fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 12 Março 2024

SÃO CARLOS/SP - Uma conselheira tutelar quase foi agredida por uma mãe nesta 4ª feira (13), na Rua Conde do Pinhal, no Centro de São Carlos.

Segundo informações, uma denúncia chegou até o conselho tutelar, onde estaria havendo maus-tratos a duas crianças.

Duas conselheiras acionaram a Polícia Militar para acompanhá-las e, chegando no local, foram comprovados os maus-tratos, pois a casa estava sem banheiro, havia fezes no chão, lixo e muita sujeira por todo lado. Ainda segundo informações, a mãe é usuária de drogas.

As conselheiras constataram também que a mesma mulher havia perdido a guarda das crianças para o pai pelo mesmo motivo, porém o genitor, como não correspondeu às expectativas, as crianças retornaram para a mãe.

Hoje, quando a mulher viu que iria perder a guarda das crianças, tentou agredir uma das conselheiras, mas foi impedida pelos policiais.

A genitora foi levada à Central de Polícia Judiciária. Já as crianças ficaram sob a tutela do Conselho Tutelar.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal recebeu na última terça-feira (12/03), a equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a migração do SINESP CAD3 (Central de Atendimento e Despacho), que é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de segurança, otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.

O CAD3 é mais uma ferramenta do SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), que é um software que tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento a ocorrências solicitadas pela Guarda Municipal por meio do número 153.

O SINESP é uma plataforma de informações integradas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública, implementado em parceria com a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 

Derik Reis do Nascimento, coordenador de Gestão Administrativa, enfatiza o trabalho do SINESP e explica porque São Carlos foi escolhida para ter essa nova tecnologia. “São Carlos foi escolhida porque já tem uma estrutura consolidada e capacidade técnica, além de ser um município multiplicador, nós ensinamos os guardas municipais e eles replicam para a região e outros estados”, confirma o coordenador.

O SINESP tem dois grandes objetivos, o primeiro é ter informações de segurança pública para subsidiar a formulação de políticas, a segunda é manter uma plataforma tecnológica que dá apoio operacional às forças de segurança e com os dados que são gerados nos sistemas, criam estatística para ajudar a gestão municipal a gerir politicas públicas mais direcionadas e assertivas.

Com essa nova versão do CAD3 a ligação do 153 é direcionada para a central e todo o processo é automatizado o que antes era feito manualmente pelo Word ou Excel, isso traz economia de tempo, de recursos, sem dizer a facilidade de gerar relatórios, estatísticas que ajudam nas políticas públicas preventivas.

Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, acredita que a criação da Secretaria possibilitou toda essa evolução e o SINESP é um grande aliado nessa busca por tecnologia. “Nosso primeiro desafio foi montar a base de tecnologia, não foi fácil, superada essa fase começamos a buscar novas tecnologias, novos sistemas, há 3 anos conseguimos trazer o SINESP e hoje a nossa realidade é superior as de muitos municípios importantes do estado. O Brasil caminha para a unificação de bancos de dados, hoje compartilhamos e consultamos dados com todo o Brasil, com o CAD3 São Carlos ganha ainda mais, primeiro por ser a primeira cidade do estado de São Paulo a ter essa nova tecnologia e mais, estamos construindo um grande banco de dados que nos possibilita produzir politicas públicas, operacionalizar ações e o mais importante, tudo gratuitamente sem nenhum custo para o município”, finaliza Gardini.

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - Pessoas presas em regime semiaberto no Estado de São Paulo estão deixando as unidades prisionais desde ontem, 12, na primeira saída temporária do ano. O número total de beneficiados não foi divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP). Conforme a pasta, o balanço será divulgado assim que todos os presos beneficiados deixarem os presídios.

A medida vale para detentos que estejam no regime semiaberto e apresentem bom comportamento. Em média, cerca de 35 mil apenados deixam as unidades em saídas temporárias; a taxa de retorno é de cerca de 95%. A saída temporária é uma previsão da Lei de Execuções Penais.

Ainda conforme o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), os presos têm direito ao benefício, desde que cumpram outras exigências impostas, entre elas que tenham cumprido pelo menos um sexto da pena, se primário, ou um quarto dela, se reincidente, a contar da data de prisão, considerando-se o tempo de cumprimento no regime fechado.

Segundo o TJ-SP, os presos em regime semiaberto possuem direito a quatro saídas no decorrer do ano. De acordo com a lei, eles devem ainda comprovar o endereço onde permanecerão durante a saída.

Em todos os presídios sob a atuação jurisdicional e correcional do Departamento Estadual de Execuções Criminais do Estado de São Paulo (Deecrim), as saídas temporárias, em cada ano, ocorrem nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

“As saídas temporárias nos meses de março, junho e setembro teve início na terça-feira da terceira semana no mês, encerrando-se às 18 horas da segunda-feira seguinte, quando o condenado deve retornar à unidade prisional”, afirma o órgão.

Já no mês de dezembro, a saída temporária terá início às 6 horas do dia 23, encerrando-se às 18 horas do dia 3 de janeiro seguinte, quando o preso deve retornar ao presídio.

Durante o período de saída temporária, os presos devem ainda cumprir determinadas condições como recolher-se à residência de permanência no período noturno, das 19 horas às 6 horas do dia seguinte, assim como não frequentar bares e casas noturnas, de jogos ou de prostituição.

 

Datas das saídas temporárias neste ano:

  • Primeira saída: 12/03/24 a 18/03/24;
  • Segunda saída: 11/06/24 a 17/06/24;
  • Terceira saída: 17/09/24 a 23/09/24;
  • Quarta saída: 23/12/24 a 03/01/25.

 

Revisão do benefício está em discussão no Congresso.

A “saidinha”, como é conhecido o direito previsto em lei que permite a saída temporária de presos do regime semiaberto, no entanto, está sendo questionada e poderá ser revista se avançar o projeto em discussão no Congresso.

O direito está previsto desde que a Lei de Execução Penal (7.210/84) entrou em vigor, em julho de 1984. A matéria que extingue o benefício tramitou rapidamente pela Casa. Com a aprovação no plenário, o texto retornará para a Câmara antes de seguir à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

 

ISTOÉ DINHEIRO.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal deteve uma travesti após ser acusada de furtar a UPA Vila Prado, na manhã de hoje, 13.

Segundo consta, a travesti teria entrado por uma porta que fica nos fundos da unidade de saúde e teria pegado alguns produtos e colocado em uma bolsa. O que a acusada não contava era que uma enfermeira flagrasse tal ação e acionasse a GM.

A Guarda Municipal, ao chegar, revistou a travesti e na bolsa encontrou os produtos pertencentes à UPA.

Diante dos fatos, a acusada foi levada à Central de Polícia Judiciária, onde ficou à disposição da justiça.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um homem que estava sendo procurado pela Justiça na cidade de Ribeirão Preto, se entregou à Polícia na Central de Polícia Judiciária de São Carlos, na 3ª feira.

Acompanhado da mãe e de seu advogado, o acusado de violar direito autoral se entregou voluntariamente aos policiais.

Após as formalidades da CPJ o mesmo foi recolhido à cadeia pública.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Dois adolescentes foram detidos pela Polícia Militar na noite de ontem, 12, na Rua Mario Pizzani, no bairro Santa Felícia, em São Carlos.

Segundo informações, o patrulhamento era realizado pela equipe de Força Tática, quando os menores foram vistos em atitude suspeita. Os suspeitos tentaram fugir, mas sem sucesso.

Durante a abordagem, foi feita uma revista corporal, onde foram localizados vários entorpecentes. Ao puxar a “capivara” de um deles, foi constatado que havia um mandado de busca e apreensão.

A dupla foi conduzida à Central de Polícia Judiciária de São Carlos. As drogas foram apreendidas.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Internautas estão inconformados com o lixo e sujeira em alguns pontos da praça da Igreja São Benedito em São Carlos.

Este flagrante do lixo foi feito na manhã de hoje, 13, no cruzamento entre as ruas José Bonifácio e General Osório.

Lixo como esse nos deixa preocupados, pois acaba acumulando água e tendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti no Centro da cidade, ou seja, além de enfear a Praça, isso é um caso de saúde pública.

Uma praça tão bonita que precisa urgentemente da atenção do Poder Público.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Dora Oliveira está pedindo ajuda para resgatar a cachorrinha Neguinha, que estava no lar temporário no Jardim Zavaglia.

Neguinha havia sido espancada no Jardim Itamaraty, resgatada e estava sendo cuidada, porém, Neguinha escapou e fugiu.

Se alguém ver a cachorrinha por aí, ela está com curativo na cabeça e quem a encontrar pode entrar em contato com a Dora pelo telefone 16-991680063.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP) publicou um estudo relativo ao mês de Janeiro de 2024, comparando os números obtidos nos mercados de venda e locação de casas e apartamentos com os de dezembro de 2023 em São Carlos e região.

Foram consultadas 14 imobiliárias das cidades de Américo Brasiliense, Araraquara, Divinolândia, Itobi, Ribeirão Bonito, Santa Cruz Das Palmeiras e São Carlos.

As vendas apresentaram queda de 76% e o volume de novos contratos de locação assinados no período permaneceu estável.

“Janeiro apresentou queda nas vendas, até por ser um período fraco para o nosso mercado. A tendência é de que haja uma reação ao longo do ano, promovendo um novo fôlego para os negócios imobiliários na região”, relatou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.

 

 

Vendas

Casas: 50%; apartamentos: 50%

Locações:

Casas: 68,8%; Apartamentos: 31,3%

 

Vendas em Janeiro

A média de valores das casas vendidas no período ficou em até R$ 200 mil. A maioria era de casas de 2 dormitórios, com área útil de até 100 m².

Os apartamentos vendidos tinham valores médios de R$ 50 até R$ 150 mil, com 2 dormitório, e área útil de até 50 m².

37,5% das propriedades vendidas em Janeiro estavam situadas na periferia, 37,5% nas regiões centrais e 25% nas áreas nobres.

Com relação às modalidades de venda, 27,3% foram financiadas pela CAIXA, 18,2% por outros bancos, 27,3% diretamente pelos proprietários, 27,3% dos negócios foram fechados à vista e por consórcios, 0% no período.

 

Locações em Janeiro

A faixa de preço de locação de preferência dos inquilinos de casas ficou em até R$ 1.250,00, para imóveis de até 2 dormitórios com até 100 m² de área útil.

A faixa de preço de locação de apartamentos ficou em até R$ 1.750,00 para imóveis de 2 dormitórios com 50 a 100 m² de área útil.

A principal garantia locatícia escolhida pelos locatários foi o seguro fiança. Os novos inquilinos optaram por imóveis situados na periferia das cidades pesquisadas (58,8%), na região central (17,6%) e nos bairros mais nobres (23,5%).

E daqueles que encerraram os contratos de locação, 41,2% não informaram a razão da mudança, 23,5% optaram por aluguéis mais baratos, 35,3% para alugueis mais caros.

 

Vendas em Janeiro

Casas vendidas

Faixa de preço média

Percentual

Até R$25 mil

0,0%

De R$ 25mil a R$50 mil

0,0%

De R$ 51mil a R$100 mil

0,0%

De R$ 101mil a R$150 mil

50,0%

De R$ 151mil a R$200 mil

50,0%

De R$ 201mil a R$250 mil

0,0%

De R$ 251mil a R$300 mil

0,0%

De R$ 301mil a R$350 mil

0,0%

De R$ 351mil a R$400 mil

0,0%

De R$ 401mil a R$450 mil

0,0%

De R$ 451mil a R$500 mil

0,0%

De R$ 501mil a R$600 mil

0,0%

De R$ 601mil a R$700 mil

0,0%

De R$ 701mil a R$800 mil

0,0%

De R$ 801mil a R$900 mil

0,0%

De R$ 901mil a R$1 milhão

0,0%

De R$ 1milhão a R$1.2 mi

0,0%

De R$ 1.3 mi a R$1.5 mi

0,0%

De R$ 1.6 mi a R$ 2 mi

0,0%

De R$ 2.1 mi a R$ 2.5 mi

0,0%

De R$ 2.6 mi a R$ 3 mi

0,0%

De R$ 3.1 mi a R$ 4 mi

0,0%

De R$ 4.1 mi a R$ 5 mi

0,0%

Acima de R$ 5 mi

0,0%

 

Dormitórios Casa

Percentual

1 Dorm.

0,0%

2 Dorm.

100,0%

3 Dorm.

0,0%

4 Dorm.

0,0%

5 Dorm.

0,0%

Mais de 5 Dorm.

0,0%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

50,0%

51 a 100 m²

50,0%

101 a 200 m²

0,0%

201 a 300 m²

0,0%

301 a 400 m²

0,0%

401 a 500 m²

0,0%

acima de 500 m²

0,0%

 

Aptos vendidos

Faixa de preço média

Percentual

Até R$25 mil

0,0%

De R$ 25mil a R$50 mil

0,0%

De R$ 51mil a R$100 mil

50,0%

De R$ 101mil a R$150 mil

50,0%

De R$ 151mil a R$200 mil

0,0%

De R$ 201mil a R$250 mil

0,0%

De R$ 251mil a R$300 mil

0,0%

De R$ 301mil a R$350 mil

0,0%

De R$ 351mil a R$400 mil

0,0%

De R$ 401mil a R$450 mil

0,0%

De R$ 451mil a R$500 mil

0,0%

De R$ 501mil a R$600 mil

0,0%

De R$ 601mil a R$700 mil

0,0%

De R$ 701mil a R$800 mil

0,0%

De R$ 801mil a R$900 mil

0,0%

De R$ 901mil a R$1 milhão

0,0%

De R$ 1milhão a R$1.2 mi

0,0%

De R$ 1.3 mi a R$1.5 mi

0,0%

De R$ 1.6 mi a R$ 2 mi

0,0%

De R$ 2.1 mi a R$ 2.5 mi

0,0%

De R$ 2.6 mi a R$ 3 mi

0,0%

De R$ 3.1 mi a R$ 4 mi

0,0%

De R$ 4.1 mi a R$ 5 mi

0,0%

Acima de R$ 5 mi

0,0%

 

Dormitórios Apto

Percentual

Quitinete

0,0%

1 Dorm.

0,0%

2 Dorm.

100,0%

3 Dorm.

0,0%

4 Dorm.

0,0%

5 Dorm.

0,0%

Mais de 5 Dorm.

0,0%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

100,0%

51 a 100 m²

0,0%

101 a 200 m²

0,0%

201 a 300 m²

0,0%

301 a 400 m²

0,0%

401 a 500 m²

0,0%

acima de 500 m²

0,0%

 

Casas e aptos vendidos

localização Casa/Apartamento

Percentual

Central

37,5%

Nobre

25,0%

Demais Regiões

37,5%

 

Forma de Pagamento Casa/Apartamento

Percentual

À Vista

27,3%

Financiamento CAIXA

27,3%

Financiamento Outros Bancos

18,2%

Direto com Proprietário

27,3%

Consórcios

0,0%

 

Locações em Janeiro

Casas alugadas

Valor Aluguel Casa

Percentual

Até R$500

0,0%

de R$501 a $750,00

25,0%

de R$751 a $1.000,00

25,0%

de R$1.001,00 a R$1250,00

50,0%

de R$1.251,00 a R$1500,00

0,0%

de R$1.501,00 a R$1750,00

0,0%

de R$1.751,00 a R$2.000,00

0,0%

de R$2.001,00 a R$2.500,00

0,0%

de R$2.501,00 a R$3.000,00

0,0%

de R$3.001,00 a R$3.500,00

0,0%

de R$3.501,00 a R$4mil

0,0%

de R$4.001,00 mil a R$5mil

0,0%

Mais e R$5mil

0,0%

 

Dormitórios

Percentual

Quitinete

0,0%

1 Dorm.

50,0%

2 Dorm.

50,0%

3 Dorm.

0,0%

4 Dorm.

0,0%

5 ou mais Dorm.

0,0%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

50,0%

51 a 100 m²

50,0%

101 a 200 m²

0,0%

201 a 300 m²

0,0%

301 a 400 m²

0,0%

401 a 500 m²

0,0%

acima de 500 m²

0,0%

 

Aptos Alugados

Valor Aluguel Apartamento

Percentual

Até R$500

0,0%

de R$501 a $750,00

0,0%

de R$751 a $1.000,00

25,0%

de R$1.001,00 a R$1250,00

25,0%

de R$1.251,00 a R$1500,00

25,0%

de R$1.501,00 a R$1750,00

25,0%

de R$1.751,00 a R$2.000,00

0,0%

de R$2.001,00 a R$2.500,00

0,0%

de R$2.501,00 a R$3.000,00

0,0%

de R$3.001,00 a R$3.500,00

0,0%

de R$3.501,00 a R$4mil

0,0%

de R$4.001,00 mil a R$5mil

0,0%

Mais e R$5mil

0,0%

 

Dormitórios

Percentual

Quitinete

0,0%

1 Dorm.

0,0%

2 Dorm.

75,0%

3 Dorm.

25,0%

4 Dorm.

0,0%

5 ou mais Dorm.

0,0%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

0,0%

51 a 100 m²

100,0%

101 a 200 m²

0,0%

201 a 300 m²

0,0%

301 a 400 m²

0,0%

401 a 500 m²

0,0%

acima de 500 m²

0,0%

 

Casas e aptos alugados

Modalidade

Porcentagem

Fiador

10,0%

Depósito Caução

5,0%

T. de Capitalização

5,0%

Seguro Fiança

70,0%

Outros

10,0%

 

Localização

Percentual

Central

17,6%

Nobre

23,5%

Demais Regiões

58,8%

 

Motivo da mudança

Percentual

Mudou para um aluguel mais caro

35,3%

Mudou para um aluguel mais barato

23,5%

Mudou sem dar justificativa

41,2%

 

Evolução de venda e locação

Mês

Variação/Vendas

Variação/Locações

Janeiro

- 76%

0%

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional de São Carlos (FESC) recebe até próximo dia 15 de março as inscrições para o curso de matemática para o vestibulinho. O curso é gratuito e realizado em parceria com o Instituto Federal São Paulo (Campus São Carlos). As aulas terão início no dia 19 de março e serão realizadas às terças-feiras das 14h às 16h. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas.

TECLADO – A FESC também está com as inscrições abertas para o curso de Teclado (iniciante). O curso oferece contato com a linguagem musical, com leitura de partituras e estudo do instrumento, além de dar parâmetros sonoros e sua representação escrita, com vivência de conceitos e exercícios rítmicos e melódicos com Teclados (iniciantes). As aulas serão realizadas às segundas-feiras das 18h às 20h. Para esse curso a mensalidade é de R$ 53,00 e foram disponibilizadas 8 vagas.
Outras informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-0580 de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Publicado em Cidadania

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.