fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Projeto sobre combate ao coronavírus prevê possibilidade de realização de exames médicos compulsórios

Escrito por  Fev 04, 2020

BRASÍLIA/DF - O projeto de lei encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional com regras para enfrentamento ao coronavírus prevê, entre outras medidas, a possibilidade de realização de exames médicos compulsórios.

O texto também diz que o poder público poderá determinar a realização compulsória de testes laboratoriais e coletas de amostras clínicas.

O projeto elaborado pelo governo faz a ressalva de que essas medidas só serão aplicadas "com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde". Além disso, o texto afirma que as ações devem ocorrer em prazo específico e ser limitadas ao "mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública".

As normas previstas no projeto devem ser usadas já na repatriação de brasileiros que estão em Wuhan, na China – cidade mais atingida pela epidemia de coronavírus.

Governo vistoria base em Anápolis cotada para quarentena de brasileiros que estão na China
Inicialmente, o governo chegou a elaborar uma medida provisória com as regras – o que colocaria as normas em vigor antes mesmo de uma avaliação do Congresso. Na noite de segunda (3), a equipe decidiu transformar o texto em um projeto de lei.

A mudança foi defendida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), porque a tramitação de um projeto é mais fácil que a da MP. O projeto de lei pode ser levado diretamente ao plenário da Câmara e, em seguida, ao plenário do Senado. Já a medida provisória precisa, antes, ser votada em uma comissão mista.

Tanto Maia quanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), já disseram em entrevistas que darão urgência à tramitação do projeto de lei. Se houver acordo entre os parlamentares, o texto pode ser protocolado, lido, votado e aprovado em um único dia.

Até a publicação desta reportagem, o governo Bolsonaro ainda negociava, com autoridades chinesas, as regras para repatriação de brasileiros. Segundo o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, os cidadãos que vierem da China ficarão em quarentena por 18 dias.

Ainda falta definir, por exemplo, o local onde será feita a quarentena (a cidade de Anápolis é a mais cotada) e a data em que o avião vai buscar os brasileiros em Wuhan.

Emergência coronavírus
Na mesma edição extra do "Diário Oficial" foi publicada portaria do Ministério da Saúde que declara "emergência em saúde pública de importância nacional" em razão do coronavírus. O Brasil não tem casos confirmados da doença.

O ministro Luiz Henrique Mandetta já havia informado na segunda-feira (3) que o governo brasileiro reconheceria a emergência mesmo sem casos confirmados de coronavírus no país. Mandetta declarou que a decisão seria para "fins administrativos", para viabilizar as medidas que o governo brasileiro adota a respeito do caso, como a busca de brasileiros que estão em Whuan.

Com a portaria, o Brasil elevou para o nível 3, o máximo na escala de risco. Em geral, o nível 3 só é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional, porém o governo brasileiro abriu uma exceção.

O texto ainda estabelece um Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para realizar a "gestão coordenada" da resposta do Brasil à emergência em saúde pública. O centro ficará sob responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O centro tem a competência de "planejar, organizar, coordenar e controlar" as medidas que serão empregadas durante o período de emergência.

Com a portaria, o Ministério da Saúde poderá:

  • Acionar equipes de saúde, o que inclui a contratação temporária de profissionais
  • Adquirir bens e serviços necessários para enfrentar a emergência
  • Requerer bens e serviços de pessoas e empresas, assegurada indenização

Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília

 

Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.