SÃO CARLOS/SP - Segundo os pais, nesta terça feira (06/11) na escola Paino no Azulville apenas arroz e feijão foi servido para as crianças
A carne bovina e as proteínas desapareceram da merenda escolar pelo menos na Escola João Batista Paino, no bairro AzulVille.
Uma foto do cardápio mostra claramente que na merenda não consta proteína animal, mas nem mesmo o constante no cardápio vem sendo fornecido. Pais de alunos trouxeram ainda a informação de que as crianças não comem carne há pelo menos duas semanas.
O caso: Vereadores já questionaram a Prefeitura sobre a possível falta da carne vermelha na rede toda.
No dia 10 de Outubro, vereador Roselei Françoso (REDE) apresentou requerimento solicitando informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento a respeito do cardápio semanal das EMEB/EJA do Município, devido à preocupação ocasionada pelo cardápio apresentado.
Roselei destaca que é consenso que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos os indivíduos. “Em um país onde a fome e a desnutrição ainda são graves problemas sociais, ao passo que aumentam os casos de obesidade, o tema da educação alimentar e nutricional é central, e a escola é um agente fundamental nesse sentido”, declarou.
Já no dia 13 de Outubro, o vereador Gustavo Pozzi (PR) disse que a situação encontrada é preocupante. Em algumas escolas está sendo servido apenas arroz, feijão e ovo, em apenas uma das unidades havia carne para mais dois dias e em outra não havia fornecimento de carne há duas semanas. Também não havia verduras em algumas instituições.
Há de se destacar que até agora não obtivemos resposta se a prefeitura respondeu os requerimentos dos parlamentares.
Inúmeras reclamações:
Mãe de aluno, a auxiliar de enfermagem de 32 anos, disse a nossa equipe que tem seu filho matriculado na escola Paino e ela conta que o menino se queixa da pouca variação do cardápio na hora do almoço. “Eles comem de tudo e nunca foram de reclamar, mas nos últimos dias disse que não aguenta mais comer só arroz e feijão. “O que nos resta é tentar compensar fazendo uma carne bovina no jantar”, afirmou a mãe.
Cardápio desta semana na escola