fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
EDUCAÇÃO - Dia da Consciência Negra é tema de projeto na escola Julio Benedicto Mendes

EDUCAÇÃO - Dia da Consciência Negra é tema de projeto na escola Julio Benedicto Mendes

Escrito por  Nov 24, 2021

IBATÉ/SP - O Dia da Consciência Negra foi celebrado no dia 20 de novembro. Essa data homenageia e resgata as raízes negras do povo brasileiro. Sabendo de sua importância, a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou o tema com seus alunos no Projeto Leitura, colocando em pauta a importância de discutir a temática no ambiente escolar.

Para o diretor Alexandre Moraes Gaspar,o Projeto Leitura foi um sucesso, encerrando com um tema de extrema relevância, que é a inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal, sendo essa uma das estratégias para reconhecer a presença deles na história do Brasil.

“Finalizamos o Projeto Leitura em grande estilo. Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditamos que através de projetos os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, trabalhar em grupo, ser criativo, dentre outros. Conversamos com os docentes no início do ano letivo a respeito de alguns projetos, sendo um deles o de leitura, já que infelizmente com o avanço das tecnologias, cada vez menos as pessoas têm interesse por ela. Sendo assim, um dos nossos desafios é fazer que ela seja um hábito, transformando-se em algo prazeroso. O objetivo do Projeto foi alcançado, já que proporcionamos aos nossos educandos o gosto pela leitura e o amor ao livro. Com relação ao tema, é nosso papel ensinar conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira, focando o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. A sala de aula é um dos ambientes ideais para combater à discriminação e o preconceito racial. Se na escola a criança aprende e vivencia a igualdade, sem estereótipos e desinformação, o processo educacional vai contribuir para alcançarmos a cidadania plena e democrática para todos”, explicou Gaspar.

A coordenadora Andréia Ondina relatou que a turma do 5ºB da professora Leandra Guerra dos Santos Scuracchio fez uma linda apresentação que está disponível no Facebook da Unidade de Ensino (https://www.facebook.com/E.M.JulioBenedictoMendes) e foi exibido nas salas de aula para as outras turmas. Eles dançaram e encantaram com a música menina bonita do laço de fita, inspirada no livro de Ana Maria Machado e interpretada por Danilo Benício. Já a turma do 5ºD da professora Sílvia Helena Pereira abordou a história e o simbolismo das máscaras africanas e a miscigenação brasileira e suas influências. “A intenção foi resgatar as raízes negras do povo brasileiroe conscientizar alunos e sociedade que não precisamos gostar das mesmas coisas, mas devemos respeitar e aceitar as diferenças. Todos os alunos, professores e funcionários estão de parabéns, foi um mês muito significativo”, destacou Andréia.

Continua depois da publicidade

O diretor relatou que durante todo o ano o assunto é trabalhado, mas no mês de novembro as atividades são intensificadas. “Os professores trabalharam o tema estimulando os alunos a refletirem sobre suas origens, abordando questões que vão muito além da escravidão. A iniciativa valoriza a oralidade e a arte africana a partir do resgate da cultura do continente e da discussão de sua contribuição para a formação da identidade cultural brasileira.Os professores familiarizaram os alunos com a literatura africana e incentivaram a leitura e a escrita. “O Dia da Consciência Negra é uma forma de combater o racismo, que mesmo depois da libertação não fez com que os negros recebessem o respeito que merecem, por isso temos que trabalhar sobre o tema durante todo o ano, principalmente nas escolas, porque os alunos ao chegarem em suas casas realizam um importante papel, que é de multiplicar as informações que aprenderam, e isso faz toda a diferença para termos uma sociedade mais justa e igualitária” finalizou Gaspar.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31