Docente do Senac São Carlos dá dicas simples que darão um toque especial aos pratos rotineiros da noite de 24 de dezembro
SÃO CARLOS/SP - O fim de ano se aproxima e com ele as festas. A época é ideal para reunir familiares e amigos para confraternizar. Mas, esse costume não é de agora. A tradicional Ceia de Natal, por exemplo, originou-se na Europa, quando as famílias deixavam as portas das casas abertas para receber viajantes e peregrinos e festejavam a data com uma mesa composta por diversos pratos doces e salgados.
Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região foi acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, que logo passou a fazer parte da mesa também dos brasileiros. Com o passar do tempo, é visível que as opções para o jantar do dia 24 de dezembro aumentaram, embora muitas famílias, ainda, preferem a ceia tradicional com peru, pernil, arroz com passas, farofas, tender, chester, maionese, frutas e um bom vinho.
Apesar disso, segundo Gabriel Penteado, docente de gastronomia do Senac São Carlos, é possível inovar mesmo nos pratos tradicionais. "Para sair da mesmice, é legal entender a função de cada ingrediente. Podemos substituir, por exemplo, a uva passa, que muita gente não gosta, por damasco e tâmara seca no arroz. E, na farofa, utilizar frutas secas como castanhas", explica.
Ele acrescenta que a escolha dos ingredientes depende muito do gosto dos convidados. "Se você receberá pessoas que são vegetarianas é importante investir em um cardápio a base de leguminosas, como grão de bico e lentilha. As farofas, que, em geral, são feitas com calabresa e bacon, podem ser feitas com oleaginosas. Outra dica é preparar um escondidinho de cogumelos como prato principal", explica.
Para a hora da sobremesa, a aposta do docente é em um pavê de sorvete, com nozes e cereja; mousse de avelã; rabanada de chocolate ou um pudim cremoso. Ficou com vontade de experimentar essas delícias? Confira abaixo a receita do pavê de sorvete com nozes e cereja.
Ingredientes
1 bolo comprado pronto
100 g de nozes picadas
15 cerejas em caldas
1 pote de sorvete de chocolate
1 xícara (chá) de cerejas cortadas ao meio
500 g. de chantili
Modo de preparo
Misture delicadamente as nozes com as cerejas e o chantili e reserve. Corte o bolo em pedaços pequenos e umedeça-os na calda da cereja.
Montagem
Em taças individuais alterne camadas de sorvete e bolo umedecido e finalize com o chantili misturado com as cerejas cortadas e nozes. Leve à geladeira e sirva no momento da refeição.
Preparo: até 30 minutos
Rendimento: 8 porções
Qualificação na área
Para quem pretende investir na área de gastronomia ou mesmo empreender neste mercado, o Senac São Carlos oferece algumas opções de cursos na área, como o curso livre Bolos e Tortas; Cardápio de Botequim e Cozinha Regional Brasileira, que estão com inscrições abertas. Além das qualificações Técnico em Cozinha e Técnico em Confeitaria. Para mais informações sobre a programação de cursos e inscrições, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/saocarlos ou procure a unidade.
Serviço:
Cardápio de Botequim
Data: 10 de dezembro a 17 de dezembro de 2018
Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas
Bolos e Tortas
Data: 11 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2019
Horário: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Técnico em Confeitaria
Data: de 18 de fevereiro de 2019 a 14 de fevereiro de 2020
Horário: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Cozinha Regional
Data: 9 de março a 6 de maio de 2019
Horário: sábado, das 13 às 17 horas
Técnico em Cozinha
Data: de 25 de março de 2019 a 25 de fevereiro de 2020
Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas
Endereço: Rua Episcopal, 700, Centro - São Carlos/SP
Informações: www.sp.senac.br/saocarlos