fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 20 Abril 2022

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, comunica que neste final de semana (22-23), vai ter plantão de vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe.

Vacinação dia 22/04 - 6ª feira

Da 7:30 às 16:30

- UBS Vila Isabel – infantil COVID

- USF Jd S. Carlos – adolescentes (COVID) e adultos (COVID e influenza)

 

Vacinação dia 23/04 - Sábado

Das 8:00 às 14hs

-  UBS Vila Isabel – infantil COVID

- USF Jd S. Carlos – adolescentes (COVID) e adultos (COVID e influenza para 60 anos ou mais e profissionais da saúde).

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com Governo do Estado de São Paulo, está oferecendo um curso especial de corte e costura na carreta do Via Rápida, programa que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos e melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. A carreta foi instalada na Praça do Mercado Municipal, local onde permanece até o dia 11 de maio.

O prefeito Airton Garcia, acompanhado da secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti, e do vereador Rodson Magno, esteve na tarde desta quarta-feira (20/04), acompanhando o curso oferecido pelo programa do Governo do Estado para pessoas de São Carlos. “Agradeço ao Estado por mais essa parceria. A nossa intenção é sempre oferecer capacitações de qualidade que proporcionem melhores condições e oportunidades de vida”, disse Airton Garcia.

“Junto com o vereador Rodson Magno conseguimos trazer esta importante carreta para nosso município, que tem como foco a qualificação na área de corte e costura, setor este que temos tido uma grande demanda de vagas de emprego abertas na Casa do Trabalhador nos últimos meses”, afirmou a secretária Danieli Favoretto Valenti.

A secretária disse, ainda, que espera que a qualificação gere transformação na vida dos alunos, não só daqueles que procuram entrar no mercado de trabalho, mas também no caso de recolocação no mercado. “Quem tem interesse em empreender, poderá, através das competências oferecidas pelo curso, atuar por conta própria na área”.

A qualificação tem três turmas com 20 vagas cada, no período da manhã, tarde e noite. É importante destacar que as vagas já se encontram preenchidas e com lista de espera em caso de vagas remanescentes.

O curso de corte e costura irá capacitar o aluno desde a preparação até o acabamento, bem como organizar o local de trabalho, preparar e operar máquinas de costuras de diferentes tipos, já que a estrutura é semelhante a encontrada em empresas e indústrias que atuam na área.

Também estiveram presentes prestigiando e conhecendo um pouco mais sobre a carreta o vereador Rodson Magno, as secretárias Vanessa Soriano, de Cidadania e Assistência Social e de Educação, Wanda Hoffman, além dos diretores da SMTER, Paulo Faria e Valdecir Cypriano.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP -  O prefeito Airton Garcia participou na manhã desta quarta-feira (20/04) da solenidade em comemoração aos 70 anos da instalação do Corpo de Bombeiros em São Carlos. A inauguração ocorreu em 21 de abril de 1952 sob o comando o subtenente PM Osvaldo Alves de Souza.

O Tenente Coronel PM Rodrigo Moreira Leal, Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros fez a abertura do evento agradecendo a Prefeitura de São Carlos pelo apoio. “Agradeço o prefeito Airton Garcia e seu secretariado em razão do apoio irrestrito manifestado desde o seu primeiro governo. As ações da Prefeitura caminham além das obrigações estipuladas em convênio, de forma que o Corpo de Bombeiros de São Carlos possa oferecer serviços com a mais alta qualidade”, disse o comandante.

Já o Capitão Rangel Moreira Gregório, comandante do 4º GB, ressaltou que os recursos repassados pela Prefeitura são fundamentais para a execução, manutenção e custeio do serviço prestado. “O Corpo de Bombeiros completará amanhã 70 anos de instalação em São Carlos, com excelentes serviços prestados e participação direta no desenvolvimento sócio-econômico do município. Agradeço também as autoridades, imprensa e empresas que ao longo desses 70 anos ajudaram a construir essa história de respeito e admiração e aos bombeiros e às bombeiras da ativa que continuam nessa trajetória de forma perseverante”.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Samir Gardini, em 2022 a Prefeitura vai investir no Corpo de Bombeiros de São Carlos R$ 2,2 milhões.

“Vamos repassar recursos para a aquisição de um moderno caminhão autobomba de salvamento e para um veículo especial, por meio do Fundo Verde, para combate à incêndios. Além disso, todo o repasse para custeio será mantido. É uma honra hoje receber essa homenagem do Corpo de Bombeiro, instituição que faz parte da Polícia Militar na qual prestei serviços por 31 anos”, ressaltou Gardini.

“Ao longo desses 70 anos, o Corpo de Bombeiros de São Carlos cresceu e se tornou referência em resgates, salvamentos e combate a incêndios, além de nos ajudar, juntamente com o SAMU, nas emergências. Acredito que os versos da Canção dos Bombeiros (Nossa vida é lutar pelo povo. No incêndio e no salvamento. Se o destino está sempre em jogo, só Deus nos dá seu alento), definem a trajetória dessa instituição, que salva vidas”, disse o prefeito Airton Garcia agradecendo o trabalho da corporação.

Em 2021, foram realizados pelo Corpo de Bombeiros de São Carlos 3.556 atendimentos solicitados através do telefone de emergência 193, sendo que 1.614 desses atendimentos envolviam vítimas. O ano de 2021 também foi marcado pelas atividades de Educação Pública, pois, atingiu o número expressivo de 41.549 pessoas nas diversas ações com foco principal na prevenção de acidentes em geral. Ainda se tratando da fase preventiva, foram realizadas 10.820 ações do Corpo de Bombeiros para fins de segurança contra incêndio. 

O Corpo de Bombeiros também prestou homenagem aos veteranos, autoridades, imprensa e empresas que ao longo desses 70 anos ajudaram a construir essa história de respeito e admiração da corporação. 

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - O Feriado Nacional do Dia de Tiradentes é celebrado anualmente em 21 de abril. A data que marcou o fim da trajetória do Líder da Inconfidência Mineira tornou-se também um marco da história brasileira. Além do contexto político, Tiradentes é o Patrono da Odontologia brasileira. Confira algumas curiosidades sobre ele.

Joaquim da Silva Xavier foi um herói de muitas profissões - Até os 45 anos percorreu caminhos diversos. A exemplo de seu pai, foi minerador, ingressou no Exército Colonial e se tornou oficial, alferes e comandante. Acumulou ainda os ofícios de tropeiro, minerador, comerciante e dedicou-se também às práticas farmacêuticas, no entanto, entre todas essas funções, a que mais se destacou foi como dentista.

Inspirado pelos familiares

No contexto histórico, ele foi importante para a Inconfidência Mineira, mas, o que muita gente não sabe, é como Tiradentes ingressou na profissão de dentista. Ao tornar-se órfão, foi morar com seu tio, Sebastião Ferreira Leitão, cirurgião-dentista que lhe ensinou o ofício – executado, na época, de forma básica.  Além de ter sido ensinado por um dentista da família, Tiradentes também adquiriu conhecimentos sobre ervas e plantas brasileiras com um parente que era Botânico.  

Da prática rudimentar à odontologia moderna 

O cirurgião-dentista e prof. Dr. Camilo Anauate Netto enfatiza algumas peculiaridades da atuação de Tiradentes. “Na época, a Odontologia era muito rudimentar, restringia-se a exodontia (remoção cirúrgica) dos dentes muito danificados e à ‘restauração’ de dentes cariados com os materiais da época. A maioria dos dentes extraídos não eram repostos, a Odontologia era curativa, mas nem sempre reparadora. Muitas pessoas da população ficavam desdentadas”, contextualizou.

Dr. Camilo diz, ainda, que, na época, usavam-se ervas para minimizar a dor ou acelerar a cicatrização de tecidos moles após as extrações.

Outra curiosidade diz respeito aos materiais restauradores dentais, que não existiam naquele período. Na época, a opção para substituir os dentes perdidos era utilizar dentes de animais ou pedaços de ossos. “Eles eram recortados em pequenos pedaços e esculpidos no formato dos dentes anteriores, depois, eram encaixados nas cavidades e amarrados com fios metálicos, prata ou ouro nos dentes adjacentes”, explica o professor Dr. Camilo.  

Tiradentes deixou contribuições importantes para a história do Brasil e da Odontologia. De colônia, passamos para um País independente, cujos caminhos, inclusive profissionais, começaram a desenhar uma nova trajetória. Os instrumentos antigos como espátulas, pelicanos e fórceps começaram a dar lugar a uma prática da odontologia mais apurada, com técnicas, instrumentos e materiais cada vez mais modernos. O Brasil hoje exporta conhecimento e tecnologia de ponta para outros países e tornou-se referência internacional em diversas especialidades.

 

Confira uma breve linha cronológica da evolução da Odontologia:

5000 A.C. - A prática veio dos egípcios há 5000 anos atrás; 

XVI - Neste século, as práticas com relação à Odontologia eram realizadas por barbeiros ou sangradores;  

1500 - Com a colonização, os portugueses trouxeram os barbeiros para tratar dos dentes da população;

1631 - A prática da Odontologia no Brasil foi regulamentada pela Coroa Portuguesa;  

1840 - Foi criado em 25 de outubro deste ano, o primeiro curso de odontologia no Brasil

ligado à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro;

1911 - O Curso de Odontologia é desvinculado do Curso de Medicina;

1947 - O Curso de Odontologia passa a ter a duração de quatro (4) anos;

2010 - De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o país concentra 19% dos profissionais da Odontologia do planeta. 

 

Sobre o CROSP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 140 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. 

Informações: www.crosp.org.br

Publicado em Outras Notícias
Prazo para interposição de recurso termina no dia 25 de abril

 

SÃO CARLOS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou os resultados das seguintes comissões: Comissão de Verificação da Autodeclaração de Raça/Cor (CVA); Comissão de Verificação Documental para Pessoas com Deficiência (CVDD); e Comissão de Verificação Documental para Matrícula, referentes à 2ª chamada. Os candidatos devem consultar o resultado e seguir as orientações para interposição de recurso. As listas podem ser conferidas no Portal da UFSCar (www.ufscar.br).
O prazo para interposição de recurso nesta etapa da seleção para ingresso encerra-se às 23h59, do dia 25 de abril, e deve ser realizado no formulário eletrônico constante nas orientações da folha de rosto do resultado.
O acompanhamento da seleção para ingresso na graduação pode ser feito na página de orientações para matrícula - SiSU 2022 e no Portal da UFSCar.
Outras informações podem ser obtidas por meio de contato com a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, neste link (https://www.prograd.ufscar.br/fale-conosco), ou pelo e-mail da Coordenação de Ingresso na Graduação (CIG), o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Publicado em Educação

“É gratificante contribuir e possibilitar o avanço da prática de esportes, das brincadeiras e do entretenimento das 350 crianças e adolescentes que são atendidas pelo projeto”.

 

SÃO CARLOS/SP - Mais um importante projeto social da cidade de São Carlos recebe o kit esportivo do Vereador Elton Carvalho (Republicanos). Na quarta (20) o parlamentar esteve na ONG Nave Sal da Terra para fazer a entrega do kit conseguido junto a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

A ONG Nave Sal da Terra, localizada no Jardim Zavaglia, atende 350 crianças e adolescentes no contraturno escolar com aulas de reforço, inclusão digital, musicalização, dança, judô, brincadeiras, esportes, entretenimento e fornece as quatro principais refeições diárias para os participantes dos projetos nos períodos da manhã e tarde.

Com a entrega do Kit Esportivo o projeto agora contará com uniformes para dois times, colete de treino para dois times, meiões, troféu, medalhas e bolas para desenvolvimento das suas atividades.

“A entrega do kit esportivo à ONG Nave Sal da Terra simboliza um pequeno investimento em melhorias em um projeto tão importante para essas 350 crianças e adolescentes que aqui são atendidos, é nosso dever proporcionar diversão, entretenimento, assistência e principalmente acolhimento a cada um deles” finalizou o Vereador Elton Carvalho.

Publicado em Política

MATÃO/SP - Na manhã de quarta-feira (20), a Polícia Civil realizou uma operação para cumprir mandado de busca e apreensão em uma residência localizada em São Lourenço do Turvo, distrito de Matão. A operação teve apoio da Polícia Militar. O indivíduo alvo do processo, de 22 anos, é investigado por participar de vários crimes na cidade.

No quarto da mão do indivíduo, foram apreendidas uma pistola marca Glock, calibre 9mm, com numeração adulterada, municiada com carregador contendo 15 cápsulas intactas, além de outros três carregadores, 29 munições intactas, anotações, embalagens, envelopes, três aparelhos celulares, 445 comprimidos de ecstasy (droga sintética), além de um pendrive com um chaveiro em formato de granada.

O jovem foi preso em flagrante pelas armas, munições e drogas apreendidas, aliado ao decreto de prisão preventiva cumprido, sendo encaminhado para a cadeia pública de Santa Ernestina-SP.

 

 

PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

Ação ocorreu em Campinas; detenção foi realizada por uma equipe da Deic local

 

CAMPINAS/SP - A Polícia Civil prendeu dois homens, de 25 e 37 anos, pelo crime de receptação, na tarde de segunda-feira (18), em um shopping no bairro Jardim Santa Genebra, em Campinas. Com a dupla, foram encontrados três roteadores de sinais, avaliados em um total de R$ 120 mil e que tinham sido subtraídos de uma empresa de telecomunicação.

Os trabalhos policiais foram realizados por integrantes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da região. Os agentes foram acionados por representantes da empresa vítima, os quais relataram terem encontrado um anúncio em rede social dos equipamentos furtados.

Diante da informação, um encontro com os vendedores foi marcado e ocorreu no estacionamento de um shopping. Na ação, a Polícia Civil abordou os autores e recuperou os roteadores, avaliados em R$ 40 mil cada e que possuíam a numeração de série da empresa vítima.

Quatro baterias estacionárias de lítio, usadas normalmente por empresas de telefonia, também foram encontradas com a dupla e apreendidas, já que estavam desprovidas de embalagem e documentação.

Questionados, os suspeitos disseram que são sócios em uma pequena empresa de tecnologia e que adquiriram os produtos de um terceiro.

Os dois homens foram presos em flagrante por receptação qualificada e o caso registrado na 1ª DIG/Deic da região de Campinas.

Publicado em Outras Cidades

EUA - Visitando os Estados Unidos para acompanhar o Coachella, Isis Valverde passou por uma situação nada agradável na última segunda-feira (18). A atriz foi barrada de um restaurante por estar com roupas “inapropriadas” para o local, que fica dentro de um dos hotéis mais caros de Beverly Hills. Ela contou tudo em seus stories do Instagram.

“O cara olhou a nossa roupa e falou que a gente não podia entrar, porque estava de jeans largo e que meu jeans estava rasgado. Acho que porque estava com boné, esse estilo mais assim despojado. Não estava de salto alto, calça apertada ou vestido de gala e a mulher na entrada não deixou a gente entrar. Depois, veio o cara e também não deixou a gente entrar. Foi super grosseiro e a gente morrendo de fome. Foi horrível, me senti péssima”, contou a atriz nos stories.

 

 

ISTOÉ GENTE

Publicado em Celebridades

Um homem foi preso na ação; interceptação da aeronave foi realizada por policiais paulistas e paranaenses

 

TEODORO SAMPAIO/SP - Uma operação conjunta e de inteligência das polícias civis dos estados de São Paulo e Paraná permitiu interceptar um avião carregado com mais de 450 quilos de cocaína, na manhã da última segunda-feira (18), na cidade de Teodoro Sampaio, na região de Presidente Venceslau – interior paulista. Na ação, um homem, de 29 anos, foi preso.

A ação foi realizada após os agentes paranaenses acionaram integrantes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Presidente Prudente, sobre a possibilidade de um avião pousar no interior de São Paulo para descarregar grande quantidade de entorpecentes.

Com a informação, os agentes dos dois estados, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Deic, intensificaram as apurações e suas atividades de inteligência, conseguindo descobrir o local, dia e horário que a aeronave pousaria, e preparando uma operação para monitoramento da pista, localizada em meio a uma plantação de cana, até a chegada do avião.

A vigilância foi realizada durante todo o final de semana até a manhã de ontem (18), quando ocorreu a abordagem da aeronave na pista. A ação ocorreu no momento que as drogas eram descarregadas por um suspeito que aguardava o avião e chegou no local em uma caminhonete.

O homem foi preso em flagrante, enquanto o piloto conseguiu fugir. As substâncias, que estavam distribuídas em 443 tijolos, que somaram 450,1 quilos, foram apreendidas para perícia, assim como a aeronave, oriunda do estado do Mato Grosso do Sul, e o carro do suspeito.

A ocorrência foi registrada como tráfico de drogas e associação para o tráfico e as investigações prosseguem pela DIG/Deic de Presidente Prudente. A unidade especializada também irá investigar os crimes de organização criminosa e lavagem de capitais.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.