fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 16 Abril 2022
Domingo, 17 Abril 2022 08:47

ACISC faz entrega de ovos de Páscoa

SÃO CARLOS/SP - A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) finalizou a campanha: “Páscoa solidária. O final das votações se deu no dia 14/04, as 17h e, a instituição vencedora, “Nave Sal da Terra” foi anunciada por meio de uma live.

No sábado, dia 16, a Acisc levou o ovo de Páscoa de 70 quilos até a instituição vencedora, com as presenças do presidente da entidade Jose Fernando Domingues, do gerente administrativo Alexandre Rosa e da Diretora Lidia Maria Mendes Lima.

Publicado em Cidadania
Com participação de pesquisadores da UFSCar, resultados foram publicados em revistas do grupo Nature

 

SÃO CARLOS/SP - Na Ciência, o destaque comumente está no que se "vê" ou mede -uma nova estrela a bilhões de anos-luz; um pedaço de matéria várias vezes menor que um grão de areia; altas - ou baixíssimas - temperaturas, dentre vários outros exemplos. Porém, em alguns momentos a fronteira do conhecimento está em como se "enxerga", ou seja, nos instrumentos e métodos, como novos telescópios e microscópios. "Em alguns momentos, a Ciência para um pouquinho porque é necessário um salto tecnológico. Enquanto não tínhamos o termômetro, por exemplo, não poderia haver a Termodinâmica; você não tem Mecânica Quântica enquanto não inventa o espectrofotômetro", exemplifica André Farias de Moura, docente no Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
"Nestes exemplos, estamos falando de grandes revoluções. Mas, mesmo com a espectroscopia e a Quântica consolidadas, atravessar novas fronteiras e, também, chegar às aplicações, depende de pequenos saltos tecnológicos ainda dentro da espectrofotometria", complementa o pesquisador, que figura entre os autores de dois artigos publicados recentemente em revistas do grupo Nature que rompem barreiras relacionadas a este tipo de desafio. Os resultados obtidos pelo grupo que reúne cientistas do Brasil, Estados Unidos, China, Singapura, Japão, França e Israel, abrem caminhos para aplicações que vão de controle de qualidade de suplementos nutricionais e medicamentos; passando pelo diagnóstico de doenças; até computação quântica e desenvolvimento de mecanismos de visão de máquina.
No primeiro destes artigos, publicado em Nature Nanotechnology, o grupo, que inclui outros pesquisadores vinculados à UFSCar e ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), desenvolveu um sensor capaz de medir a polarização circular da luz, de modo semelhante ao mecanismo de visão de alguns animais. O dispositivo - uma membrana muito fina recoberta por nanopartículas de ouro que, por sua vez, são tratadas com o aminoácido quiral fenilalanina - é capaz de absorver luz circularmente polarizada, ou seja, polarizada no sentido horário ou no anti-horário, e transformar esta informação sobre a polarização em informação elétrica e, subsequentemente, em corrente.
"Uma câmera de vídeo, por exemplo, absorve a luz e a transforma em informação sobre intensidade, cor. O novo dispositivo acrescenta mais um tipo de informação, que é a polarização da luz, transformando-a em informação elétrica", explica Moura. "A luz polarizada passa a ser, então, uma informação a mais que eu posso carregar através de uma fibra óptica, por exemplo, e este é um avanço importante para os materiais optoeletrônicos do futuro", complementa. O pesquisador também indica que a compreensão de como alguns animais conseguem detectar a polarização da luz pode ajudar no desenvolvimento de mecanismos de visão de máquina. "Já existem metamateriais capazes de detectar luz circularmente polarizada, mas eles são difíceis de produzir e não funcionam adequadamente em todas as condições", esclarece o docente da UFSCar.
O artigo, intitulado "Polarization-sensitive optoionic membranes from chiral plasmonic nanoparticles" (www.nature.com/articles/s41565-022-01079-3), conta, além de Moura, com autoria do também docente do DQ Ernesto Chaves Pereira; do pesquisador de pós-doutorado no Departamento Evaldo Batista Carneiro-Neto e dos doutores pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar Felippe Mariano Colombari, Mariana Cristina Silva e Weverson Rodrigues Gomes, além dos parceiros nas instituições estrangeiras.
Publicado em Educação

SÃO PAULO/SP - Quando o assunto é Páscoa, dois alimentos vêm à nossa mente. O primeiro deles é o chocolate, que acabou virando símbolo da celebração. E o segundo, o bacalhau, tradicional prato para o almoço de domingo. Para se deliciar com ambos os ingredientes sem deixar de manter uma alimentação saudável na Páscoa, você aprenderá 4 receitas cheias de sabor para degustar sem nenhuma culpa e dicas para permanecer com uma alimentação balanceada no feriado.

Dicas para uma alimentação balanceada na Páscoa

  • Prefira os chocolates amargos ou meio amargo. Chocolates com teor de cacau acima de 50% são os que possuem melhor perfil nutricional e mais nutrientes. O chocolate branco, por ser feito da manteiga do cacau, é o que possui mais gordura.
  • Consuma o chocolate com frutas picadas. Banana, morango, kiwi e uva verde sem caroço são ótimas opções. As frutas enriquecem a sobremesa ou o lanche com fibras, o que faz com que a absorção do açúcar pelo organismo seja mais lenta do que quando comparado ao consumo puro de chocolate.
  • Prefira comer o chocolate como sobremesa, após as grandes refeições. Como você vai estar saciado pela comida, dificilmente vai conseguir comer o chocolate em grandes quantidades.
  • Caso ganhe muitos chocolates ou ovos de Páscoa, pense em dar e dividir com amigos. Os que você já abriu, quebre em pedaços menores e guarde em um pote na geladeira ou no freezer. Assim você pode pegar só um pedacinho quando tiver vontade. Saborear o chocolate bem gelado deixando ele na boca durante um tempo maior não só sacia a vontade de comer doce, como faz com que o consumo seja em porções muito menores do que quando comparados a um chocolate à temperatura ambiente.
Publicado em TV

SÃO PAULO/SP - Aproveitando bastante o feriado prolongado de Páscoa? Neste sábado (16), foi realizado o concurso da Mega-Sena 2472, valendo uma bolada na faixa principal. Uma aposta da cidade de Guarulhos (SP) acertou as seis dezenas e vai ganhar R$ 66.733.761,74!

O resultado da Mega-Sena 2472 foi o seguinte:

05 - 13 - 18 - 23 - 35 - 36.

Publicado em Economia

UCRÂNIA - "A situação em Mariupol é tão grave quanto pode ser. Simplesmente desumana", disse Zelenski em um vídeo, acusando a Rússia de "destruir deliberadamente qualquer um que esteja" nesta cidade no mar de Azov, no sudeste do país.

O presidente destacou que havia apenas "duas opções": o fornecimento dos países ocidentais de "todas as armas necessárias" para romper o longo cerco de Mariupol ou "o caminho da negociação" em que "o papel dos aliados deve ser igualmente decisivo.

Suas declarações coincidiram com uma declaração do Ministério da Defesa da Rússia pedindo aos últimos soldados ucranianos entrincheirados em um enorme complexo metalúrgico em Mariupol para desistir da luta no domingo às 06h00 em Moscou e deixar o local antes das 13h00 (horário de Kiev).

"Todos aqueles que abandonarem suas armas terão a garantia de salvar suas vidas (...) É sua única chance", disse o ministério no Telegram, assegurando que este complexo é o último foco de resistência na cidade.

Publicado em Guerra na Ucrânia

RIO DE JANEIRO/RJ - A seleção brasileira de parataekwondo se sagrou vice-campeã do primeiro campeonato pan-americano open da modalidade. Os atletas verde e amarelos faturaram 14 medalhas no torneio ocorrido na sexta-feira (15), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. O título geral ficou com o México, que teve quatro medalhas de ouro. A campanha nacional foi de duas medalhas de ouro, cinco de prata e sete de bronze.

Publicado em Esportes

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.