fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Rodrigo Stein

Rodrigo Stein

Vendedor e Jornalista.
Ajudo a compor as materias e deixar a rádio sanca mais conhecida positivamente na cidade

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/rodrigo-stein E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma neste sábado (31/07), mais uma morte por COVID-19, totalizando 491 óbitos.

Trata-se de uma mulher de 69 anos, internada desde 26/07 em hospital privado.

Continua depois da publicidade

São Carlos continua com 25.803

casos positivos para a doença, uma vez que essa paciente já estava contabilizada na relação de positivados. 

Nenhum paciente está neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho.

A taxa de ocupação dos leitos especiais de COVID-19 para UTI/SUS está neste momento em 88,64%.

 

A projeto é de longo prazo e precisa ser aprovado pela Ebserh

 

SÃO CARLOS/SP - Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (30/07), no auditório do Paço Municipal, com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e de representantes do Hospital Universitário (HU-UFSCar), do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Câmara Municipal, foi discutida a proposta de instalação de uma maternidade na unidade hospitalar de São Carlos.

Continua depois da publicidade

De acordo com o superintendente do HU-UFSCar, Fábio Neves, a reunião de hoje foi para mostrar ao poder executivo e legislativo qual seria o modelo de cuidado de uma maternidade no Hospital Universitário. “Ainda é preciso decidir o custeio, assim como também é necessário e fundamental que a Ebserh, empresa que faz a gestão dos hospitais universitários, entenda e viabilize esse projeto. Portanto, esse é o primeiro passo para que, no futuro, a gente possa, de fato, ter uma assistência materna que contribua nessa linha de cuidado aqui em São Carlos. Mas não é um projeto de curto prazo, ele deve durar cerca de dois ou três anos”, explicou o superintendente.

Humberto Hirakawa, obstetra e professor do curso de medicina da UFSCar, fez a apresentação de um projeto modelo ideal de maternidade, desenvolvido por um grupo de docentes do curso de medicina. “É uma forma de melhorar a assistência e, como consequência, a expectativa é que, com isso, a gente diminua o número de procedimentos desnecessários. A proposta conta com um setor de internação com doze suítes, um centro de parto normal com três quartos PPP (pré-parto, parto e puerpério), um centro obstétrico e uma unidade de cuidado progressivo neonatal, que é a UTI neonatal que vai receber os bebês que precisam de alguma atenção mais especializada. Essas quatro unidades são integradas entre si, e o usuário trafegará por elas conforme a necessidade”.

“Embora a Santa Casa, nossa parceira, por mais que se esforce, e ela continuará sendo nossa parceira, sentimos que há necessidade de ampliação desse setor para que tenhamos uma ampliação na realização de partos, pré-natal, acompanhamento pós-parto. Como o HU trabalha com módulos na sua edificação, nosso pleito é para que a ampliação contemple, em um desses módulos de avanço, uma maternidade”, justificou Marcos Palermo, secretário municipal de Saúde.

O próximo passo será apresentar o projeto executivo com estimativa de valores, já em elaboração, para Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) juntamente com uma carta de intenção do município confirmando interesse na contratualização dos serviços no caso da implantação da maternidade na unidade hospitalar de São Carlos.

O HU-UFSCar atende somente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Carlos e da chamada região coração, composta por 5 municípios (Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Descalvado e Dourado) que fazem parte do Departamento Regional de Saúde (DRS III de Araraquara). 

O projeto foi entregue ao prefeito Airton Garcia pelo secretário de Saúde, Marcos Palermo. “Vamos em Brasília lutar para a instalação dessa maternidade. Esse projeto é muito importante não só para São Carlos, mas para outras cidades, por isso vamos pedir para os prefeitos das cidades da chamada região coração nos ajudar nessa luta”, disse o prefeito Airton Garcia.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Edson Ferraz, o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso e os vereadores Lucão Fernandes, Raquel Auxiliadora e professora Neusa.

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta sexta-feira (30/07) mais duas mortes por COVID-19 no município, totalizando 490 óbitos.

Trata-se de uma mulher de 87 anos, internada em hospital público desde 26/07 e de um homem de 83 anos, internado em hospital público desde 25/07. 

Continua depois da publicidade

Também morreu uma mulher de 63 anos de Descalvado, internada em hospital público de São Carlos desde 25/07.

São Carlos contabiliza neste momento 25.803 casos positivos para COVID-19 (107 resultados positivos foram divulgados hoje), com 490 óbitos confirmados e 131 descartados.

Dos 25.803 casos positivos, 23.584 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 48 óbitos sem internação, 2.171 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.596 receberam alta hospitalar e 442 positivos internados foram a óbito. 24.810 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 44.352 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (135 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 74 pessoas, sendo 10 adultos na enfermaria. 4 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 3 estão em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 54 pessoas, sendo 39 em leitos de UTI/SUS e 15 em leitos de UTI da rede particular. Na enfermaria SUS 3 crianças estão internadas neste momento. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. 10 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos neste momento. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 88,64% (39 adultos estão internados). 

Neste momento o município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

 

CENTRO DE TRIAGEM – Nenhuma pessoa está sendo atendida neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem de Síndrome Gripal do Ginásio Milton Olaio Filho.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 81.900 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 80.299 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.601 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 55.473 pessoas já realizaram a coleta de exames, 38.385 tiveram resultado negativo para COVID-19, 16.917 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 171 pessoas aguardam resultados de exame.

 

Durante a semana também serão vacinadas pessoas de 28, 27, 26 e 25 anos

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Vigilância em Saúde informa que recebeu do Governo do Estado, via Departamento Regional de Saúde (DRS III de Araraquara) 6.518 doses de vacinas contra a COVID-19. Neste sábado (31/07) o Estado vai repassar mais 17.770 doses, totalizando 24.288 doses de vacinas contra o novo coronavírus, portanto na próxima segunda-feira (02/08) o município começa a imunização de novas faixas etárias.
Novamente para evitar aglomerações a imunização será realizada de forma escalonada por idade:

- Segunda-feira (02/08) - 29 anos;
- Terça-feira (03/08) - 28 anos;
- Quarta-feira (04/08) - 27 anos;
- Quinta-feira (05/08) - 26 anos;
- Sexta-feira (06/08) - 25 anos;

“Devido ao aumento no número de pessoas que precisam ser imunizadas nesta faixa etária estamos ampliando o número de unidades fixas de saúde e horários para aplicação da vacina contra a COVID-19. A intenção é aplicar mais de 2.300 doses por dia contabilizando todas as unidades fixas e os postos volantes”, explica Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

Continua depois da publicidade

Confira os locais, horários e número de senhas que serão distribuídas por unidade de segunda a sexta-feira:

9h às 15h - UBS Fagá, UBS Redenção, UBS Azulville, USF Arnon de Melo/Angelina (180 senhas por dia por unidade). USF Zavaglia, USF Aracy Equipe 1, USF CDHU, USF Jockey/Guanabara e USF São Carlos VIII (100 senhas por dia por unidade);

13h às 17h - UBS Aracy, UBS Santa Felícia e UBS São José (180 senhas por dia por unidade);

9h às 13h - Postos volantes com sistema drive-thru - FESC, na Vila Nery; Shopping Iguatemi (300 senhas por dia por posto volante). Também será instalado um posto volante de vacinação na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na avenida José Migliato, 1001, no Cidade Aracy. Neste posto serão distribuídas 100 senhas por dia.

16h às 19h – (terças e quintas) - As unidades do Cidade Aracy, Redenção e Santa Felícia também continuam atendendo todas as terças e quintas-feiras das 16h às 19h (nesse horário não tem distribuição de senhas, porém é especial para atender trabalhadores).

Todas as unidades fixas e os postos volantes estarão aplicando a segunda dose da ASTRAZENECA e da CORONAVAC. As pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA até 07/08 já podem antecipar a imunização essa semana.
Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades também poderão receber a vacina nas unidades fixas e nos postos volantes.
Tanto as unidades fixas de saúde bem como os drive-thru, continuarão imunizando pessoas dos grupos anteriores (30 a 59 anos) com ou sem comorbidades, com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais; profissionais de saúde, da educação, motoristas e cobradores do transporte coletivo e idosos (60 anos ou mais).

CADASTRO - Quem for receber a primeira dose da vacina, independente do grupo, deve fazer o cadastro prévio no www.vacinaja.sp.gov.br e, no dia da vacinação, levar impresso o formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. Todos devem apresentar comprovante de endereço.
No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades.
Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.
As gestantes devem apresentar a Carteira de Gestante e as puérperas (até 45 dias pós-parto) devem apresentar Certidão ou Declaração de Nascimento.
Quem for receber a segunda dose basta levar a carteira de vacinação e documento pessoal.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31