SÃO CARLOS/SP - Após o hasteamento das bandeiras, na Praça Coronel Salles, um grande desfile cívico no último domingo, 4 de novembro, deu início a programação de aniversário de São Carlos. A homenagem aos 161 anos da cidade começou com os militares. Aos poucos cruzaram a avenida a Banda da Força Aérea de Pirassununga, atiradores do Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Polícias Militar, Civil e Ambiental, Corpo de Bombeiros e Agentes de Trânsito. Mais de 2 mil pessoas desfilaram e a manhã ensolarada também teve público recorde.
A comemoração foi acompanhada pelo prefeito Airton Garcia, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia, pelos vereadores Marquinho Amaral, Moisés Lazarine, Roselei Françoso, Gustavo Pozzi, João Muller, Laíde das Graças Simões, Robertinho Mori, pelo Tenente Coronel da Polícia Militar, Alexandre Wellington de Souza, pelo comandante da 1ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar, Paulo Nucci, pelo Capitão Jean Gomes Pinto, comandante do Corpo de Bombeiros, pelo subtenente Marco Antônio Fernandes Ribeiro do Tiro de Guerra, pela dirigente regional de Ensino, Débora Costa Blanco, além de secretários municipais e milhares de são-carlenses e visitantes que aplaudiram o evento.
Cruzaram a avenida instituições como a APAE, ONG MID, Acorde, Espaço Azul, Espaço Braile, para atletas, circulo de orquidófilos, grupo Pró-Animal, Fundo Social de Solidariedade, Centro de Referência do Idoso (CRI), Ordem DeMolay, escoteiros, empresas de vários segmentos, grupo de ciclistas e carros antigos. Entre escolas municipais e estaduais mais de 900 alunos participaram do Desfile.
Os projetos esportivos também mostraram o trabalho realizado na cidade, inclusive a delegação de São Carlos que participará dos Jogos Abertos do Interior desfilou. As bandas da APAE, de Trabiju, de Limeira, de Ipauçú, do Tiro de Guerra e da Força Aérea Brasileira contagiaram o público.
“Uma das missões que o prefeito Airton Garcia me deu foi resgatar os desfiles cívicos de outrora, os grandes desfiles que marcaram várias gerações e com o tempo foram se perdendo. O desfile foi maravilhoso, reunimos 100 instituições das mais variada áreas, inclusive de outras regiões, como a Banda da Força Aérea Brasileira e a Banda de Ipauçú”, comemorou Antonio Carlos Catharino, Assessor Especial de Gabinete.
“Participar do Desfile é bastante importante. Eu quando criança acompanhei muitos desfiles e acredito muito nesse momento cívico. A família vem para a Avenida, a cidade tem a oportunidade de conhecer os projetos e as instituições são valorizadas”, afirmou Renato Natella, professor de esporte e técnico da equipe de futsal de São Carlos.
O prefeito Airton Garcia deixou uma mensagem de otimismo para os são-carlenses. “Minha mensagem é de otimismo e, principalmente, muito trabalho! Afinal de contas, esses precisam ser o sentimento e a postura de qualquer administrador público em uma época em que os recursos estão escassos para todos, municípios, Estados e União. Enxergar as prioridades e desenvolver ações para que elas sejam atendidas, são exigências básicas no dia a dia de um gestor que busca sintonia entre o que precisa ser feito e o que é possível fazer, sempre com cautela, segurança e qualidade. É como na casa da gente: o essencial é sempre o que deve estar em primeiro lugar. Do contrário, não resolvemos o problema principal e ainda criamos outros por causa da pressa e falta de prudência. Aproveito para aplaudir nossa cidade pelos 161 anos, e deixar claro que se chegamos até aqui foi por causa do esforço, empenho e dedicação de nossa gente. Os parabéns, portanto, são para a toda a população”, disse o prefeito.
[masterslider id="110"]
Imagens: Divulgação
Vídeo: Maicon Ernesto
https://www.facebook.com/radiosancawebtv/videos/1924055894357078/