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Ivan Lucas

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

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EUA - O bitcoin e o ethereum caíram, em meio ao cenário global incerto. Mais cedo, um fluxo de compradores apoiava as criptomoedas depois de testarem barreiras técnicas importantes, segundo analistas. No radar, a Securities and Exchange Comission (SEC, a CVM americana) notificou a plataforma Robinhood Crypto sobre uma recomendação de investigação da corretora digital.

Às 16h38min (de Brasília), o bitcoin era negociado em queda de 1,72%, a US$ 62.871,55, enquanto o ethereum tinha perda de 2,58%, em US$ 3.062,74, segundo cotações da Binance das últimas 24 horas.

Ontem, Israel intensificou preparativos para invadir a cidade de Rafah, no sul de Gaza, apesar do Hamas anunciar que aprovou uma proposta de cessar-fogo elaborada pelo Catar e pelo Egito. No front econômico, dirigentes do Federal Reserve (Fed) retomaram tom cauteloso sobre os juros, alegando que a economia está em posição de esperar antes de decidir sobre cortes nas taxas.

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Mais cedo, o bitcoin chegou a operar em alta forte e bater US$ 65.410 na máxima intraday, conforme a Binance. Analista técnica e trader parceira da Ripio, Ana de Mattos avalia que o rali teve início após atingir seu nível de suporte, indicando entrada de um fluxo de compradores. Com a queda, os próximos níveis de suporte do bitcoin no curto e no médio prazo estão nas faixas de preços de US$ 61.740 e US$ 58.490, prevê Mattos.

Analista de Mercados da eToro, Javier Molina, aponta que a criptomoeda ainda está na mesma fase de recuperação vista desde março, mas que há chance de retomar o rali caso a criptomoeda chegue a US$ 68,5 mil. "Se alcançar esse valor, o bitcoin tentará atacar os US$ 72 mil e lançará novo sinal de momento bullish", prevê.

Ainda no radar, a Robinhood Crypto recebeu um aviso de uma equipe da SEC, recomendando que o regulador inicie uma ação de execução contra a unidade de criptomoedas por supostas violações do Securities Exchange Act de 1934, de acordo com um arquivo de valores mobiliários.

 

 

*Com informações da Dow Jones Newswires

POR ESTADAO CONTEUDO

EUA - Um novo aplicativo para smartphones pode ser uma ferramenta eficaz na detecção precoce de sinais de demência.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos EUA, descobriram que testes realizados por meio de um celular podem auxiliar na identificação da demência frontotemporal em pessoas com maior predisposição genética para desenvolver a doença.

Segundo o site Euro News, os pesquisadores, em parceria com uma empresa de software, conduziram testes entre 2019 e 2023. O aplicativo foi avaliado em 360 participantes, incluindo 209 mulheres e 151 homens, com idade média de 54 anos. Os dados coletados incluíram gravações de voz, testes de marcha, equilíbrio e linguagem.

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Muitos dos participantes tinham maior predisposição genética para a doença, embora ainda não apresentassem sintomas. Os testes revelaram que o aplicativo identifica com precisão as pessoas "mais sensíveis aos primeiros sinais" de demência em comparação com os testes cognitivos clínicos convencionais.

A ciência reconhece que o tratamento precoce oferece melhores resultados, mas diagnosticar a doença continua sendo um desafio.

 

 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

EUA - A adaptação para os videogames de "Sand Land" destaca aquilo que Akira Toriyama, o criador de "Dragon Ball", tanto amava desenhar: veículos. Entenda-se, veículos futuristas, sobretudo terrestres, como os tanques de guerra, motos e outras geringonças que pilotamos por grande parte do game -ao menos, a parte boa.

Afinal, esse "Sand Land", lançado no final de abril, não é oportunista em relação à morte do quadrinista, que se foi em março passado, aos 65 anos, ainda colhendo os frutos das obras de sucesso milionário que fez em 40 anos de carreira.

Mas o game deriva de uma onda que incluiu uma recente animação do mangá de apenas um volume, publicado por Toriyama em 2000.

Infelizmente, apesar de vasto e com visuais impressionantes, que traduzem à perfeição o traçado de Toriyama para o 3D -talvez mais que qualquer outro jogo de "Dragon Ball", mais próximo do refinamento dos "Dragon Quest"-, o jogo não esconde os ares de um produto licenciado. É um RPG de ação com boas ideias, mas com vícios antigos.

Aos moldes japoneses, o jogo se apresenta aos poucos, levando ao menos duas ou três horas para que o jogador seja apresentado a todas as facetas da aventura.

Num mundo pós-apocalíptico onde a água se tornou escassa, estamos no controle do jovem demônio Beelzebub. Exploramos um mapa desértico vasto, com cara de faroeste americano, ora a pé, ora sob rodas, navegando entre missões principais e secundárias que alternam lutas simples e a coleta centenas de tipos de itens para melhorar sua frota e modernizar cidade onde o protagonista se refugia com seus parceiros de jornada.

É uma travessia arriscada -o jovem aceita ajudar um xerife humano, velho e rebelde ao governo militar que controla o mundo que restou e sua fonte de água. No meio do caminho, cruzará com uma jovem de passado misterioso e outras figuras que vão apoiar essa luta.

Como é comum na fórmula dos animes de porradaria, o maniqueísmo é evidente, bem como estereótipos de personagens e suas construções, em diálogos e gestos exagerados. Tudo é compensado pelo estilo característico de Toriyama, suas figuras coloridas, cômicas e a arquitetura própria de suas máquinas e casas futuristas.

Mas seria mais eficaz se o jogo não embarcasse na mania de encher linguiça com diálogos genéricos e "cutscenes" que imploram para serem ignoradas.

É um clima que se instaura conforme passam as dezenas de horas do percurso principal, bem diferente da introdução do jogo, com momentos de perseguição e espanto pela descoberta daquele mundo.

Também é típico dos RPGs japoneses ter toda sorte de missões que apenas consistem em ir e voltar entre lugares, coletar um material X para construir outro Y, e essa prática funciona bem quando integrada ao andamento do jogo, conforme o jogador coleta armas, defesas, propulsores e chips que aprimoram e dão habilidades únicas aos seus veículos.

São neles onde ocorrem as batalhas mais interessantes e estratégicas, que consistem em atirar em monstros (sobretudo dinossauros e insetos gigantes) ou humanos inimigos e seus maquinários (militares, de gangues do deserto ou do mapa florestal da segunda metade do jogo) enquanto se lida com as limitações de um tanque -sua velocidade, capacidade de mira, munição-, de um veículo saltador -menor e mais rápido-, de um robô kung-fu ou mesmo numa camioneta com lança-mísseis, motos e veículos que flutuam. E é uma delícia poder trocar rapidamente entre eles durante as batalhas, e ainda poder personalizá-los na oficina.

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Quando se sai dessas armaduras, porém, as lutas perdem a graça pela falta de complexidade. No mano a mano, esmagam-se os botões de ataque com uma ou outra habilidade especial dos seus parceiros, e esquiva-se de inimigos com ataques previsíveis e fracos.

Com o sistema de experiência novas habilidades podem ser adquiridas com o tempo, mas aos poucos esse tipo de luta se torna mais ocasional, como se o jogo não soubesse se decidir entre os dois caminhos que segue. Como se não bastasse, vez ou outra o jogo inventa inúteis seções "stealth", em que se invade, por exemplo, uma vila ou base militar na surdina, na ponta dos dedos.

É um conjunto de jogo que contrasta com o visível esmero plástico e técnico. Os controles dos personagens e dos veículos são leves e fluidos, e o jogo está bem otimizado nos PCs. A assinatura de Toriyama é evidente no modelo dos personagens, no trabalho de dublagem e na concepção geral dos mapas abertos que sabem dar um senso de grandiosidade, mas sem ignorar as opções de viagem rápida.

Se até "Dragon Ball", na sua fase tardia, teve altos, baixos e sequências caça-níquel, a nova adaptação do autor não escaparia tão fácil da armadilha. É uma aventura que vale enquanto dura, mas que, pelos percalços, deixa claro que há um deserto de distância entre este e o compacto "Sand Land" original, que nunca se levou muito a sério.

 

SAND LAND

Avaliação Bom

Onde Disponível para PC, PS4, PS5 e Xbox Series X|S

Preço R$ 242,50 (PC); R$ 299,90 (PS4, PS5 e Xbox Series X|S)

Produção ILCA

 

 

POR FOLHAPRESS

ISRAEL - O exército israelense anunciou nesta terça-feira que assumiu o "controle operacional" da parte da Faixa de Gaza da passagem fronteiriça com o Egito em Rafah, localizada no sul do enclave.

A passagem de Rafah, ao sul da cidade de Gaza, foi ocupada por tanques israelenses que pertencem a uma brigada blindada, conforme relatado pelas Forças de Defesa de Israel e pelas autoridades palestinas.

Imagens divulgadas pela mídia israelense mostram a bandeira de Israel erguida no lado de Gaza da fronteira.

O exército israelense afirmou que decidiu assumir o controle da passagem após receber informações de que ela estava sendo "usada para fins terroristas" pelo movimento islâmico palestino Hamas, embora sem apresentar provas.

As forças israelenses alegaram anteriormente que o Hamas havia usado a área ao redor da fronteira para lançar dezenas de mísseis que resultaram na morte de quatro soldados israelenses perto de Kerem Shalom, que conecta o sudeste de Gaza ao território israelense.

Wael Abu Omar, porta-voz da agência responsável pelas fronteiras no governo da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas desde 2007, disse que a passagem de Rafah, principal entrada de ajuda humanitária, estava fechada.

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"Toda a área oeste de Rafah tornou-se uma zona de operações desde ontem (segunda-feira). Os bombardeios não cessaram", disse Abu Omar, acrescentando que o pessoal da fronteira fugiu devido à ofensiva israelense.

Na noite de segunda-feira, o exército israelense informou ter matado 20 militantes do Hamas em "ataques direcionados" na área leste de Rafah, onde foram descobertas três redes de túneis do grupo islâmico.

O Gabinete de Guerra israelense, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, anunciou na segunda-feira que decidiu continuar a ofensiva em Rafah, ao mesmo tempo em que concordou em prosseguir com as negociações para um cessar-fogo com o Hamas.

 

 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

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