fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 24 Abril 2022

SÃO CARLOS/SP - Em 2022 já foram registradas em São Carlos 799 notificações, com 260 casos positivos de Dengue, sendo 238 autóctones e 22 importados e 1 óbito registrado no último dia 12 de abril. Para Chikungunya foram registradas 5 notificações, com 5 casos descartados. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação, com 1 caso descartado. Para Zika nenhuma notificação foi registrada até agora.

O número de notificações registradas nesse segundo bimestre de 2022 já ultrapassa o ano inteiro de 2021 quando foram somadas 670 notificações, com 136 casos positivos para a Dengue, sendo 102 autóctones e 34 importados.  Nenhum óbito foi registrado no ano passado. Para Chikungunya foram registradas 30 notificações, com 30 resultados negativos para a doença. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação, com 1 caso descartado. Para Zika foram registradas 12 notificações, com 12 casos descartados.

A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, permanece realizando o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypyi, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febra Amarela. Os trabalhos começaram no último dia 19 de abril pelo bairro Romeu Tortorelli, seguindo para a região do grande Santa Felícia, local onde a equipe de Agentes de Combate à Endemias continua realizando a vistoria dos imóveis com eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e recolhimento de inservíveis. 

No total já foram recolhidas 82 toneladas de entulhos entre resíduos descartados em locais errados e inservíveis, nem todos com criadouros, mas que poderiam se tornar.

A Secretaria de Serviços Públicos não está recolhendo móveis como guarda-roupas, sofás, armários nem fogões e geladeiras. “Esse tipo de material deve ser descartado nos Ecopontos. Estamos ajudando os agentes a recolher inservíveis que acumulam água nas residências, nas ruas e terrenos baldios”, explica Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde, solicita a colaboração da população. “As pessoas precisam cuidar das suas residências, somente dessa forma vamos evitar a Dengue. Também precisam atender os Agentes de Combate à Endemias para receber orientações e para que eles possam eliminar caso já exista algum criadouro. Em caso de sintomas a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência”, ressalta a diretora.

Durante o mutirão as equipes estão encontrando um número grande de garrafas, pneus, latas, lonas, material reciclável em local sem cobertura, brinquedos espalhados nos quintais, além de caixote de leite, balde, prato de planta, vaso com planta na água, bebedouro de animal, vaso sanitário, tambor, caixa d’água, fonte e sucata. 

A eliminação dos criadouros ainda é a principal medida preventiva de combater o mosquito Aedes aegypyi. Após o término do mutirão no Santa Felícia as equipes seguem para o Jardim Centenário.

SÃO CARLOS/SP - O Parque Ecológico de São Carlos “Drº Antônio Teixeira Vianna” realiza no domingo (01/05), Dia do Trabalho, a primeira caminhada sustentável. A distância a ser percorrida é de 6 Km, um trajeto que dever ser percorrido em aproximadamente 1h20 em piso de terra batida e pontos com areia.

Para participar os interessados devem se inscrever na administração do Parque até a próxima sexta-feira (29/04). Menores de 18 anos, podem participar juntamente com um adulto também inscrito. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h. A taxa de inscrição é um 1 kg de ração para cães ou gatos, sendo que toda a arrecadação será repassada para o Banco Municipal de Rações. As vagas são limitadas.

A concentração acontece a partir das 7h30 ao lado do recinto do jacaré de papo amarelo no interior do Parque. A largada está prevista para as 8h. Não será permitido o uso de chinelos, sandálias, bermudas, saias e vestidos, portanto para o passeio deve-se usar sapatos fechados e confortáveis, calça comprida confortável e adequada para prática esportiva.

“Não será permitido afastar-se do grupo e dos monitores. Lembramos que estaremos em uma área natural de vegetação típica de Cerrado, onde ocorre diversas espécies de animais silvestres/selvagens em vida livre, como serpentes, lobo guará, cachorro do mato, gato do mato, aranhas, entre outros”, ressalta Fernando Magnani, diretor de Proteção Animal da Secretaria de Serviços Públicos.

O evento está sujeito a alterações ou até mesmo cancelamento de acordo com alterações meteorológicas. A atividade não gera premiações.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou  pelos telefones (16) 3361-4456 ou (16) 3361-2429.

Publicado em Cidadania

RIO DE JANEIRO/RJ - Rainha de tudo! A cantora Lexa deixou a galera babando neste fim de semana de carnaval ao mostrar todos os detalhes de sua fantasia para desfilar pela Unidos da Tijuca como rainha de bateria.

Roubando a cena, a musa de 27 anos impressionou toda a galera de seu Instagram ao capturar todos os ângulos de sua produção para desfilar na Sapucaí. Na ocasião, Lexa publicou um vídeo dos bastidores de sua produção e ainda deu o que falar esbanjando toda sua boa forma na avenida com muita animação, afinal, todos estavam com saudades do carnaval.

“E essa fantasia lindíssima? Tô babando até agora!”, escreveu a cantora sobre seu look babadeiro, que rendeu diversos elogios dos fãs e admiradores da funkeira.

Confira:

“Cara***, amiga, muito linda”, reagiu ninguém menos que a cantora Anitta nos comentários da publicação. “Brilha gatona!”, reagiu o maridão sortudo, o cantor MC Guimê. “A atração principal não é a escola de samba, mas sim você né”, comentou outro fã de Lexa.

 

 

Por: Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta fez uma afirmação categórica em sessão realizada na última terça-feira (19) no legislativo sobre a situação da saúde em nossa cidade. O parlamentar criticou também a falta de materiais básicos nas UBS, USFs e UPAs.


“A saúde de São Carlos está na UTI, em estado grave. Há demora no atendimento nas UPAs, faltam materiais básicos nas unidades de saúde para fazer curativo (gaze, esparadrapo), não dá para aceitar. Os médicos que atendem nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), tem trocado medicações que seriam aplicadas nos pacientes pois elas estão em falta e isso tudo é inaceitável. Não vou culpar nenhuma pessoa, a culpa é da gestão, está faltando gestão. Precisamos de soluções em caráter emergencial”, afirmou Bruno Zancheta.


Ele fez questão de destacar o trabalho realizado pelos servidores da saúde. “Quero destacar o trabalho incansável de cada servidor da área da saúde, que mesmo com todas essas dificuldades, tem se desdobrado para que as coisas funcionem”, disse Bruno Zancheta.

Publicado em Política

UCRÂNIA - A Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (25) que não chegou a um acordo com a Rússia para a criação de um corredor humanitário que permita a retirada de civis entrincheirados com combatentes ucranianos no complexo metalúrgico de Azovstal em Mariupol, sudeste do país.

"Declaro oficial e publicamente que, infelizmente, não há nenhum acordo sobre um corredor humanitário a partir de Azovstal hoje", escreveu no Telegram a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk, pouco depois do anúncio por parte da Rússia de que interromperia as hostilidades para permitir a retirada de civis.

O Ministério da Defesa russo publicou um comunicado nesta segunda-feira anunciando um cessar fogo a partir das 8h (horário de Brasília). A intenção era permitir a retirada de civis e de combatentes ucranianos que estão refugiados em Azovstal.

As autoridades russas também prometeram que os civis poderiam sair do último reduto de resistência em Mariupol. Os ucranianos poderiam decidir se queriam ir para regiões da ucrãnia dominada por Moscou ou permanecer nas áreas sob influência de Kiev.

A Rússia reivindicou na semana passada o controle de Mariupol, com exceção do complexo industrial onde os últimos soldados sob comando de Kiev seguem resistindo à invasão russa.

 

 

AFP

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - Um jovem foi até a Polícia para registrar um boletim de ocorrência, onde o mesmo foi vítima de assalto neste último domingo, 24, em São Carlos.

Segundo consta, o jovem de 20 anos estava em uma festa, quando teria sido alvo de um ‘boa noite cinderela’ e não se lembra de mais nada. Enquanto estava grogue, levaram todos os seus documentos e o aparelho celular.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi agredido em um bar na noite deste último domingo, 24, por uma mulher, no Jardim Santa Paula, em São Carlos.

Segundo informações, o homem estava ‘de boa’, quando foi ao sanitário e durante o trajeto se deparou com uma mulher e segundo a vítima, sem motivos foi agredido, e só parou de apanhar quando a turma do deixa disso chegou e separou.

O Boletim de Ocorrência foi registrado na Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A vacinação em São Carlos de 25 a 29 de abril vai ser realizada para adultos e adolescentes de 12 a 17 anos contra a COVID-19 na Fundação Pró-Memória, USF do Aracy Equipe I, USF CDHU, USF Jardim São Carlos, USF do Munique/Astolpho e USF do Jockey/Guanabara, das 8h às 16h. Já a vacina para a gripe continuará sendo aplicada em todas as 23 Unidades de Saúde da Família (USF’s) para pessoas com 60 anos ou mais.

Para as crianças a vacinação contra a COVID-19 permanece sendo realizada na USF do Antenor Garcia, UBS da Redenção, UBS da Vila Isabel, UBS da Vila São José e USF Angelina/Arnon. O horário de vacinação é das 8h às 16h em qualquer uma das unidades.

Episódio está disponível em diferentes plataformas online

 

SÃO CARLOS/SP - O novo capítulo do podcast "Bamo Proseá?", intitulado "Saboreando o campo", aborda a culinária caipira. As entrevistadas são representantes do Espaço Cultural - Casa Laranja, de Votorantim (SP) e falam sobre a importância da difusão da "comida do campo", que vai além do ato de comer, remetendo a tradições, encontros e a memórias afetivas. O episódio está disponível em diferentes plataformas online, acessíveis via https://linktr.ee/BamoProsea.
O projeto de extensão "Bamo Proseá? Cotidiano e Cultura Caipira", do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promove uma série de podcasts voltados ao universo caipira e que tratam de assuntos relacionados à música, à viola, à culinária, à literatura, às crenças e à religiosidade, entre outros.
Além das conversas do "Bamo Proseá?", o projeto também produz a seção "Dedo de Prosa", em podcasts menores e divertidos. 
A equipe é coordenada por Neusa de Fátima Mariano, professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) da UFSCar. Dúvidas e sugestões de temas podem ser enviadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Publicado em Educação

ARARAQUARA/SP - Por volta de 18h30 de sábado (23), uma discussão acabou em agressões mútuas e uma vítima em estado grave, no Parque das Laranjeiras, na cidade de Araraquara.

A Polícia Militar, após receber um chamado de desinteligência e agressões na Avenida Francisco Mazzei, se deslocou rapidamente. Chegando ao local, os PMs encontraram um idoso de 66 anos, sentado defronte a um bar e o mesmo tinha muitos ferimentos na cabeça, rosto, ombros, nos braços e em uma das pernas. Em seguida, foi visualizado que havia ainda um ferimento causado por arma branca em seu abdômen.

O SAMU foi acionado para fazer o socorro da vítima. Antes de ser socorrido, o idoso relatou aos PMs que estava no bar quando um homem de 58 anos chegou e uma discussão política se iniciou.

A discussão evoluiu para agressões físicas entre os dois, onde o homem teria utilizado uma faca para lhe golpear. O acusado, que permaneceu no local, também contou sua versão dos fatos aos policiais e apresentava uma fratura no nariz e várias escoriações pelo corpo.

Em sua versão, o homem relatou que estava do lado de fora do bar, quando o idoso, que estava do lado interno do estabelecimento teria discutido com pessoas que o acompanhavam (não localizadas posteriormente). Em seguida, o idoso o teria ameaçado.

O homem então decidiu ir embora, mas retornou para comprar uma cerveja. Nesse momento, o idoso teria se apoderado de um pedaço de madeira e o agrediu. O homem disse que tentou fugir, mas foi alcançado e as agressões continuaram. Para se defender, o autor teria utilizado um canivete que sempre carrega em sua cintura, golpeando idoso na barriga.

Segundo o Boletim de Ocorrência, mesmo na presença da Polícia, o idoso continuou chamando o outro homem para "briga". A equipe médica do SAMU estabilizou o ferido e ele foi encaminhado em estado grave para a Santa Casa. O outro homem foi encaminhado para a UPA Central para atendimento médico devido a suas lesões.

O delegado esteve presente na ocorrência ouvindo as versões e o caso foi registrado em Boletim da Polícia Civil como Lesão Corporal. O homem, após os procedimentos legais, foi liberado pelo delegado até que as investigações indiquem quais fatos realmente ocorreram. Ambas as partes foram qualificadas no Boletim como vítimas e autores.

 

 

PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.