fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 
HAC retoma o programa de prevenção do câncer do colo do útero Divulgação

HAC retoma o programa de prevenção do câncer do colo do útero

Escrito por  Ago 22, 2020

Mulheres de Jaú que quiserem realizar coleta para o exame de papanicolau devem agendar atendimento

 

JAÚ/SP - O Hospital Amaral Carvalho (HAC) retomou o programa de prevenção do colo de útero, um dos cinco programas oferecidos gratuitamente pelo HAC com o objetivo de prevenir e detectar precocemente a doença. O serviço estava suspenso por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19) e retomou as atividades com todos os cuidados e medidas sanitárias de segurança necessários. Agora, mulheres de 25 a 65 anos, moradoras de Jaú, que quiserem realizar coleta para o exame de Papanicolau devem entrar em contato para agendar horário e evitar aglomerações no local. O telefone é (14) 3602-1241 ou (14) 3602-1398 e o setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 7h às 12h. Na unidade, as pacientes serão submetidas à verificação de temperatura e identificação de sinais gripais.

A orientação para mulheres residentes de outras cidades é para que realizem o exame no município de origem, evitando deslocamentos nesse momento de pandemia.

De acordo com a ginecologista responsável pelo Instituto de Prevenção Ginecológica, Lenira Maria Queiroz Mauad, embora o teste seja realizado gratuitamente em todo o Brasil e sirva para rastreamento de lesões que possam se tornar tumor, ainda é pouco utilizado pelas brasileiras. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em média, 16 mil novos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados por ano no Brasil e é a quarta causa de morte na população feminina por câncer. "É muito importante que as mulheres se submetam ao exame para detecção precoce de lesões pré-tumorais ou em estágios iniciais e que ele seja realizado periodicamente a partir dos 25 anos".

A médica comenta ainda que, nesta fase, as lesões não apresentam sintomas. "Quando as mulheres têm alterações que podem evoluir para o câncer do colo ou que são lesões iniciais do câncer, não apresentam sintomas. Vai sentir dor, sangramento ou corrimento com odor cinco ou dez anos depois da lesão inicial, em um quadro mais grave. É importante que não se espere um sintoma, porque o tratamento será mais invasivo." 

O câncer de colo do útero é causado por infecções adquiridas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e a prevenção é baseada no sexo seguro, com uso de camisinha. Além disso, o Ministério da Saúde disponibiliza vacinas contra o HPV para meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Serviço
Rua Rui Barbosa, 374 - Jaú - SP

Telefone: (14) 3602-1241 ou (14) 3602-1398
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e sábado, das 7h às 12h.
Documentos e procedimentos necessários para a consulta: Apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Evitar relações sexuais e o uso de duchas ou medicamentos vaginais (como cremes e geleias espermicidas) nos três dias que antecedem a consulta e não estar no período menstrual.

 

Redação

Redação Radio Sanca Web TV


E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31