Brotas/SP - No dia 06 de setembro de 2018, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação estabeleceram o DIA MUNICIPAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO DESCARTE CORRETO DE MATERIAIS para iniciar a Campanha de divulgação de uma nova rotina de descarte e coleta de materiais inservíveis na cidade de Brotas.
Na véspera do feriado nacional, todas as escolas distribuíram aos alunos um material explicativo sobre o descarte correto de resíduos, pois cuidar da limpeza da cidade também é cidadania.
De acordo com a Lei Municipal no. 3121/2018 do Plano Municipal de Saneamento Básico, cada resíduo deve ter sua destinação correta. Por exemplo, os resíduos da construção civil (tijolos, areia, cimento,madeira) devem ser descartados em caçambas e não podem se acumular nas calçadas e locais públicos. Quem descumprir está sujeito à multa no valor de R$ 180,00.
Os resíduos de limpeza dos terrenos como terra, grama, restos de poda de árvores podem ser coletados pela Prefeitura seguindo rotina por bairro. Este material, porém será coletado em sacos plásticos de 100 litros até a quantidade de 05 sacos por residência. Da mesma forma, também são coletados móveis inservíveis como sofá, guarda roupa, colchão, conforme a rotina do bairro. Quem não seguir as orientações e não observar os dias de coleta e, está sujeito à multa de R$ 180,00.
Foi estabelecida parceria com o SAAEB, em que os servidores da autarquia entregarão este panfleto de orientação em todas as casas de Brotas e Patrimônio.
Vamos deixar a cidade limpa e livre de focos de doenças e vetores. O meio ambiente começa em casa.