fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Empresa europeia busca tecnologia bactericida desenvolvida na UFSCar

Escrito por  Out 23, 2019
Compostos baseados em nanopartículas de prata geraram patente compartilhada com universidade da Espanha e com a Unicamp

 

SÃO CARLOS/SP - Nanopartículas de prata e de tungstato de prata com propriedades bactericidas e fungicidas obtidas no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), despertaram recentemente o interesse da NOB166, empresa sediada no Parque Científico, Tecnológico e Empresarial da Universidade Jaume I, em Castellón, na Espanha. A empresa é especializada no desenvolvimento e utilização de produtos nanotecnológicos no setor de limpeza têxtil (como, por exemplo, lavagem de roupas) e de superfícies. Por isso, a intenção é utilizar o método desenvolvido pelo CDMF para incorporar as nanopartículas em sua linha de produtos.
Em todo o mundo, vários grupos de pesquisa buscam novos agentes bactericidas e, particularmente, novas técnicas para obtenção de nanopartículas de prata, elemento com comprovadas propriedades antimicrobianas, usado para fins medicinais desde a Antiguidade, junto com o ouro e a platina. O CDMF é pioneiro nessa busca: em 2013, relatou a obtenção dessas partículas, de forma inédita, sobre a superfície do tungstato de prata (semicondutor formado por óxido de prata e tungstênio - Ag2WO4), por meio da irradiação de elétrons sobre esse material, e depois, em 2018, através da ação do laser. Esses esforços também resultaram em mais um pedido de patente para o Centro, depositado em julho deste ano, com o apoio da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar.
A invenção é compartilhada entre pesquisadores da própria UFSCar, da Universidade Jaume I (UJI) e, também, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A partir de notícia sobre a incorporação da nova invenção à carteira de patentes da UJI, a NOB166 entrou em contato com os pesquisadores responsáveis, e as primeiras negociações para a transferência de tecnologia foram realizadas, com previsão de continuidade nas próximas semanas para discussão de aspectos legais e elaboração dos termos da parceria.

CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e, além da UFSCar, congrega pesquisadores de várias outras instituições. O Centro também recebe investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN). Mais informações em cdmf.org.br.

Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.