Como medidas de prevenção e controle hospitalar, foi elaborado um detalhado plano de contingência para os prováveis cenários de gravidade da Covid-19 e reorganizado o fluxo interno de pacientes. Também foram revistos os protocolos de atendimento e de capacitação das equipes. Além disso, o HU disponibilizou à comunidade de São Carlos um telefone específico para tirar dúvidas em relação à doença - Alô HU, pelo número (16) 3509-2498 - , e novas ações de telessaúde ao público interno e externo.
Atendimento
O HU está atendendo pacientes (adultos e crianças) com suspeita de Covid-19 de moderada complexidade, ou seja, que não necessitam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes mais graves, que necessitam de ventilação mecânica e de UTI, são estabilizados e transferidos para os hospitais de referência. A UTI do HU está em fase final de construção.
Estrutura
O atendimento é realizado em local específico, o que evita a exposição ao vírus das demais pessoas encaminhadas ao Hospital. Após avaliação médica, ao paciente são indicados a quarentena e cuidados em casa ou a internação.
A estrutura de leitos de internação (Covid-19 e não Covid-19) foi reorganizada e foram criados leitos extras. Ao todo, o HU disponibiliza 66% dos seus leitos para casos da Covid-19.
Em relação ao número de respiradores, o HU possui um total de 24 equipamentos, sendo que oito deles estão emprestados para a Santa Casa da cidade. Os demais estão devidamente instalados conforme a demanda das Salas de Emergência e dos leitos de retaguarda, utilizados por pacientes graves (Covid-19 e não Covid-19) e que precisam de transferência para UTI.
Campanha e estoque
O HU tem atuado para manter seu estoque de equipamentos de proteção individual (EPIs) para abastecer as áreas assistenciais (inclusive com processo de compra emergencial aberto) e, atualmente, não há falta desses equipamentos, mas dificuldade em consegui-los junto aos fornecedores. Por isso, está em andamento uma campanha de arrecadação de materiais para atendimento aos pacientes da Covid-19 e para assegurar o fornecimento adequado dos EPIs aos profissionais da Saúde.
O Hospital aceita doações de máscaras cirúrgicas, máscaras N95, avental de manga longa descartável e luvas de procedimento tamanho M. O objetivo é ampliar a estrutura de assistência da Instituição em um cenário em que não é possível prever o quantitativo de material necessário e nem o abastecimento desses produtos por parte do mercado.
Casos suspeitos
O HU não divulga casos suspeitos e confirmados da doença. Esses dados são atualizados diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos. A medida tem como objetivo não gerar duplicidade de informação, nem sobrecarregar o Hospital com demandas sobre casos suspeitos.
Todos os protocolos adotados pelo HU são dinâmicos e constantemente atualizados junto aos profissionais, conforme o panorama da doença e a necessidade local, e no sentido de garantir o atendimento necessário aos pacientes e de colaborar para que os efeitos da pandemia possam ser minimizados no Município.