fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 25 Abril 2022

SÃO PAULO/SP - A Mancha Verde é a grande campeã do carnaval 2022 de São Paulo. Com a conquista de 2019, a Mancha garantiu o bicampeonato.

Com o enredo “Planeta Água”, a Mancha refletiu sobre a importância da preservação e valorização da água não apenas para a natureza, como também para rituais de várias religiões.

A apuração das notas do carnaval 2022 de São Paulo aconteceu na tarde desta terça-feira (26), no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da cidade.

 

O desfile

A Mancha Verde entrou na avenida com sete minutos de atraso após parte de uma das suas alegorias do carro abre-alas se quebrar, mas conseguiu se recuperar e encerrou o desfile com 64 minutos.

Com o enredo “Planeta Água”, a Mancha refletiu sobre a importância da preservação e valorização da água não apenas para a natureza, como também para rituais de várias religiões.

 

  • A escola utilizou a água em todos os carros;
  • Viviane Araújo, rainha de bateria, não desfilou pela Mancha Verde este ano. Ela também é rainha da Salgueiro e os desfiles acontecem no mesmo dia;
  • Enredo foi inspirado pela canção de Guilherme Arantes;
  • Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcelo e Adriana representaram o pescador e Nossa Senhora Aparecida.

 

A comissão de frente mostrou a lenda das águas de Oxalá. O primeiro carro da escola mostrou a ligação da água com a religião. No segundo carro, a Mancha Verde mostrou lendas indígenas falando das águas dos rios brasileiros.

A terceira alegoria contou a lenda de Iara e o encontro com Iemanjá. O quarto e último carro trouxe uma estátua de Poseidon e falou sobre o ciclo da água e a renovação deste recurso.

A princesa de bateria, Duda Serdan, entrou sem a companhia da atriz Viviane Araújo, rainha de bateria. Vivi Araújo desfilou na mesma noite pela Acadêmicos do Salgueiro, no Rio.

 

 

Por g1

Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registrou mais um óbito por COVID-19 nesta terça-feira (26/04), totalizando 584 mortes pela doença no município. 

O óbito foi de uma mulher de 72 anos internada em hospital público desde 23/04 com comorbidades. A paciente já tinha recebido 3 doses da vacina contra a COVID-19.

Foram registrados 65 exames positivos e 149 negativos para COVID-19. Nenhum paciente com suspeita de COVID-19 aguarda vaga neste momento em leito de estabilização da UPAS.

Publicado em Coronavírus
Terça, 26 Abril 2022 15:54

É Fogo!

É Fogo!

 

SÃO CARLOS/SP - São Carlos nesses últimos anos em especial no ano de 2021, sofreu demais com o grande número de incêndios florestais conhecidos popularmente como queimadas. Podemos observar em dados fornecidos pelo próprio INPE que São Carlos no ano passado esteve em 3º Lugar no Estado em número de focos. O ano de 2022 promete ser mais severo, logo teremos o clima propicio a criação e propagação dos incêndios florestais.

Mas aí vem uma pergunta, como eles surgem? Para essa pergunta eu trago uma resposta bastante simples. Eles surgem em mais de 90% dos casos da ação ou omissão humana. Ação aquela em que o indivíduo incendeia intencionalmente determinado lugar, principalmente terrenos com a intenção de “Limpar” no qual acaba-se perdendo o controle do fogo. Já a omissão vem daquele indivíduo que descarta materiais em área de mata, como garrafas de vidro, garrafas pet, bitucas de cigarro e outros materiais que podem causar ignição a partir do calor que geram.

E o que podemos fazer para que não passemos por essa situação como no ano de 2021?

A resposta nesse caso não é tão simples, mas mesmo assim estou aqui para emitir minha opinião sobre o assunto.

Vigilância constante; não podemos em nenhum momento do ano descuidar dos incêndios florestais.

Campanhas Publicitárias são extremamente importantes para conscientizar a população, afinal de contas você está aqui lendo esse artigo através de um meio de comunicação e eu estou aqui te mostrando o que podemos fazer.

Ações Preventivas; aceiros preventivos nas propriedades rurais de pequeno, médio e até grande porte, os aceiros são ótimos para se controlar a propagação dos incêndios.

Treinamento; as famílias que moram principalmente em áreas rurais devem receber treinamento para saber como se portar diante de uma situação de incêndio florestal, sendo na confecção dos aceiros, no primeiro combate, ou até no abandono seguro daquele local.

A Defesa civil do município deve estar atenta e vigilante a esses casos, devendo monitorar os focos, estipular áreas de grandes riscos de incêndios florestais, emitir alertas de focos de incêndios para que as pessoas possam não ser pegas de surpresa em uma situação adversa.

Atuação; o corpo de bombeiros da polícia militar tem papel fundamental na atuação contra os incêndios florestais, porem devemos lembrar que também é de nossa responsabilidade.

Ações corretivas; é importante que o município disponibilize formas de penalizar aqueles que são flagrados cometendo crimes, a sensação de impunidade não pode pairar sobre o infrator que coloca vidas em risco.

Vale a pena eu ainda citar que o poder público poderia efetuar edital de contratação de empresa especializada nesse tipo de atividade que poderia prestar serviço ao município nos momentos de maior crise, contratação sazonal e temporária de brigadistas florestais como já ocorre no ICMBio,IBAMA e outros órgãos, parcerias através dos governos federal e estadual para implementar projetos como exemplo a Operação corta fogo do estado de SP.

Sem mais delongas espero que tenha ajudado a mostrar o quão perigoso é esse tempo que nos avizinha, e o que resumidamente podemos fazer a respeito.

 

 

Rafael de Jesus dos Santos

Bombeiro Profissional Civil

Especialista em incêndios florestais conforme NBR 16.877/20

Publicado em Outras Notícias

RIO DE JANEIRO/RJ - A turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, renovou a parceria, na manhã desta segunda-feira (25) com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), para fazer parte da torcida do Time Brasil até os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Com isso, os principais personagens, como: Mônica, Magali, Cascão e entre outros, seguirão no plano para acompanhar o esporte brasileiro em Paris.

A parceria vem desde 2009, sendo um pequeno jeito do Comitê ter uma aproximação da população brasileira.  “É uma imensa alegria para o COB e todo nosso Movimento Olímpico a renovação desta tão bem-sucedida parceria com a Turma da Mônica e seus queridos personagens. A torcida da Turma da Mônica provou que é pé-quente, alcançamos em Tóquio o melhor resultado da nossa história, e agora queremos estreitar os laços e envolver ainda mais a população na corrente de apoio aos nossos atletas até os Jogos Olímpicos de Paris”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, acrescentou que “estimular o público jovem e infantil aos esportes olímpicos é uma ação de imensa importância. A turminha não poderia estar fora dessa, já que tem tanta sinergia com esse público. Nosso papel é incentivar esses jovens, de todos os cantos do Brasil, a não desistirem dos seus sonhos e seguirem essa carreira. Tenho certeza de que, cada vez mais, vamos ter novos talentos para nos representar como esportistas e dar muito orgulho para toda a nação”.

 

 

RedeTV!

Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - Um sujeito de 18 anos, foi preso pela Polícia Militar nesta última 2ª feira (25), no bairro Antenor Garcia, em São Carlos.

O 190 foi acionado informando que na Rua José Geraldo, havia uma motocicleta com procedência duvidosa em uma casa. Os PMs foram averiguar.

Chegando na residência, foram recebidos por um rapaz que franqueou a entrada os agentes de segurança pública. Os Militares ao ver que os números do chassi e do motor estavam suprimidos, questionaram o sujeito e o mesmo disse que havia comprado o veículo em uma feira do rolo nas redes sociais.

Assim sendo, o indivíduo foi conduzido à Central de Policia Judiciária e depois de ouvido recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Já a motocicleta foi recolhida ao Pátio Municipal.

Publicado em Policial

BELO HORIZONTE/MG - Atualmente, a ave bacurau-de-rabo-branco, que vive no cerrado brasileiro, com registros nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, consta nas listas oficiais das espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente e também da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).   Diante do preocupante cenário, o ideal, segundo especialistas, seria que todos os estados recebessem projetos com o objetivo de encontrar novas populações da espécie, a fim de identificar as principais ameaças nas regiões que ela habita, com propostas de ações para a sua conservação e, assim, auxiliando na redução do seu status de ameaça de extinção.  

O projeto, denominado "Onde está o bacurau?" e que busca auxiliar na redução do status de ameaça de extinção encontrando novos grupos da ave no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, recebeu no final da semana passada mais de R$ 260 mil em recursos da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande.   O termo de destinação de R$ 260.060,00 ao projeto, que tem duração de 24 meses, foi assinado pela Prefeitura de Uberaba e Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), responsável pelo estudo. 

“Apesar de os recursos voltados ao entendimento da natureza ainda serem poucos no Brasil, todo recurso destinado à conservação e pesquisa é muito importante; seja ele qual for a quantia. Espero que esse recurso possa favorecer um pouco a um melhor entendimento da espécie, ou seja, como ela está distribuída na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”, considerou o biólogo/ornitólogo André Grassi Corrêa, que tem mestrado em Ecologia de Ecótonos.   Segundo o promotor Carlos Valera, o recurso para o projeto do Triângulo Mineiro veio de medidas compensatórias, impostas àquelas pessoas que transgrediram as normas ambientais.

“A penalização veio por meio de um ajustamento de conduta e os recursos passam a beneficiar a população que sofreu aquele crime ambiental”, complementou.

 

Queimadas e conversão do cerrado em pastagem e plantios

De acordo com o biólogo André Grassi, que atua como guia de observação de aves na Brazil Birding Experts, as principais ameaças para o bacurau são as queimadas e a conversão do cerrado em plantios de eucaliptos, pastagens, soja, cana-de-açúcar, entre outras culturas. 

“Essa espécie de ave com hábitos noturnos depende de um ambiente muito específico, num subsistema de campo limpo abundante e com cupinzeiros”, complementou.   Além disso, Grassi explica que é importante também destacar que a espécie leva esse critério de ameaça porque tem uma população pequena, localmente distribuída e porque tem perdido seus hábitos naturais.   “A espécie só existe em três estados do Brasil e bem localmente, ou seja, na região do Triângulo Mineiro e na região do Parque Nacional das Emas (que abrange os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul)”, finalizou o biólogo.

 

 

Renato Manfrim - Especial para o EM

Publicado em Natureza

SÃO PAULO/SP - Uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Instituto Oncoguia revela que cerca de oito em cada dez brasileiros (83%) de 16 anos ou mais já tiveram algum conhecido com câncer, seja familiar, amigo, vizinho ou colega. Se considerados aqueles que receberam o diagnóstico da doença ou viram alguém do lar desenvolvê-la, quatro em cada dez pessoas no país já conviveram com o câncer de perto.

Ao todo, 63% dos brasileiros afirmam que o câncer deve ser a doença tratada como maior prioridade pelo governo. Na sequência aparecem doenças cardiovasculares e o consumo abusivo de álcool, distantes em 55 pontos percentuais, com 8% das citações. Diabetes, por sua vez, recebeu 6% das menções.

O Datafolha realizou 2.099 entrevistas entre os dias 4 e 12 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Pessoas com nível de escolaridade superior e pertencentes às classes A e B são os grupos que menos fizeram alguma menção ao câncer.

As mulheres foram as que mais citaram "doenças cardiovasculares", "obesidade" e "doenças respiratórias", enquanto os homens destacaram "tabagismo" e "falta de atividade física" quando questionados sobre doenças que mais causam preocupação.

Falar em câncer desperta sentimentos negativos em 42% dos brasileiros, destacando-se a associação à palavra "morte". "Doença", "dor", "medo", "tristeza" e "sofrimento" são outras que aparecem com maior frequência. Menções a "tratamento" e "cura" foram feitas por apenas 14% e 9% dos entrevistados, respectivamente.

Segundo o Datafolha, os resultados da pesquisa indicam a importância de ampliar os esforços para diagnósticos precoces e o acesso a tratamentos, hoje pouco percebidos pela população.

Para a fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, o levantamento mostra que o câncer chega cada vez mais perto das pessoas, além de um pedido da população para que o câncer receba mais atenção de governos.

"Essa é uma informação que todos os políticos precisam conhecer, principalmente em ano eleitoral", afirma. "Diante de tantos problemas, há que se priorizar e agir. O câncer não espera", segue.

A pesquisa feita pelo Datafolha será apresentada pela ONG de apoio e defesa de direitos de pacientes com câncer nesta terça-feira (26), durante o Fórum Nacional Oncoguia. No evento, que se estenderá até a próxima sexta (29), será discutido o cenário da oncologia no país.

 

 

MÔNICA BERGAMO / FOLHA

Publicado em Ciência & Saúde

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi preso por Policiais de Força Tática na noite de ontem, 25, na Rua Riskalla Haddad, em São Carlos.

Segundo consta, os Militares realizavam o patrulhamento preventivo, quando na rua citada se depararam com o indivíduo em atitude suspeita e o mesmo foi abordado.

Em revista corporal foi localizada uma arma de fogo calibre 38 com a numeração suprimida e 3 munições intactas. Ao ser questionado, o sujeito de 33 anos, disse que mora na cidade de Santos (SP), e estava em São Carlos para realizar um ‘serviço’.

Diante dos fatos os PMs levaram o ‘malandro’ para se explicar ao delegado de plantão.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi morto na madrugada de hoje, 26, na Rua Luís Martins Rodrigues, no bairro Vila Brasília, em São Carlos.

Segundo informações, na madrugada a Polícia Militar foi acionada via Copom para ir até a rua citada, pois estaria ocorrendo uma briga generalizada. A Polícia Militar foi ao local e encontrou Etivaldo de Oliveira dos Santos, de 38 anos, morto em sua casa.

O SAMU e a Polícia Civil foram acionados, o médico do SAMU constatou o óbito, já PM e PC começaram a colher informações, pois a vítima estava com perfuração de um objeto pontiagudo no corpo.

Segundo consta, a confusão teria ocorrido em um bar, mas até o momento não se sabe como começou a briga. A PM apreendeu um facão, um soco inglês e um porrete. O acusado por matar Etivaldo, foi preso e está sendo ouvido pelo delegado Dr. Miguel Capobianco Junior.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda comunica que as inscrições para o curso de Eletricista (instalações elétricas) poderão ser feitas até o próximo dia 6 de maio.

As inscrições devem ser realizadas na sede da Secretaria, localizada na avenida São Carlos, nº 1.839, no Centro. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30. Para fazer a inscrição é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço.

O curso, uma parceria entre Prefeitura de São Carlos e o SENAR, através de convênio com o Sindicato Rural, pretende capacitar os alunos para que realizem pequenos reparos e instalações elétricas de baixa tensão. É importante destacar que este curso será realizado em dois módulos.

As aulas têm início no dia 9 de maio e serão ministradas no auditório do Sindicato Rural de São Carlos das 8h às 17h, localizado na rua Jesuíno de Arruda, nº 2.431, no Centro. Os alunos inscritos recebem alimentação gratuita e certificado.

Publicado em Outras Notícias

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.