O cenário negativo também é notado em relação ao item que mede a propensão a investir, que registrou queda de 3,4% em relação ao mês passado, a quarta consecutiva, passando de 78,2 pontos para os atuais 75,6 pontos. Já na comparação com setembro de 2017, quando apresentava 74,5 pontos, teve crescimento de 1,4%.
O item que mede a expectativa de novas contratações interrompeu a sequência de três recuos consecutivos no comparativo mensal e apontou crescimento de 2,8%, atingindo 112,8 pontos ante os 109,7 pontos vistos em agosto. Porém, segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, se comparado com o mesmo mês do ano passado o indicador caiu 3,6%, o terceiro recuo seguido. Vale lembrar que a partir de agora, a tendência da intenção de empregar, pelo menos na margem, é de alta, por conta da proximidade com o Natal.
Nota metodológica
O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.