fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Mais de 20 estelionatários são presos durante operação deflagrada pela Deic de Ribeirão Preto Divulgação

Mais de 20 estelionatários são presos durante operação deflagrada pela Deic de Ribeirão Preto

Escrito por  Jan 12, 2022

Ordens judiciais foram cumpridos na capital e em cidades da Grande São Paulo e Interior

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Polícia Civil prendeu, na última segunda-feira (10), 22 pessoas durante operação deflagrada para dar cumprimento a mandados de prisão e de busca, visando o esclarecimento de golpes financeiros. As ordens foram cumpridas na Capital, Grande São Paulo e Interior.

Os trabalhos da operação denominada Embuste foram realizados por agentes da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão Preto, que realizava um minucioso trabalho para esclarecer alguns crimes ocorridos entre setembro e outubro do ano passado.

Em um dos casos, por exemplo, a vítima recebeu uma mensagem por aplicativo de um perfil idêntico ao do seu irmão dizendo que havia trocado o número e que aquele novo número seria o contato adequado para ser adicionado em sua agenda telefônica do celular, devendo excluir o anterior.

Em seguida, o perfil falso afirmou que estava com problemas de acesso em sua conta bancária e contas a pagar, solicitando transferências de diversos valores em diferentes contas e PIX, as quais foram efetuadas somando aproximadamente R$ 650 mil.

A partir do registro deste e de outros casos análogos, as investigações foram prontamente iniciadas, indicando que alguns correntistas haviam cedido ou alugado suas contas bancárias, com pleno conhecimento do caráter ilícito das operações.

Segundo apurado, os donos dessas contas providenciavam imediatamente os saques ou transferências dos numerários recebidos para os demais integrantes do grupo, mediante o recebimento de parte dos valores, pela participação no golpe.

Também foram usadas contas frias, que são contas criadas pelos criminosos com uso de dados de pessoas falsas ou inocentes. A partir das informações colhidas, foram requisitados mandados de prisões temporárias e de buscas e apreensões, sendo que as ordens foram prontamente deferidas pela Justiça.

Ao todo, foram destacadas 30 viaturas que apoiaram os trabalhos de 100 policiais civis das unidades da sede e sub-região de Ribeirão Preto e também do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), da Capital, que diligenciaram em 12 municípios.

Os mandados foram cumpridos em Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos, Barrinha, Bebedouro, Caconde, Fernando Prestes, Jardinópolis, Serrana, Embu das Artes e Taboão da Serra, além de São Paulo. Como resultado, foram 22 pessoas presas, além da apreensão de notebooks, celulares, cartões bancários e cadernos de anotações que serão analisados.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.