fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 13 Março 2024

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições do processo seletivo específico para o preenchimento de vagas do Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula na Forma Subsequente ao Ensino Médio no Campus São Carlos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), conforme o Edital IFSP nº 14/2024. São 40 vagas, e o curso tem duração de 24 meses, com atividades presenciais no período vespertino.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 11 e 18 de março. O interessado deve preencher o formulário de cadastro, o formulário de inscrição e o perfil do candidato, disponíveis no Portal de Processos Seletivos do IFSP, no endereço https://processoseletivo.ifsp.edu.br/cursos-tecnicos-2024-1-manutencao-aeronautica-celula, bem como enviar os documentos solicitados. O vídeo tutorial de inscrição está disponível no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=lE3_bJ_dTZQ.

Este edital também faz parte do programa “Mulheres na Aviação”, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que patrocina medidas voltadas a ampliar a participação feminina em áreas de sub-representação, como é o caso das carreiras de mecânico de manutenção aeronáutica e piloto.

Sobre o curso
O curso técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula na forma subsequente ao Ensino Médio, oferecido em caráter experimental pelo Campus São Carlos do IFSP e financiado pela Anac, tem como objetivo a formação de mecânicos(as) aeronáuticos, jovens e adultos vindos de comunidades de baixa renda, preferencialmente residentes nas cidades de São Carlos e Ibaté, com foco nos eixos formativos: conhecimento aeronáutico e formação cidadã social e qualificação para o mercado de trabalho aeronáutico.

Cotas
De acordo com a Lei n.º 12.711/2012, suas alterações e a Portaria Normativa n.º 2.027/2023, 50% das vagas de cada curso são reservadas para quem cursou todo o Ensino Fundamental em escolas públicas brasileiras. Pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, que sempre estudaram em escolas públicas brasileiras, também têm direito às vagas reservadas pela Lei n.º 12.711/2012. Confira os detalhes no edital.

Bolsas 
O curso tem previsão de bolsas assistenciais para até 40 alunos durante todo o período de formação, no valor de R$700. O pagamento de bolsa será realizado mediante a obtenção dos seguintes critérios durante o decorrer do semestre letivo: presença nas aulas teóricas, práticas e atividades do curso maior ou igual a 75% mensal; e nota maior ou igual à média 6 em cada disciplina individualmente.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Uma moça foi à Central de Polícia Judiciária registrar um boletim de ocorrência contra o ex-namorado por ameaçá-la de morte, na noite de 4ª feira (13), no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.

A moça disse aos policiais que teve um caso de dois meses com o dito cujo, mas terminou o relacionamento no início deste ano, pois teria lhe agredido e ameaçado por algumas vezes. Após o término, a irmã do acusado também teria lhe ameaçado por algumas oportunidades.

E ontem, o sujeito, inconformado com a separação, foi à residência da mãe da vítima e teria novamente lhe ameaçado de morte.

O caso foi registrado e será investigado.

Publicado em Policial

HOSPITAL BUSCA RECURSOS PARA EXPANDIR ESTRUTURA E AMPLIAR ATENDIMENTOS DA NEFROLOGIA; ATUALMENTE, 228 PACIENTES SÃO ATENDIDOS.

 

SÃO CARLOS/SP - O Dia Mundial do Rim é celebrado na segunda quinta-feira de março, sendo em 2024 no dia 14. Esta data destaca importância dos cuidados preventivos e do diagnóstico precoce para doenças relacionadas aos rins. A doença renal crônica, em casos graves, pode evoluir para estágios que necessitam de tratamentos como transplante renal ou diálise.

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

A Santa Casa de São Carlos teve uma média mensal de 2,9 mil atendimentos ambulatoriais de pacientes renais em 2023. O responsável técnico pelo Serviço de Nefrologia da Santa Casa, Doutor Douglas Pinotti, ressaltou a importância de realizar exames periódicos, principalmente para aqueles que têm doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

“A manutenção da saúde dos rins está totalmente ligada à manutenção da saúde em geral. Levar uma vida saudável mantendo o peso, atividade física, alimentação balanceada, evitar abusos de bebidas alcoólicas e uso de cigarros. Tudo isso vai fazer com que você viva melhor e, com isso, seus rins vivam melhor. É importante lembrar que aqueles pacientes que têm doenças crônicas precisam de mais atenção, como hipertensos e diabéticos, precisam ir ao clínico, manter as doenças controladas, fazer exames regulares, principalmente a dosagem da creatinina no sangue, que é para avaliar a função dos rins e a saúde renal", disse Douglas Pinotti.

Ainda segundo o médico, as doenças mais comuns do nosso cotidiano podem provocar problemas nos rins e levar à falência renal, resultando na necessidade dos pacientes realizarem sessões de hemodiálise.

“É de suma importância que o paciente procure o seu médico, controle a pressão, que possa aferir regularmente para ver se os valores estão desejados, avaliar a medicação e, principalmente, o controle da diabetes. Além disso, controlar com exames regulares, medicações que possam ajudar a prevenir a doença renal e manter uma vida saudável e equilibrada para que você não possa ter reflexo dessas doenças nos nossos rins. Este ano, o tema da campanha do Dia Mundial do Rim é “A dosagem da creatinina”. A ideia é anteciparmos, antes de você sentir alguma coisa, procure seu médico, faça seu exame regular e, com a creatinina alterada, a gente já pode pensar no tratamento para prevenção da doença renal crônica”, completou o nefrologista.

TRATAMENTO

A hemodiálise é um procedimento médico utilizado para filtrar o sangue quando os rins não conseguem realizar essa função adequadamente. Normalmente, os rins são responsáveis por filtrar resíduos, excesso de sais e líquidos do sangue, produzindo urina como resultado. Quando os rins estão comprometidos devido alguma doença, a hemodiálise é necessária para realizar essa função de filtragem.

Após ser filtrado, o sangue limpo é devolvido ao corpo pela mesma via de acesso vascular. O processo de hemodiálise geralmente dura algumas horas e é realizado várias vezes por semana, dependendo da necessidade de cada paciente e da gravidade da condição renal.

Há mais de 30 anos, esse é o cotidiano do aposentado José Floriano, de 56 anos. Ele foi diagnosticado com nefrite, doença que causa inflamação nos rins, ainda quando era bebê, porém, a doença só causou complicações aos 26 anos, quando descobriu que apenas 40% dos rins funcionavam. Precisou realizar diálise por 2 anos até conseguir um transplante, mas ficou insuficiente devido ao uso de antibiótico.

“Devido ao meu rim não funcionar, eu preciso dializar três vezes por semana, segunda, quarta e sexta-feira. Faço por 3 horas e meia, não aguento dializar mais que 4 horas. Os cuidados que tenho é com a alimentação, fruta, sal e líquido. O líquido é a parte mais difícil para o renal, é controlar o líquido, mas o resto é tranquilo. O dia que vou dializar não tenho disposição para nada. Vou à Santa Casa às 5h, chego em casa às 9h, descanso e só melhoro depois das 17 horas e em diante”, contou.

PLANO DE EXPANSÃO

Mais de 34 mil pacientes realizaram o tratamento de hemodiálise via SUS no estado de São Paulo, segundo a secretaria estadual de Saúde.

O Serviço de Nefrologia em São Carlos funcionou de forma terceirizada durante 30 anos. A Santa Casa assumiu o atendimento em 2019 e, atualmente, são 228 pessoas atendidas, de seis cidades da região. Além desse procedimento, o hospital também oferece o tratamento de diálise peritoneal para 10 pacientes.

A Santa Casa busca recursos, junto ao governo do Estado e à iniciativa privada, para ampliação do serviço de nefrologia, a partir da construção de um novo prédio, que aumentaria o número de vagas para 350, aproximadamente. O projeto prevê uma estrutura nova e moderna, visando aumentar a acessibilidade, proporcionar mais segurança na assistência ao paciente e oferecer maior conforto.

SÃO CARLOS/SP - Após investigação da DISE, a Força Tática com mandado de prisão em mãos prendeu um homem de 50 anos pelo crime de tráfico de drogas, na Rua da Paz, no CDHU, em São Carlos, na noite de ontem, 13.

A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes estava investigando a ação do acusado e, após comprovação de que M.C.G. estava traficando no local, o mandado foi emitido e cumprido pela PM. Segundo informações, o indivíduo faria parte do PCC.

O sujeito foi preso e encaminhado à DISE e depois recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Foi realizada pelo Grupo de Apoio Motorizado (GAM), em conjunto com a equipe de patrulhamento da Guarda Municipal, uma operação saturação pela região da Rua Miguel Petroni com a Avenida Trabalhador São-carlense durante toda noite de quarta-feira, 13.

A ação se deu devido a solicitações feitas pelos munícipes que residem e também que transitam pela região.

Durante os trabalhos, foram realizadas abordagens a 6 pessoas que apresentavam históricos criminais, porém nada de ilícito foi encontrado, bem como não havia mandados de prisão contra elas. Foi realizado o recolhimento de uma motocicleta ao pátio municipal por irregularidades com o Código de Trânsito Brasileiro.

 

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Nesta semana, trago informações sobre o surgimento do dia mundial do consumidor, uma data muito importante e que merece ser lembrada e relembrada anualmente.

Vamos lá, a primeira comemoração que se tem notícia se deu em 15 de março de 1983 e o fato mais curioso é que a data foi escolhida pelo fato do famoso discurso feito pelo então presidente americano John Kennedy, exatamente em 15 de março de 1962.

Na ocasião, o então presidente enfatizou que todo e qualquer consumidor teria direitos à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido, o que foi o início para maiores estudos sobre a questão, aí a importância do dia 15 de março.

No Brasil, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, mais popularmente conhecido como "Código do Consumidor" (Lei 8.078/1990), completa em 2018 vinte e oito anos de existência, sendo que o mesmo foi instituído em 11 de setembro de 1990, porém, entrou em vigor em 11 de março de 1991.

O início dos Direitos do Consumidor se deu com a luta do movimento de defesa do consumidor no Brasil em 1962, sendo posteriormente fortalecido em 1976 com a criação do programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo, o que acabou incentivando a criação dos Procons no país.

Já o inciso XXXII, do art. 5º da Constituição Federal de 1988 diz que "o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor". No título que trata da Ordem Econômica e Financeira, a defesa do consumidor foi incluída como um dos princípios gerais da atividade econômica, nos termos do art. 170, V, da CF 88.

A partir de então, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) disciplinou todas as relações de consumo, com dispositivos de ordem civil, processual civil, penal e de Direito Administrativo.

O maior avanço da Lei 8.078/1990 é o do reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo que juntamente com outros princípios, como da igualdade, liberdade, boa-fé objetiva, repressão eficiente dos abusos, visa atender as necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria de sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.

Destaco por fim, que a maior importância do Código de Proteção e Defesa do Consumidor se dá pelo fato que seu surgimento advém da pressão da sociedade, representada no movimento consumerista, e não por iniciativa própria do governo.

Agora que já aprendemos um pouco sobre o Dia Mundial do Consumidor, basta apenas continuarmos exigindo que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor seja cumprido.

Por hoje é só, até a próxima!!!

 

 

*Dr. Joner Nery é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex-diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo, membro da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP.

Publicado em Comércio

Esta é a terceira edição do Nós: criação, trabalho e cidadania. São ações promovidas pelo Sesc SP que acontecem em várias unidades da capital e interior. No Sesc São Carlos acontece nos dias 16 e 23 de março e as atividades são gratuitas.

 

SÃO CARLOS/SP - Consiste em iniciativas sociais voltadas à inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento comunitário. Por meio de feiras, mostras, oficinas, bate-papos, palestras e rodas de trocas de experiências. Refletindo as diversas demandas sociais de cada região e destacando o engajamento de coletivos e instituições na construção de modos de vida mais inclusivos, justos e sustentáveis.

A ação pretende promover uma aglutinação e difusão de experiências, pensamentos e questões que possam se constituir como elementos catalizadores de transformação e construção de projetos entre os participantes, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos entre os grupos, a formação de redes e o contato dos públicos com empreendimentos de impacto social presentes em seus territórios. 

 

Programação em São Carlos

Nós: criação, trabalho e cidadania

 

Feira Daqui - 2ª edição
Pequenos empreendimentos de agricultura familiar, artesanato e alimentação da cidade e região ocupam o Sesc com suas produções diversas. Nas bancas, alimentos frescos livres de agrotóxicos, comidas saudáveis, artesanato e o bom humor de quem gosta de comercializar de forma sustentável e solidária.   

Descubra produtos locais desde alimentos sem agrotóxicos a peças de artesanato. Apoie os empreendimentos solidários e desfrute de uma experiência sustentável.


Participantes
- Assentamento Santa Helena
- Associação Minas D'Água
- Belana
- Boom Natural
- Capão das Antas Agricultura
- CooperAbelhas
- Ecovila Tibá
- Sítio Nelson Guerreiro
- Tandem - Comunidade de Consumo Responsável
- Tasca
- Recriart
Dia 16/3. Sábado. 11h às 16h30.
Convivência externa. Grátis.
Livre - Autoclassificação
 

Vivência
Troca de mudas e sementes
Com Escola da Floresta - Sítio São João (São Carlos – SP)
Espaço para feirantes e visitantes da Feira Daqui realizarem trocas de mudas, sementes, saberes e experiências sobre espécies, cultivo e usos alimentares, medicinais e culturais das plantas.
Dia 16/3. Sábado. 11h às 15h.
Convivência externa. Grátis.
Livre - Autoclassificação

 

Bate-papo
Existo, logo consumo
Economia solidária, comércio justo e solidário e consumo responsável
Neste encontro com representantes de iniciativas que fomentam e fortalecem a rede de Economia Solidária em São Carlos, a ideia é nos provocar a pensar de forma crítica e coletiva sobre nossas escolhas e hábitos de consumo e seus reflexos econômicos, sociais e ambientais.
A conversa traz ainda práticas alternativas de comercialização e consumo, que reduzem desigualdades sociais e favorecem o desenvolvimento local e sustentável, a saúde e o bem-estar.


Participantes:
- Cândida Maria dos Santos, artesã e atual presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de São Carlos
- Gabriel Rampone, empreendedor e articulador da Feira Orgânica de São Carlos
- Luana Castelli, empreendedora e cogestora do Tandem - Comunidade de Consumo Responsável
- Valdecir Rosa (Doca), agricultor familiar e orgânico
- Mediação de Daniele Francisco, integrante do NuMI-EcoSol e NuPER Ufscar, com experiência em gestão de projetos em economia solidária e agroecologia
Dia 16/3. Sábado. 15h.
Convivência externa. Grátis.
Livre - Autoclassificação
 

Visita mediada
Caminhos da roça: Assentamento Santa Helena (São Carlos - SP)
Um passeio de turismo de base comunitária conduzido por moradores do assentamento de reforma agrária "Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Santa Helena", propõe um intercâmbio de saberes entre o campo e a cidade.
O roteiro apresenta um pouco da história de luta das famílias assentadas pelo direito à terra e de suas experiências de mobilização, organização e construção de modos de viver e produzir alimentos mais justos, solidários e sustentáveis com base no desenvolvimento comunitário e na preservação ambiental. Durante a visita será possível adquirir alimentos frescos de hortas agroecológicas no sistema colhe-pague e outros itens produzidos no local.
Com café camponês incluso.
Dia 23/3. Sábado.
Embarque no Sesc São Carlos: 13h
Previsão de retorno: 19h
Atividade externa
Grátis. Inscrições online ou presenciais de 7 a 20/3. Lugares limitados.
Livre - Autoclassificação
 

Nós: criação, trabalho e cidadania

Serviço:

Data: dias 16 e 23 de março.

Ingressos: Grátis. Lugares Limitados.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, está realizando a pavimentação asfáltica de ruas do bairro Tutoya do Vale, na região do Varjão. Estão sendo pavimentadas as ruas Sebastião Ramos, Profa. Vera Helena Trinta Pulcinelli e as vias transversais. 

Serão pavimentadas 80% das ruas do bairro Tutoya do Vale, um investimento de R$ 10 milhões, parceria entre a Prefeitura de São Carlos e o Governo do Estado de São Paulo, via Programa “Nossa Rua”.

Já as obras de infraestrutura urbana como guias, sarjetas e calçadas estão sendo concluídas. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) também já concluiu uma parte da implantação das redes de água e esgoto. São 3 mil e 500 metros de redes e ligações de esgoto que vão beneficiar um conjunto expressivo da população. Afinal, nesta região específica, apenas entre Tutoya do Vale e Santa Felicidade, moram aproximadamente 250 famílias, além do público flutuante que frequenta o lugar aos finais de semana. O valor da obra é de R$ 2 milhões.

“É um dia histórico para a região do Varjão porque nós iniciamos a pavimentação asfáltica neste conjunto de chácaras que há décadas vem reivindicando a implantação de infraestrutura urbana no local”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, João Muller. 

O vereador Roselei Françoso também acompanhou o início da pavimentação. “Essa obra vai ser muito importante para a valorização da região que agora recebe a infraestrutura reivindicada pelos moradores. Com isso essa importante região vai se desenvolver ainda mais”, avalia o vereador.

Netto Donato, secretário de Governo, lembrou que para a realização do programa Nossa Rua o Governo do Estado viabilizou recursos no valor R$ 7.500.000,00 e a Prefeitura de R$ 9.479.452,78, totalizando um investimento de R$ 16.979.452,78 para a aplicação igualitária em obras de pavimentação asfáltica e drenagem. “No total serão 7,75 Km de drenagem e pavimentação, 12 ruas serão pavimentadas, inclusive vamos interligar importantes região da cidade.  A rua Umberto Morasco, por exemplo, atrás do Parque Fher, na confluência da Miguel Petroni, está sendo interligada com a João Derigge, chegando na avenida Otto Werner, dando acesso aos residenciais Moradas e Terra Nova”, revela Netto.

Para o vice-prefeito, Edson Ferraz, essa interação da Prefeitura com o Governo do Estado é muito importante. “Dessa forma, buscamos soluções em comum. Esse é o objetivo do prefeito Airton Garcia, trabalhar para construir uma cidade melhor para todos”, afirma Ferraz.

O Lote 2 do Programa Nossa Rua está sendo executado pela empresa Sólida (30.361 m2) e compreende obras na rua Alessandro Di Salvo, no Jardim Novo Horizonte, na avenida Paulista, no Jardim Paulista, rua Giacomini Vaccari, no Jardim Santa Maria II, na via de acesso da rodovia Washington Luís no km 226 + 735 metros, na rua Caetano Ferragini e rua João Deriggi, no Parque Fehr, na rua Ray Wesley Herrick, na avenida Clemente Talarico, no Jardim Embaré, no prolongamento rua do Parque, na Vila Nery, e no prolongamento da avenida Paulista até a avenida Tancredo de Almeida Neves.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A estudante indígena Josineide Jacilda da Silva, mais conhecida como Vanessa Jacilda ou Vanessa Atikum, do Povo Atikum, de Pernambuco, inovou ao incluir, no âmbito da apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar, uma metodologia até então nunca usada na Universidade, o Tehêy (Pescaria de Conhecimentos). 

Vanessa Atikum é do município de Carnaubeira da Penha, especificamente da Serra Umã, aldeia sede do povo Atikum. Ingressou na UFSCar em 2019, pelo Vestibular Indígena. Durante o curso, a estudante notou a ausência de estudantes indígenas com deficiência na Educação Superior. Essa inquietação a levou a estudar o assunto no seu trabalho final do curso de Licenciatura em Educação Especial. "A pesquisa se deu pela percepção da ausência desses estudantes na Universidade, os indígenas com deficiência. Notei desde o primeiro ano do curso e fui aprimorando essa questão até o momento de decidir pesquisar realmente sobre isso", explica.

A pesquisa, intitulada "Estudantes indígenas com deficiência na Educação Superior brasileira: revisão sistemática (2019 a 2023)", com orientação de Rosimeire Maria Orlando, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e coorientacão da pedagoga Adriana Maria Corsi, trata de uma revisão de literatura que busca identificar as produções que falam sobre estudantes indígenas com deficiência na Educação Superior brasileira ao mesmo tempo em que busca identificar o foco dessas produções. A banca contou com a participação dos professores Michele Aparecida de Sá e Marcos José de Aquino Pereira. "Na pesquisa também falo sobre o contexto histórico e político da educação escolar indígena no Brasil, desde a invasão dos portugueses", acrescenta. 

"Destaco no trabalho apresentado pela estudante dois pontos principais: a temática que elegeu para o estudo ao investigar a interface entre Educação Superior e o estudante indígena com deficiência e o fato de ser escrito por uma estudante indígena e ter a possibilidade de trazer a cultura de seu povo e contribuir para a troca de aprendizados", aponta a orientadora.

Se o trabalho já se destaca pela abordagem escolhida, Vanessa Atikum foi além e inovou ao ser a primeira estudante da UFSCar a utilizar uma metodologia genuinamente indígena na apresentação de sua pesquisa. O Tehêy foi criado por Dona Liça Pataxó, educadora e liderança do povo Pataxó, de Minas Gerais, que consiste em uma coleta (pesca) de conhecimentos por meio de desenhos simbólicos representativos do tema de estudo e em contexto com a cultura dos povos originários. 

"A ideia surgiu pela intenção de descolonizar a universidade e esse pensamento veio com as discussões do grupo de pesquisa ao qual faço parte, o Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (Naldeia), um grupo de pesquisa específico para indígenas na pós-graduação, onde discutimos sobre autores indígenas e a importância da nossa presença na universidade. Além disso, tive apoio das indígenas do povo Pataxó para usar essa metodologia, sendo um importante passo para nós, estudantes indígenas da UFSCar, que temos a intenção de demarcar esse território chamado universidade", afirma a estudante.

O Tehêy foi usado no momento de apresentação do TCC, de forma narrativa, com uso de desenhos simbólicos para os povos indígenas, feitos em cartolina, e que transmitiam os elementos da pesquisa, como: objetivo, problema e metodologia. Na defesa do TCC, realizada no último dia 29 de janeiro, a indígena fez a fala de defesa e, ao final, descreveu todos os desenhos presentes para a banca e para o público presente. 

Diferente das demais metodologias acadêmicas, que se baseiam em princípios científicos e empíricos, o Tehêy tem como base a narrativa e a experiência cultural. "O Tehêy valoriza o conhecimento dos povos indígenas agindo de forma descolonizadora dentro da universidade, mostrando ao mundo dos não-indígenas que podemos e temos a capacidade de termos nossas próprias metodologias educacionais, sendo livres da eurocêntrica da universidade."

A pesquisa desenvolvida pela estudante indígena e defendida em banca, comprovou a ausência de produções acadêmicas sobre estudantes indígenas com deficiência na Educação Superior brasileira, dentro do período e metodologia abordados. "De acordo com as Ações Afirmativas, esse público tem o direito à reserva de vagas e até chegam a ingressar na Educação Superior, porém não há publicações que falem sobre o acesso e a permanência. As buscas atingiram um total de zero resultados de produções acadêmicas sobre indígenas com deficiência na Educação Superior brasileira. Diante disso, destaca-se a inquietação: se há políticas de Ações Afirmativas que visam o acesso desse público na universidade, além da prerrogativa de Educação para Todos, por que essa ausência de produções é tão gigantesca nesse ambiente? Essa e outras indagações busco responder na minha pesquisa", conclui a estudante.

A inquietação acadêmica de Vanessa Atikum não para por aí. Ela já iniciou uma revisão sistemática de literatura para usar os dados do TCC e continuar no curso de mestrado, porém com um trabalho de campo, com coletas de dados e ouvindo diretamente esse público, sobre o acesso e a permanência na Educação Superior brasileira. 

"Entendemos que a UFSCar, enquanto espaço de excelência e respeito à diversidade, só tem a ganhar ao se abrir para outras formas de apresentação das pesquisas, que partam de conhecimentos e práticas dos povos originários do território brasileiro. Trazer para a UFSCar uma metodologia significativa para indígenas, possibilitou, por meio dos desenhos e da pesquisa, criar um elo entre ancestralidade e ciência ocidental", finaliza Meire Orlando.

Publicado em Educação

RIO DE JANEIRO/RJ - Na terça-feira (12), a TV Globo levou ao ar mais uma edição do 'Big Brother Brasil 24' com a definição do Paredão da semana, no qual Yasmin Brunet foi eliminada. Durante a atração, os telespectadores foram surpreendidos com um recado do apresentador Tadeu Schmidt sobre os conflitos na casa.

A participante Leidy Elin levou uma bronca por ter jogado as roupas de Davi na piscina, na noite anterior após o 'Sincerão', atração em que os participantes são obrigados a destacar pontos negativos nos concorrentes.

No entanto, o recado causou certa confusão, uma vez que Leidy tinha antes questionado a produção se poderia jogar as roupas do brother na piscina e foi "autorizada".

Na mesma noite, Davi encheu um balde de água para jogar na participante e foi impedido pela produção que enviou um alerta ao rapaz dizendo que a situação poderia causar a eliminação dele.

Nas redes sociais, internautas fizeram uma retrospectiva da edição e apontaram diversas incoerências do diretor Boninho e da produção, que estaria defendendo o participante Davi.

"Essa é a pior edição que já teve, desde a segunda semana a produção está manipulando tudo para o Davi ser campeão. Passam a mão na cabeça dele e ele pode tudo, inclusive quebrar regras. Os outros participantes estão ali apenas para participarem dos anúncios dos patrocinadores", "Essa BBB virou uma grande chacota! Tem participante com máfia digital interferindo no jogo, tem Boninho levando informação de fora para dentro da casa (colocando a música 'infiel' para acordar o Buda e fez os participantes entenderem que a esposa tinha se separado do brother fora da casa) e passada de muitos panos para o Davi e Bia" e "O BBB 24 acabou antes da final! Boninho estragou o jogo e não é de hoje que o público está reclamando de interferência! Os participantes já perceberam o favoritismo da produção com o Davi e querem sair do jogo antes da final. Yasmin disse muitas vezes e pediu pro público tirar ela. Essa edição fracassou e Tadeu é só mais um detalhe nesta edição vergonha que favorece participante", foram alguns comentários.

 

 

POR RAFAEL DAMAS

Publicado em TV

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.