São Paulo/SP - O início desta terça-feira (11), foi agitado na Fórmula 1. Como já era esperado, a Ferrari confirmou nesta manhã que não renovará o contrato de Kimi Raikkonen para a próxima temporada e oficializou a contratação de Charles Leclerc, jovem talento que estreou este ano na categoria. A troca na Ferrari foi antecipada pelo GloboEsporte.com no dia 2 de setembro. Logo em seguida, porém, veio a surpresa. Em sua conta no Instagram, Kimi anunciou que correrá pela Sauber nos próximos dois anos, voltando à escuderia suíça (pela qual iniciou a carreira na F1 em 2001) e assumindo o posto do monegasco de 20 anos.
Completando 39 anos no dia 17 de outubro, o Homem de Gelo anunciou a nova página em sua vitoriosa carreira dias depois de ter registrado a pole position com maior média de velocidade na história da categoria, com 263,588 km/h, no circuito italiano de Monza. Além do título mundial em 2007, Kimi é ao lado de Mika Hakkinen o piloto finlandês com mais vitórias (20), tendo feito ainda 18 poles, 46 voltas mais rápidas e cem pódios.
Em 2018, Raikkonen faz sua melhor temporada desde que voltou para a Ferrari, em 2014. O finlandês é o terceiro colocado na classificação geral, com 164 pontos, e somou nove pódios em 14 corridas, tendo três segundos lugares (Azerbaijão, Áustria e Itália) como melhores resultados. Nem isso foi suficiente para ele permanecer na equipe.
Prevaleceu a decisão tomada pelo então presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, de efetivar Leclerc, que faz boa temporada de estreia pela Sauber. Depois do falecimento de Marchionne, no fim de julho, os novos comandantes, John Elkhann e Louis Camilleri, se mostraram propensos a manter Raikkonen, mas agora finalmente o monegasco está confirmado.
Agora, Raikkonen provavelmente escreverá a última página de sua carreira na Fórmula 1, no mesmo lugar no qual escreveu a primeira. Uma página de mais duas temporadas, nas quais Kimi será o primeiro piloto na F1 com mais de 40 anos desde que Michael Schumacher fez seus últimos campeonatos, pela Mercedes.
*Por: GloboEsporte.com
*Foto: EFE