São Carlos/SP - Não é novidade para nenhum leitor, que a nossa saúde pública está um caos. Uma notícia publicada em março de 2017 pela Imprensa Federação Médico Brasileiro - FMB, associado ao Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simpesp) relata que a situação da saúde deste município é grave, isto porque o déficit de médicos, atrasos salariais, unidades de recém abertas e precários vínculos empregatícios, são altos. A dificuldade está ainda maior, quando relata a complexidade da gestão para o suporte financeiro, material e de recursos humanos. Estas circunstâncias promoveram aumento de atendimentos e a sobrecarga dos serviços, comprometendo a qualidade das atividades e a incapacidade de atender a demanda da população.
Apesar do ano, a situação ainda não obteve melhora, isto se complica ainda mais, quando mencionamos os atendimentos multiprofissional. Uma outra reportagem publicada pela “Globo.com” por meio do Jornal Hoje (01/04/2017), relata que a maioria das crianças que nasceram com microcefalia não tem acesso aos tratamentos necessários, sendo instruídos a esperar pela terapia devido à grande demanda, falta de equipamentos e profissionais.
Das crianças monitoradas pelo Ministério da Saúde, 35% não recebem a estimulação precoce por meio da reabilitação. A Neurologista Ana Maria Low, discorre “Mas o que que a gente ta vendo? A demanda ta tão grande que aqueles centros que estavam em atendimento e que estavam fazendo um trabalho terapêutico, digamos assim, intensivo, com atendimentos duas vezes por semana, três vezes por semana, está havendo a necessidade de se espaçar isso, exatamente por que não tem recurso para continuar”.
A reportagem ainda ressalta que no Brasil existe 187 centros especializados em reabilitação, mas que necessita de apoio público para ampliar os atendimentos, e tentar solucionar este problema grave de saúde pública. Apesar de ainda não possuir o olhar do município, o S.U.P.E.R.A vem de encontro com a realidade destas famílias. Combatendo ao descaso da saúde desta população, oferencendo atendimento multiprofissional a baixo custo e gratuito.
O S.U.P.E.R.A possui vários atendimentos, como de fisioterapia na área de reumatologia, traumo-ortopédica, funcional, neuro-funcional, respiratório, RPG e hidroterapia, que atuam no alongamento, fortalecimento, ajuste de postura, coordenação e tonificação dos músculos. Na área de fonoaudiologia, trabalhamos com distúrbios de comunicação humana e disfunção neurovegetativas, atuando na deglutição, reabilitação auditiva, respiração, rouquidão e na dificuldade da fala e escrita.
A nutrição atua na promoção, recuperação e manutenção de uma vida saudável, por meio do cardápio especializado, reeducação alimentar e estruturação alimentar conforme a patologia. A psicologia realiza o acompanhamento e intervenções na melhora da qualidade de vida e no conhecimento interior, agindo nos momentos difíceis, dificuldades emocionais, relacionamentos e nas tomadas de decisões.
A terapia ocupacional auxilia no desenvolvimento psicomotores e de aprendizagem, atuar na reabilitação, reintegração e promoção a saúde dos pacientes. Enquanto a estimulação cognitiva desenvolve atividades voltadas a neuroplasticidade, na dificuldade de concentração, raciocínio, memoria, lateralidade e processamento de informação.
São atendimentos de qualidade e de fácil acesso a população. Devemos nos unir e disseminar ações e locais iguais a estes, que preconizam a saúde e o desenvolvimento individual de cada paciente, independente da sua patologia.
Além disso, o Brasil, o Estado e o Município devem atentar-se as estas grandes demandas já evidenciadas a anos. Preocupar-se com atendimentos de reabilitação, independente da patologia, resulta em menores gastos ao poder público, e consequentemente a maior qualidade de vida deste indivíduo. Ter um local que acolhe, auxilia na independência, entende as demandas específicas e atua nas dificuldades de forma rápida e eficiente, é imprescindível, inclusive por lei, favorecendo e executando os direitos e garantias fundamentais sociais e de saúde.
SUPERA REABILITAÇÃO
Local: Rua Desembargador Julio de Faria (travessa 7) N° 895 - Vila Prado
Telefones: 3411-1798 ou 99270-2164