fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 05 Julho 2022

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registrou mais um óbito por COVID-19 nesta quarta-feira (06/07), totalizando 611 mortes pela doença no município. O óbito é de um homem de 94 anos com comorbidades, internado em hospital público desde 02/07. O paciente já tinha recebido duas doses da vacina contra a COVID-19.
Foram registrados nesta quarta-feira (06/07) mais 238 exames positivos e 453 negativos para COVID-19. 
Nenhum paciente está em leito de estabilização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) neste momento.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - C.A.G.S, de 36 anos, foi ver o sol nascer quadrado nesta 4ª feira, pois foi preso na noite de ontem, 05, pela Polícia Militar de São Carlos.

De acordo com apurado, era por volta das 20h30, quando o sujeito estava pela Rua Dona Maria Jacinta, quando foi abordado pelos Militares e depois conduzido à Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Publicado em Policial

BRASÍLIA/DF - O resultado da segunda chamada regular deste ano para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado hoje (6) no site Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC). 

As inscrições para esta edição do Sisu terminaram na última sexta-feira (1º). Serão preenchidas 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior.

Após a divulgação do resultado, os candidatos têm de 13 e 18 de julho para se matricular no curso de ensino superior em que for aceito. A consulta das vagas disponíveis foi aberta em 15 de junho.

Também começam nesta quarta-feira (6) as inscrições para a lista de espera do Sisu 2022.2. Os estudantes têm até 18 de julho para manifestar interesse no portal do Acesso Único. Pode se inscrever quem não foi selecionado na chamada regular, em nenhuma das duas primeiras opções de curso.

Nesta fase, o candidato deve indicar novamente uma única formação desejada. O MEC alerta o estudante a ficar atento para concluir todo o processo até o final, incluindo a nova escolha de curso.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Exigência

Para participar do Sisu o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. Tais ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Educação

KIEV - A Ucrânia até agora frustrou uma tentativa de avanço russo para o norte de sua região de Donetsk, mas a cidade de Sloviansk e outras áreas civis estão sendo fortemente bombardeadas, disseram autoridades ucranianas nesta quarta-feira.

A Rússia aumentou seu foco em Donetsk, onde a parte sul já é controlada por ela e seus representantes, depois de concluir a captura da região vizinha de Luhansk no domingo com a tomada de Lysychansk, que agora está em ruínas.

Moscou diz que expulsar totalmente os militares ucranianos de ambas as regiões é fundamental para o que chama de "operação militar especial" para garantir sua própria segurança, uma ofensiva de quatro meses que o Ocidente classifica de guerra de agressão não provocada.

Donetsk e Luhansk formam Donbas, a parte industrializada do leste da Ucrânia que vive a maior batalha na Europa em gerações e que a Rússia quer tomar o controle em nome dos separatistas apoiados por Moscou em duas autoproclamadas repúblicas populares.

Autoridades ucranianas disseram que fortes combates estavam ocorrendo enquanto as forças russas tentavam avançar de Luhansk para a região de Donetsk e para a cidade de Sloviansk.

"Estamos segurando o inimigo na fronteira da região de Luhansk e da região de Donetsk", afirmou o governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, à televisão ucraniana.

Ele disse que o Exército regular russo e as forças de reserva foram enviados para lá em um aparente esforço para cruzar o rio Siverskiy Donets e que dois pequenos assentamentos dentro das fronteiras de Luhansk foram palco de combates ferozes.

"A região de Luhansk ainda está lutando. Quase todo o território foi capturado, mas em dois assentamentos os combates estão em andamento", declarou ele em uma entrevista em vídeo.

Gaidai e outras autoridades ucranianas disseram que as forças russas estão atacando alvos na região de Donetsk com artilharia.

Vadym Lyakh, prefeito de Sloviansk, contou em um vídeo na quarta-feira que a cidade foi bombardeada nas últimas duas semanas.

"A situação é tensa", disse ele, falando um dia depois que autoridades locais disseram que forças russas atacaram um mercado e uma área residencial em Sloviansk e mataram pelo menos duas pessoas.

A Rússia diz que não tem civis como alvo.

Lyakh afirmou que 17 moradores foram mortos e 67 ficaram feridos desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que suas tropas entrassem na Ucrânia em 24 de fevereiro.

 

 

Por Pavel Polityuk e Max Hunder / REUTERS

Publicado em Guerra na Ucrânia

SÃO CARLOS/SP - Uma mulher foi vitima de um acidente de trabalho nesta 4ª feira (06), no Centro de São Carlos.

Segundo informações, a vítima trabalhava e manuseava uma masseira, quando um cilindro terebrou um dos seus braços, ficando presa até a chegada do socorro.

O auto bomba e a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros estiveram no local o SAMU, onde realizaram os primeiros atendimentos, mas foi levada com urgência à Santa Casa de São Carlos.

Publicado em Outras Notícias
Quarta, 06 Julho 2022 10:15

Farmácia é assaltada no Jardim Ricetti

SÃO CARLOS/SP - Um bandido furtou uma farmácia localizada na Avenida Comendador Alfredo Maffei, no bairro Jardim Ricetti, em São Carlos. Ação criminosa ocorreu na última 2ª feira (04).

Segundo consta, era por volta das 19h30, quando o suposto cliente entrou na loja e após “fazer suas compras”, e ir ao caixa “pagar”, anunciou o assalto em posse de uma arma de fogo.

O safado pegou o dinheiro que estava no caixa, que era R$ 350,00 e fugiu.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Uma jovem de 20 anos foi assaltada na noite da última 2ª feira (04), na Rua Luiz Vaz de Camões, no bairro Vila Celina, em São Carlos.

De acordo com B.O, a moça caminha pela rua, quando um indivíduo tomou o celular de suas mãos. A vítima correu atrás do meliante, porém quando o safado mostrou uma faca e lhe ameaçou, ela parou e foi até a Central de Polícia Judiciária registrar a ocorrência.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um boletim de ocorrência (B.O), foi registrado por um homem de 45 anos que afirma ter sido ameaçado e humilhado durante um show no último sábado, 02, em uma casa de eventos localizada na Rodovia Washington Luís (SP-310), em São Carlos. 

A vítima disse aos Policiais Civis, que estava curtindo o show, quando um sujeito desconhecido veio até a mesa onde estava e lhe ameaçou de morte e ofendeu sua integridade.

Os PCs perguntaram se tinha algum motivo, e o mesmo disse desconhecer algum motivo, além de não conhecer o indivíduo.

Publicado em Policial

São 21 pacientes que não podem contar com o serviço de transporte para o tratamento, a falta dessa assistência pode custar vidas”.

 

SÃO CARLOS/SP - Vereador Elton Carvalho (Republicanos) participou de uma reunião, na terça-feira, 05, com o prefeito Airton Garcia, onde estiveram presentes o secretário de Governo, Edson Fermiano, a secretária da Saúde, Jôra Porfírio, o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Gustavo Curvelo, e a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Hospitalar, Lindiamara Soares, para pedir solução sobre a falta de transporte de pacientes para o tratamento de hemodiálise em São Carlos.

Após receber uma denúncia sobre a falta de transporte para os pacientes dialisados fazerem tratamento, o parlamentar apurou que atualmente existem 21 pacientes que não podem contar com a oferta deste serviço e informações sobre o registro de faltas/ausências nas sessões de hemodiálise em decorrência da falta de transporte.

Em geral, os pacientes com doença renal crônica fazem hemodiálise três ou quatro vezes por semana, ou até mesmo diariamente dependendo da situação clínica do paciente, a cada sessão que não é realizada aumenta o risco do paciente apresentar problemas cardíacos, derrames, edema pulmonar e, consequentemente, o risco de morte por conta do acúmulo de líquido e toxinas no sangue.

“O tratamento de hemodiálise, que ocorre em média de duas a três vezes por semana, causa uma série de reações no paciente. Muitos apresentam problemas de locomoção e saem ainda mais debilitados do procedimento. Por isso, ampliar a capacidade do serviço urgentemente e garantir o transporte é essencial para a continuidade e o sucesso do tratamento. Viemos pedir soluções e garantir a oferta de transporte para esses pacientes” enfatizou Elton Carvalho.

Como fechamento da reunião, houve consenso positivo entre a Secretaria Municipal de Saúde, com aval do Prefeito Airton Garcia, do secretário de Governo, Edson Fermiano, e do parlamentar.

“Apresentamos uma solução temporária que será implantada de imediato: a gratuidade do transporte público para os pacientes irem até a hemodiálise e adequação dos itinerários e horários do Serviço Integrado de Transporte Sanitário para garantir o retorno dos pacientes após o tratamento. Imediatamente também, iremos iniciar os trâmites necessários para um remanejamento orçamentário a fim de viabilizar a compra de uma van adequada para solucionar esse transporte” concluiu a secretária de Saúde, Jôra Porfírio.

Publicado em Política
Mostra pode ser vista até o dia 29 de julho; entrada é gratuita

 

SÃO CARLOS/SP - Até o dia 29 de julho, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta a exposição "Os Caras da Ciência", produzida pelo Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da Instituição, com caricaturas de cientistas e suas contribuições para a humanidade. De acordo com os organizadores, em 2022, Ano Internacional do Vidro e das Ciências Básicas para Sustentabilidade, nada melhor que (re)ver alguns desses personagens que muito contribuíram para o avanço do conhecimento científico.
A exposição foi criada em 2008 por José Américo Gomes de Brito Filho, na época estudante de Licenciatura em Química na UFSCar e integrante do Ouroboros. Para essa reinauguração, 14 anos depois, a mostra ganha cores e novos personagens pelas mãos do próprio Zé Américo, hoje químico no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de São João da Boa Vista e ainda colaborador junto ao Núcleo Ouroboros com sua arte para divulgação científica. 
A exposição é interativa e mescla o presencial e o virtual. Acessando este QRcode (https://bit.ly/3NkFS7j), o visitante participa de um desafio para descobrir quem são os "caras da Ciência" retratados nas caricaturas. O quiz une arte, história e ciência! A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, nas dependências da BCo, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A entrada é gratuita.
Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.