fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 
Cybernauta

Cybernauta

URL do site: https://www.cybernauta.com.br/ E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Com a reabertura do comércio, é hora de saber como melhorar as suas vendas! Acompanhe!

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, anunciou durante a sessão extraordinária realizada nesta última quarta-feira (1º) a criação da Comissão Especial para Auxiliar a Fiscalização e o Combate ao Coronavírus, que acompanhará as ações da Prefeitura quanto ao enfrentamento à epidemia da Covid-19, especialmente no tocante às compras, já que foram ampliados os casos de dispensa de licitação devido à situação calamitosa.

Após indicação dos partidos e sugestões das Comissões Permanentes da Casa, a Comissão Especial foi composta pelos vereadores Paraná Filho (presidente), Elton Carvalho (secretário), Roselei Françoso, Moisés Lazarine e Daniel Lima (membros).

Durante a sessão extraordinária, os vereadores também anunciaram a destinação de recursos de emendas parlamentares não utilizadas ou não executadas para as ações de combate à disseminação do novo coronavírus. O montante ainda poderá ser somado aos valores economizados pela Casa e repassados à Prefeitura durante as gestões dos presidentes Julio Cesar e Lucão Fernandes anteriormente destinados às cirurgias eletivas. Como o recurso ainda não foi utilizado e as cirurgias deste caráter estão suspensas, estão sendo tomadas providências para que ele seja redirecionado ao enfrentamento da Covid-19.

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta terça-feira (31/03) a situação epidemiológica do município para o novo Coronavírus (COVID-19).

São Carlos continua até o momento com 33 notificações de SUSPEITOS em isolamento domiciliar. Já o número de pessoas internadas com SUSPEITA diminuiu de 29 para 25, sendo 4 crianças (enfermaria), 12 adultos (enfermaria), 2 crianças em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 2 adultos também em UTI. Outras 5 pessoas de outros municípios continuam internadas em São Carlos, sendo 4 adultos em enfermaria e 1 adulto em UTI.

Até agora o município contabiliza 2 casos confirmados, 13 descartados (outros dois exames de pessoas internadas deram negativo para a COVID). Todos as amostras já foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, porém o laboratório não fixa prazo para enviar os resultados.

Do dia de 21 de março até esta terça-feira (31/03), 734 pessoas já passaram pelo sistema público e privado com sintomas de síndrome gripal leve e foram colocadas em isolamento domiciliar por 14 dias.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Ações visam minimizar os efeitos da pandemia na cidade de São Carlos

 

SÃO CARLOS/SP - Desde o início da pandemia da Covid-19, o Hospital Universitário "Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci" (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vem adotando medidas para conter a transmissão do Coronavírus e para melhor organizar o fluxo de atendimentos.
Como medidas de prevenção e controle hospitalar, foi elaborado um detalhado plano de contingência para os prováveis cenários de gravidade da Covid-19 e reorganizado o fluxo interno de pacientes. Também foram revistos os protocolos de atendimento e de capacitação das equipes. Além disso, o HU disponibilizou à comunidade de São Carlos um telefone específico para tirar dúvidas em relação à doença - Alô HU, pelo número (16) 3509-2498 - , e novas ações de telessaúde ao público interno e externo.

Atendimento
O HU está atendendo pacientes (adultos e crianças) com suspeita de Covid-19 de moderada complexidade, ou seja, que não necessitam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes mais graves, que necessitam de ventilação mecânica e de UTI, são estabilizados e transferidos para os hospitais de referência. A UTI do HU está em fase final de construção.

Estrutura
O atendimento é realizado em local específico, o que evita a exposição ao vírus das demais pessoas encaminhadas ao Hospital. Após avaliação médica, ao paciente são indicados a quarentena e cuidados em casa ou a internação.
A estrutura de leitos de internação (Covid-19 e não Covid-19) foi reorganizada e foram criados leitos extras. Ao todo, o HU disponibiliza 66% dos seus leitos para casos da Covid-19.
Em relação ao número de respiradores, o HU possui um total de 24 equipamentos, sendo que oito deles estão emprestados para a Santa Casa da cidade. Os demais estão devidamente instalados conforme a demanda das Salas de Emergência e dos leitos de retaguarda, utilizados por pacientes graves (Covid-19 e não Covid-19) e que precisam de transferência para UTI.

Campanha e estoque
O HU tem atuado para manter seu estoque de equipamentos de proteção individual (EPIs) para abastecer as áreas assistenciais (inclusive com processo de compra emergencial aberto) e, atualmente, não há falta desses equipamentos, mas dificuldade em consegui-los junto aos fornecedores. Por isso, está em andamento uma campanha de arrecadação de materiais para atendimento aos pacientes da Covid-19 e para assegurar o fornecimento adequado dos EPIs aos profissionais da Saúde.
O Hospital aceita doações de máscaras cirúrgicas, máscaras N95, avental de manga longa descartável e luvas de procedimento tamanho M. O objetivo é ampliar a estrutura de assistência da Instituição em um cenário em que não é possível prever o quantitativo de material necessário e nem o abastecimento desses produtos por parte do mercado.

Casos suspeitos
O HU não divulga casos suspeitos e confirmados da doença. Esses dados são atualizados diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos. A medida tem como objetivo não gerar duplicidade de informação, nem sobrecarregar o Hospital com demandas sobre casos suspeitos.
Todos os protocolos adotados pelo HU são dinâmicos e constantemente atualizados junto aos profissionais, conforme o panorama da doença e a necessidade local, e no sentido de garantir o atendimento necessário aos pacientes e de colaborar para que os efeitos da pandemia possam ser minimizados no Município.​

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31