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Henrique

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RIO DE JANEIRO/RJ - O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, poderá ser conduzido de forma coercitiva à próxima sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o incêndio no Ninho do Urubu, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). No incêndio, ocorrido há um ano, morreram 10 adolescentes das categorias de base do clube e três ficaram feridos.

Landim faltou à sessão desta sexta-feira (7), para a qual estava convocado, e o presidente da CPI, deputado Alexandre Knoploch (PSL), determinou que, se ele ou o vice-presidente jurídico do clube, Rodrigo Dunshee, não comparecerem, Landim será trazido sob força policial.

“Se eles não estiverem aqui no primeiro horário, às 11h da próxima sexta-feira [14], aí uma viatura da Polícia Civil irá buscá-los para poder prestar aqui os esclarecimentos devidos. Estamos respeitando entendimento do STF [Supremo Tribunal Federal], de que só poderia haver condução coercitiva em uma segunda chamada. Tivemos um entendimento com o Flamengo [de] que eles virão espontaneamente – aqui não é um tribunal de inquisição”, disse Knoploch.

A deputada Renata Souza (PSOL), integrante da CPI e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, mostrou-se decepcionada com a atitude do Flamengo, por não enviar seu presidente à comissão. “O Flamengo está sendo negligente nesta questão. Recebi com muita preocupação a ausência dos dirigentes na CPI, diante da necessidade de um debate público. Muitas das famílias não moram no Rio de Janeiro. É uma oportunidade para o clube dar um respaldo minimamente transparente às suas ações com relação à reparação a essas famílias”, disse Renata.

O ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello compareceu à audiência e, na saída, falou rapidamente com os jornalistas. Ele foi indiciado em inquérito da Polícia Civil como um dos responsáveis pela tragédia, que deixou 10 adolescentes mortos e três feridos, no incêndio que consumiu o alojamento, dentro de um contêiner, onde eles dormiam, no dia 8 de janeiro de 2019. Bandeira negou que tenha responsabilidade sobre as mortes: “De jeito nenhum. Eu fiquei seis anos lá. Quando eu saí, estava todo mundo vivo e com saúde.”

Parentes

A advogada da família do atleta Pablo Henrique, Mariju Maciel, afirmou que o Flamengo não estava sendo justo na questão. “Uma vez o Flamengo fez contato comigo para botar o teto [de indenização] dele, não estabelecendo uma negociação, dizendo que o teto era aquele e que, se a família aceitasse, sim, se não, não estavam abertas negociações. Isso foi uns seis meses atrás, o único contato. E, com a família que eu represento nenhum contato, nem na entrega do caixão. Um total desrespeito e uma total falta de carinho”, disse a advogada.

O pai de Pablo, Wedson Cândido, queixou-se da atitude do clube, que praticamente não demonstrou interesse em manter contato com a família ao longo de um ano.

“É um sentimento de muita frustração, de abandono. O Flamengo nos abandonou. Eu confiei meu filho ao Flamengo, e ele devolveu o meu filho num caixão. O sonho do meu filho era jogar no Maracanã lotado. Eles interromperam 10 sonhos [de jovens] que pensavam em dar um futuro grande para a família”, lamentou Wedson, que estará novamente na CPI, na próxima sexta-feira, quando serão ouvidos outros dirigentes do clube.

Clube

Em vídeo publicado no último sábado (2) em suas redes sociais, o Flamengo classifica a tragédia como a maior da história do clube e afirma reconhecer sua responsabilidade, independentemente de culpa.

"Para nós, do Flamengo, nos aparenta ter sido um lamentável acidente, mas temos responsabilidade como guardiões dos adolescentes", disse o vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches. Além do ex-presidente Bandeira de Mello, também esteve presente na CPI o diretor executivo (CEO) do clube, Reinaldo Belloti.

 

*Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil

SÃO CARLOS/SP - O mês de fevereiro está somente na segunda semana, mas já registra níveis altos de chuva. Somente nos 6 primeiros dias do mês o volume de chuva chegou a 149,9 mm. Em São Carlos a média registrada nos últimos quinze anos foi de 196,3 mm.

Na última quinta-feira (6/2) a intensidade da chuva chegou a 42 mm durante o dia, porém à noite foram registrados mais 12 mm, totalizando 54 mm em 24 horas.

A chuva causou alagamento em alguns locais da cidade. A erosão na margem do córrego do Monjolinho fez ceder a calçada na Curva do Joinha (avenida Francisco Pereira Lopes) e com isso foi necessário interditar uma faixa da via.

Na baixada do mercado municipal, centro comercial da cidade, a única ocorrência foi na rua Episcopal no trecho entre as ruas Geminiano Costa e Santa Cruz, já atingido pela chuva do dia 12 de janeiro e que ainda permanecia interditado. “No local o SAAE já refez todas as ligações de água e esgoto. Na sequência refizemos três galerias de águas pluviais e estávamos aguardando parar de chover para aplicar a última camada de asfalto. Agora vamos ter que refazer a capa, para depois, sem chuva, pavimentar o trecho”, explica Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

Olmo disse, ainda, que o prefeito Airton Garcia liberou mais R$ 1 milhão de recursos do próprio município para serviços e pequenas obras emergenciais para amenizar os impactos das enchentes. “Na curva do Joinha, na avenida Trabalhador São-Carlense, já iniciamos a contenção dos taludes nas margens do córrego Monjolinho para segurar a erosão. Na Episcopal continuamos trabalhando também, inclusive neste fim de semana”.

A Rotatória do Cristo, Pontilhão da Praça Itália, Rotatória do CDHU, Pontilhão da Travessa 8, sofreram com alagamentos, porém a água baixou e as equipes da Prefeitura realizaram a limpeza desses locais com a liberação do trânsito.

De acordo com a Defesa Civil de São Carlos não foi registrada nenhuma vítima. “Será um mês muito chuvoso, com bastante volume de água nas cabeceiras dos córregos. Nesta quinta tivemos dois períodos críticos, à tarde e depois à noite, ultrapassando 50% do previsto para todo mês de fevereiro. Pedimos para que as pessoas evitem as áreas de risco e que se cadastrem na Defesa Civil do Estado para receber os alertas. Basta cadastrar o seu Código de Endereçamento Postal (CEP), por SMS, pelo 40199”, alerta Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil.

Caballero se reuniu na manhã desta sexta-feira (7/2), em São Paulo, com representantes da Defesa Civil do Estado, para verificar o andamento do relatório com o diagnóstico das últimas chuvas com pedido de recursos para obras de reconstrução. No último dia 29 de fevereiro foi publicado no Diário Oficial do Estado o Decreto Nº 64.767, homologando por 180 dias, o Decreto Municipal Nº 3, de 14/01/2020, que declarou situação de emergência em áreas do município de São Carlos.

As obras de prevenção não vão entram nessa análise, somente obras de reestruturação e restabelecimento dos serviços essenciais. O próximo passo é o reconhecimento federal da situação de emergência. Nesta segunda-feira (10/02) o prefeito Airton Garcia se reúne com o vice-governador, Rodrigo Garcia, às 11h, no Palácio dos Bandeirantes.

Com recursos próprios e emergencialmente a Prefeitura contratou até o momento somente duas empresa, uma no valor de R$ 300 mil, para recuperar a rua Episcopal, no centro comercial da cidade e outra no valor de R$ R$ 43.889,17 para a execução de muro de divisa, canaletas para águas pluviais e reparos no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo e no e no Ecoponto do Jardim Medeiros.

O município também já assinou um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) para a construção de um piscinão na região da CDHU com recursos de contrapartida de uma construtora. O projeto já está pronto e o reservatório de retenção de águas pluviais, conhecido também como piscinão, vai começar a ser construído ainda no mês de março, com previsão de execução em até 120 dias, um investimento de R$ 1.231.076,00.  

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Comissão Permanente de Licitações, realizou no último dia 31 de janeiro, a segunda sessão publicam referente a Concorrência Pública N.° 01/2019, do tipo maior proposta de repasse de recursos, objetivando a outorga, em caráter de exclusividade, da concessão a título oneroso de serviço público de administração, manutenção e operação do Pátio Municipal, com recolhimento e guarda de veículos automotores apreendidos em razão de infração à legislação de trânsito e objeto de crime e ainda, a preparação e organização de leilões públicos.

Em outubro do ano passado, quando da realização da primeira sessão, oito empresas protocolaram propostas e apresentaram os envelopes, na forma prevista no Edital, porém diante da necessidade de avaliação da capacidade técnica dos licitantes, confrontando os atestados apresentados por eles com as exigências do Edital, a Comissão Permanente de Licitações decidiu encerrar a primeira etapa do processo, encaminhando a documentação para avaliação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Os envelopes com as propostas comerciais dos licitantes ficaram custodiadas pela Comissão, devidamente lacrados e inviolados. No último dia 31 de janeiro o processo teve continuidade com a abertura dos envelopes de proposta das quatro licitantes habilitadas. Foram abertos os envelopes e extraídos os seguintes percentuais de repasse: Armatrans (27,5%), Trintin (25%), Alves e Yoshiy (21,2%) e MR3 (8,5%).

Pela necessidade de se avaliar a viabilidade e exequidade dos percentuais propostos e os cálculos de receitas e custos apresentados, de acordo com o exigido no Edital, a Comissão decidiu suspender a sessão, encaminhando a documentação para análise e manifestação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, após o que será dada continuidade ao procedimento.

 

Pátio Municipal - O depósito de veículos acontecerá em área pública, pertencente ao município de São Carlos que está localizada na Estrada Municipal Cônego Washington José Pêra - km 2,5, com uma área aproximada de 28.000 m2. A contratada deverá iniciar a administração, operação, manutenção e a exploração de estadia de recolhimento de veículos do Pátio Municipal em 60 dias após prévia vistoria em conjunto com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e mediante ordem de serviço específica, compreendendo a administração e o gerenciamento de todas as atividades pertinentes, em especial o recebimento e liberação dos veículos apreendidos e a cobrança decorrente da estadia dos veículos.

Em até 12 meses a empresa vencedora deve providenciar a construção de 1.480 m2 de muro de fechamento e fazer a readequação hidráulica e elétrica da sala administrativa. Em até 3 meses deve implantar sistema de monitoramento por câmeras.

A tarifa a ser aplicada pela movimentação no Pátio Municipal de São Carlos será calculada através do percentual de 70% do valor estabelecido pela Lei nº 15.266, de 26 de dezembro de 2013 que dispõe sobre as tarifas aplicadas pelo Detran/SP, conforme prevê a Lei Municipal nº 18.924 de 07 de dezembro de 2018.

Confira os valores conforme tabela do Detran/SP:

Tipo Valor Detran/SP Valor São Carlos

 

Estadia Motos e Carros R$ 29,18 R$ 20,43
Estadia Caminhões e ônibus R$ 29,18 R$ 20,43
Guincho para Motos e Carros R$ 291,83 R$ 204,28

 

Guincho para Caminhões e Ônibus R$ 291,83 R$ 204,28

 

Proposta de formação a distância é destinada a professores da Educação Básica das redes públicas de ensino

 

SÃO CARLOS/SP - Está aberto o período de inscrição no curso de aperfeiçoamento em Alfabetização para Estudantes com Deficiência (AlfaDef), oferecido pelo Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é capacitar professores da Educação Básica das redes públicas de ensino em relação a elementos norteadores da alfabetização para estudantes com deficiência, respeitando as individualidades e as necessidades de aprendizagem para cada público específico.
O curso, gratuito e ofertado na modalidade a distância, tem carga horária de 180 horas, com início em maio e término em outubro de 2020. Ao longo dos meses, serão trabalhadas disciplinas que abordam alfabetização digital e deficiência, além de alfabetização para estudantes cegos e com baixa visão, surdos, surdocegos, com deficiência física, com transtorno do espectro autista e com deficiências física e intelectual.
As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de março, exclusivamente pelo site do curso (https://alfadef.faiufscar.com/#/), por meio de preenchimento de formulário e envio de documentação, detalhada no edital. O processo de seleção será realizado em etapa única eliminatória, que consiste em análise documental, por ordem de inscrição, até serem completadas as vagas. As demais inscrições deferidas farão parte de uma lista de espera.
Mais informações sobre a iniciativa estão no edital, disponível em https://alfadef.faiufscar.com/#/, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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