE JANEIRO/RJ - Roberto Carlos comemorou 79 anos na noite desse domingo (19) com uma live, direto de seu estúdio, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Por quase uma hora, ele cantou um repertório com onze músicas, dentre elas as cristãs Nossa Senhora, Todos Estão Surdos (com alguns erros na letra) e Jesus Cristo, visivelmente emocionado, e falou dos cuidados que as pessoas têm de ter contra “essa coisa terrível que está aí”, mas não quis falar dizer em nenhum momento os nomes pandemia, Covid-19 ou coronavírus. “Não gosto nem de falar o nome”, disse, logo depois de chamar a atenção para a importância do uso das máscaras. “É uma defesa muito grande. Fiquem em casa.” Ele estava no estúdio apenas ao lado do tecladista Tutuca e do pianista e seu maestro, Eduardo Lages.

Roberto mostrou um forma vocal perfeita para seus 79 anos. De mais surpreendente, cantou duas canções que há muito não mostrava em shows ao vivo: Caminhoneiro, de 1984, e Canzone Per Te, com a qual ganhou o Festival de San Remo, na Itália, em 1968, convertendo sua carreira definitivamente da fase Jovem Guarda para a de cantor romântico. Antes de cantá-la, dedicou a música aos italianos do mundo todo. “Eu tive grandes alegrias na Itália. Canto essa música para todos os italianos e lamento o que está acontecendo.” Usou também Caminhoneiro para falar dos médicos e dos profissionais da saúde que trabalham para conter a crise sanitária e lembrou dos profissionais das estradas, essenciais mesmo em tempos de confinamento. “Ofereço essa em especial aos nossos heróis caminhoneiros. ”

Ao final da live, enquanto Roberto recebia um bolo no estúdio, 1.442 milhão de seguidores acompanhavam a transmissão por seu canal no YouTube. Ao mesmo tempo, a dupla sertaneja Henrique & Juliano era vista por pouco mais de 1,8 milhão de fãs. Durante toda a transmissão, os sertanejos mantiveram uma diferença de 500 mil internautas a mais.

 

*Por: Julio Maria / ESTADÃO

Publicado em Celebridades

ARARAQUARA/SP - Uma mulher de 46 anos morreu no final da tarde de domingo (19) na cidade de Araraquara, após permanecer duas semanas internada com o diagnóstico de coronavírus – Covid-19.

A mulher tinha comorbidades, como problemas cardíacos, e estava em estado grave.

Araraquara contabiliza 3 óbitos por Covid-19. No domingo, mais 9 casos foram confirmados para coronavírus, sendo 5 profissionais da saúde.

O município registra 131 casos notificados e 54 confirmados para o novo coronavírus.

 

*Por: Adriana Nagazako / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

ITIRAPINA/SP - A Secretaria Municipal da Saúde informou, que Itirapina registrou o primeiro caso da COVID-19 (novo Coronavírus). Até o momento, a cidade contabiliza 2 suspeitos em investigação, nenhum óbito em investigação (1 óbito que estava em investigação foi descartado) e 4 suspeitas descartadas, ou seja, após exames constatou-se que as pessoas não estavam contaminadas pelo novo Coronavírus. Quanto ao caso confirmado, trata-se de paciente com transmissão considerada “importada”, após ida a um município próximo que está com diversos casos confirmados.

O paciente encontra-se em isolamento em referência hospitalar na cidade de Rio Claro/SP. A Secretaria Municipal da Saúde informou também que todos os familiares e profissionais de saúde que obtiveram contato com o paciente estão isolados e sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal. “A Secretaria Municipal da Saúde reitera o pedido para que a população mantenha o isolamento e evite viajar para municípios com vários casos COVID-19”, frisou a secretária Rosinha Martins.

Para esclarecer aos populares como funciona a logística de atendimento aos casos suspeitos, a enfermeira Tatiana Fernandes Perin Gobbi, gerente do Hospital Municipal São José, relatou que inicialmente o lugar conta com 8 leitos destinados ao atendimento da COVID-19, sendo 2 deles destinados aos casos graves, podendo ser ampliados de acordo com a demanda. “Os pacientes que chegam com sintomas respiratórios graves recebem todo atendimento necessário pela equipe local e após estabilização do quadro, há inserção do paciente no sistema CROSS e posterior a liberação de leito são transferidos para as UTIs de referência. O paciente é transferido com todo o suporte necessário e com destino de tratamento e que geralmente são hospitalizados em Rio Claro e no Hospital Regional de Piracicaba. E os casos leves são tratados nos leitos COVID do próprio Hospital São José”, resumiu ela.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Na retaguarda das operações, há um plano de contingência detalhado, minuciosamente preparado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde, no intuito de antecipar e orientar todo o aparato humano e logístico para o atendimento correto dos pacientes da COVID, que vai desde a coleta de material para exame nos casos suspeitos, ao acompanhamento do quadro do paciente nos isolamentos domiciliares e hospitais de referência, o monitoramento dos familiares e de demais pessoas que tiveram contato com os casos confirmados, além da previsão de compras de medicamentos, máscaras, testes rápidos, escalas de funcionários, ambulâncias, entre outros. “Tudo dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde para atender a nossa população da melhor forma possível”, salientou a secretária Rosinha.

 

*Por: PMI

Publicado em Itirapina

BRASÍLIA/DF  - Após ser alvo de fortes críticas por sua participação em um ato que defendia uma nova intervenção militar no País, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira, 20, que é contra o fim da democracia. "No que depender do presidente Jair Bolsonaro, democracia e liberdade acima de tudo", afirmou ao deixar o Palácio da Alvorada pela manhã.

Bolsonaro deu a declaração na saída da residência oficial. Ele parou para falar com jornalistas sobre temas como a crise do coronavírus e sobre a participação no ato deste domingo. Nesse momento, um dos apoiadores do presidente, que acompanham a saída dele do palácio todas as manhãs, gritou uma frase a favor do fechamento do Supremo. Bolsonaro advertiu o apoiador:

“Sem essa conversa de fechar. Aqui não tem que fechar nada, dá licença aí. Aqui é democracia, aqui é respeito à Constituição brasileira. E aqui é minha casa, é a tua casa. Então, peço por favor que não se fale isso aqui. Supremo aberto, transparente. Congresso aberto, transparente”, afirmou Bolsonaro.

O presidente afirmou ainda que a pauta do ato do domingo era a volta ao trabalho e a ida do povo para a rua. Bolsonaro defende o relaxamento das medidas de isolamento social contra o coronavírus. “O povo na rua, dia do Exército, volta ao trabalho. É isso”, disse.

Para Bolsonaro, os cartazes no ato com dizeres contra a democracia, o Congresso e o Supremo eram de autoria de "infiltrados". "Em todo e qualquer movimento tem infiltrado, tem gente que tem a sua liberdade de expressão. Respeite a liberdade de expressão. Pegue o meu discurso, dá dois minutos, não falei nada contra qualquer outro poder, muito pelo contrário. Queremos voltar ao trabalho, o povo quer isso. Estavam lá saudando o Exército Brasileiro. É isso, mais nada. Fora isso, é invencionice, é tentativa de incendiar uma nação que ainda está dentro da normalidade", disse o presidente.

Neste domingo, em cima da caçamba de uma caminhonete, diante do quartel-general do Exército e se dirigindo a uma aglomeração de apoiadores pró-intervenção militar no Brasil, Bolsonaro afirmou neste domingo que "acabou a época da patifaria" e gritou palavras de ordem como "agora é o povo no poder" e "não queremos negociar nada".

"Nós não queremos negociar nada. Nós queremos ação pelo Brasil", declarou o presidente, que participou pelo segundo dia seguido de manifestação em Brasília, provocando aglomerações em meio à pandemia do coronavírus. "Chega da velha política. Agora é Brasil acima de tudo e Deus acima de todos."

Além de defender o governo e clamar por intervenção militar e um novo AI-5 —o mais radical ato institucional da ditadura militar (1964-1985), que abriu caminho para o recrudescimento da repressão— os manifestantes aglomerados em frente ao quartel-general do Exército defenderam o fechamento do STF e do Congresso.

 

*Por: Emilly Behnke e Dida Sampaio / ESTADÃO

Publicado em Política

IBATÉ/SP - No último sábado, 18, a Polícia Militar com ajuda de populares, conseguiu fazer o resgate de um casal que estava perdido em uma mata na região de Ibaté.

De acordo com a PM, o casal saiu para comemorar um aniversário, mas se perdeu na mata. Com ajuda de um aparelho celular a Polícia Militar foi acionada e colheu as coordenadas geográficas do casal. Já na Fazenda Colorado em novas buscas e com a ajuda de moradores, de lanternas e da fala em voz alta pronunciando o casal, ouvimos o pedido de socorro das partes do outro lado do rio, com isso, após 5 horas de buscas foi possível o resgate.

O casal passa bem.

Publicado em Ibaté

SÃO CARLOS/SP - Policiais da Rocam deteve um homem suspeito de assaltar uma residência na Rua Francisco Marigo, no Jardim Cruzeiro do Sul, em São Carlos.

De acordo com informações, o 190 foi acionado e uma viatura designada ao local, os PMs ao chegar na residência avistou o sujeito tentando se evadir, mas foi detido. Segundo a PM, M.F.L, de 39 anos, tem passagem por homicídio.

O indivíduo foi encaminhado ao Plantão Policial, onde ficou à disposição do delegado.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - No dia 16 de abril, o Sesc São Carlos entregou para Santa Casa de Misericórdia: 3.450 pares de luvas de procedimentos, 1.100 pares de luvas plásticas e 650 máscaras cirúrgicas descartáveis.  Esses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), seriam utilizados na clínica odontológica, nos serviços de alimentação da Comedoria e exame médico-dermatológico durante o período que a unidade suspendeu as suas atividades, para evitar a aglomeração de público.

Com a dificuldade de adquirir esse tipo de material, serviços de saúde têm buscado alternativas para manter seus estoques e também lançado campanhas para suprir essa crescente e urgente necessidade.

“Além da demanda por esses materiais ter aumentado bastante, a pandemia da COVID-19 fez o número dos nossos contribuintes fixos cair 25%. Quer dizer, cerca de 2 mil pessoas deixaram de contribuir com o hospital. Por isso, a ajuda do Sesc, assim como de todas as empresas e voluntários que têm colaborado com a Santa Casa, é fundamental para que consigamos superar esse momento tão difícil”, afirma o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior.

Em todo o estado, o Sesc, que hoje conta com 43 unidades operacionais, está doando mais de 390 mil itens de proteção para os serviços públicos de saúde.

Objetivo é auxiliar profissionais da Saúde envolvidos no combate à pandemia de Covid-19

 

SOROCABA/SP - Um equipe conduzida por docentes do Departamento de Biologia (DBio-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está produzindo álcool em gel e álcool glicerinado, para doação a profissionais da Saúde envolvidos no combate à pandemia do Coronavírus. O trabalho conta com doações de insumos e frascos bem como com a ajuda de estudantes voluntários.
A iniciativa é do Laboratório de Fisiologia da Conservação (LaFisC), coordenado por Monica Jones Costa, e do Laboratório de Biologia Estrutural e Funcional (LABEF), coordenado por Fábio Camargo Abdalla, ambos docentes do DBio-So, e tem ampla colaboração de estudantes, por meio de articulação do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ao todo, 13 pessoas integram diretamente a equipe que atua em laboratório e no apoio logístico. O trabalho é realizado nas instalações dos laboratórios envolvidos na ação, além do Laboratório Didático de Fisiologia do DBio-So.
Os professores Fábio Abdalla e Monica Jones contam que a ideia surgiu quando pensavam em formas de ajudar no combate à pandemia de Coronavírus. "Pensamos que tínhamos laboratórios e conhecimento para produzir álcool em gel e álcool glicerinado. Além disso, muitos laboratórios científicos da UFSCar poderiam possuir insumos, como luvas, máscaras etc. Então elaboramos uma página no Facebook para captação de possíveis EPIs [equipamentos de proteção individual]", diz Abdalla. A ação ganhou o nome de Coalizão de Laboratórios para Doações de EPI (https://bit.ly/2RFVOHh).
Segundo o professor, o álcool em gel mata o vírus, porém, precisa estar com concentração entre 65% e 70%. "Concentrações abaixo ou acima dessas não têm efetividade. É errado pensar que quanto mais 'forte' o álcool, melhor. O álcool 96% e o abaixo de 65%, por exemplo, não matam o vírus. Já na concentração correta [70%], o álcool destrói o 'invólucro' do vírus e seu material genético - RNA - é degrado instantaneamente", explica o docente, lembrando que lavar as mãos com sabão, sabonete ou detergente, da maneira correta, por 20 segundos, produz o mesmo efeito.
Para a realização do trabalho, um dos cuidados é manter o isolamento e a segurança dos envolvidos. Para isso, o aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Raul Wallace Amorim Carvalho, integrante do DCE, é responsável por escalar estudantes voluntários, que estão isolados dos seus familiares e alojados na vila universitária, próxima ao Campus Sorocaba, o que dispensa o deslocamento por transporte público. A equipe também conta com a colaboração de um mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA-So) da UFSCar e um egresso do mesmo Programa, graduado em Farmácia, que orienta os procedimentos para que sejam seguidos à risca os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Produção de álcool
A ação no Campus Sorocaba da UFSCar visa à produção de dois tipos de álcool: em gel e glicerinado. "O álcool glicerinado, além de matar o vírus, também é um bactericida. Basicamente as etapas de produção incluem a realização da mistura de álcool 70%, com adição de peróxido de hidrogênio - bactericida que elimina até os esporos de bactérias - e glicerol ou glicerina [umectante], muito utilizado por profissionais da Saúde para desinfecção das mãos e equipamentos", detalha Abdalla.
O álcool em gel, por sua vez, também é preparado à base de etanol 70% e glicerol, mas com a adição do agente polimerizante carbopol, que faz a transformação do álcool líquido em gel, explica Jones. Segundo ela, o carbopol está em falta no mercado mas o grupo conseguiu uma doação suficiente para o preparo de 51 litros de álcool em gel. "O álcool restante será destinado à produção do álcool glicerinado, que não requer este componente", afirma.
Os pesquisadores estão seguindo o protocolo da OMS, com controle de qualidade inicial e final. Entre essas recomendações, o álcool glicerinado é estocado em recipientes usados, desinfetados com detergente e hipoclorito de sódio a 1%. "O álcool glicerinado é amplamente utilizado em situações de epidemia nas quais os recursos são escassos e é um bactericida. Porém temos que esperar 72 horas para poder distribui-lo, tempo recomendado pela OMS para eliminar qualquer esporo de bactéria dentro do recipiente", esclarece Abdalla.
"Já o álcool em gel é extremamente eficiente para a higienização pessoal e desinfecção de fômites como EPIs ou quaisquer superfícies passíveis de contaminação pelo Coronavírus. Tendo em vista a necessidade dos serviços de Saúde deste item imprescindível à proteção dos profissionais da área, o álcool em gel produzido será fracionado em recipientes de 100 ml para sua distribuição", diz Jones.

Arrecadação de frascos e insumos
A iniciativa da Universidade não conta com financiamento e, portanto, depende de doações. O álcool 70% será doado pela Usina J. Pilon Açúcar e Álcool, do município de Cerquilho (SP), e o glicerol pela NCH Brasil de Sorocaba, empresa de produtos e serviços de manutenção industrial e comercial. Parte dos recipientes necessários foi doada pela empresa Henri Plast.
A produção já foi iniciada em pequena escala. Porém, a equipe aguarda o recebimento dos insumos para aumentar a produtividade e realizar as entregas as profissionais da Saúde. No momento, são solicitadas doações de peróxido de hidrogênio PA (35%) e carbopol, além de frascos de plástico ou vidro, de preferência novos, de 100 ml e 500 ml.
Os interessados em contribuir podem entrar em contato com Fabio Abdalla, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou com Monica Jones, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e também pela página do Facebook Coalizão de Laboratórios para Doações de EPI (https://bit.ly/2RFVOHh).

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.