"O milho é uma das culturas anuais mais plantadas atualmente com muita importância para pequenos e grandes produtores", afirma Evandro Henrique Schinor, professor do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal (DBPVA-Ar) do Campus Araras. Segundo projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a área plantada de milho deve ter um acréscimo de 6,2% entre 2017/18 e 2027/28, passando de 16,6 milhões de hectares para 17,7 milhões. O consumo interno de milho também deve aumentar nesse período, de 60,4% para 66,1% da produção.
Na parte da manhã, a programação apresenta as palestras "Fenologia e fisiologia da produção do milho", com o professor Antonio Luiz Fancelli, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP); e "Agricultura de precisão", com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Lucas Rios do Amaral. Já Marcelo Teres Doll, da Kimberlit Agrociência, fala sobre soluções nutricionais e fisiológicas para o ganho de produtividade na cultura do milho; e Tuana Paiva, da Multitécnica, abordará a "Nutrição de Plantas e Institucional da Multitécnica". No período da tarde, a partir das 13 horas, os temas serão "Tecnologia de pulverização com drones", por conta da Arpac Brasil, e divulgação da J.A Máquinas LS Tractor, com João Paulo Marretti.
Inscrições
O Dia de Campo é voltado a produtores rurais, profissionais agrícolas e estudantes da área. As inscrições podem ser realizadas no formulário online disponível em http://bit.ly/gepagri e são gratuitas para o público externo. Para estudantes será cobrada uma taxa R$ 10. São ofertadas 100 vagas e haverá emissão de certificados.
As atividades acontecem a partir das 8 horas no Anfiteatro do CCA, no Campus Araras da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas com Renan Oliveira (19 - 99834-9455) ou Matheus Palhares (19 - 99994-0844).