Mais de 700 cães e gatos castrados
ITIRAPINA/SP - Já são mais de 700 animais, entre cães e gatos, castrados nos primeiros três mutirões realizados pela secretaria municipal da Saúde, gratuitamente. O terceiro deles foi, no último dia 16, nas dependências da Arena Multiuso Santa Emília, ocasião em que, dos 270 agendamentos, 205 foram levados pelos tutores/ cuidadores. Todos os bichinhos também recebem um chip de monitoramento, inclusive com capacidade de localizar o dono do animal, caso esteja perdido ou for abandonado.
“É bom ressaltar que o município passa uma prévia da quantidade para a empresa veterinária Pata de Ouro, responsável pelo trabalho, mas só paga o que realmente foi realizado”, frisou a secretária municipal da Saúde, Rosinha Martins, ao adiantar que para os próximos mutirões, novos critérios serão utilizados, visando dinamizar o trabalho da equipe da Saúde local e também da empresa contratada.
PRECAUÇÕES
Nos três primeiros mutirões nenhum óbito foi registrado, porém, a médica veterinária da Prefeitura, Dra. Lucilene Granuzzio, alertou que, para não expor seu animalzinho a nenhum risco, algumas precauções extras serão repassadas para os tutores de cães de raças braquicefálicas (focinho curto) como, por exemplo, os da raça Pug, Shih-Tzu, Pequinês, Maltês, Lhasa-Apso, Yorkshire e Pinscher miniatura que serão considerados inaptos a participarem dos mutirões.
Segundo ela, essas raças correm maior risco anestésico por serem predispostos a desenvolverem a síndrome respiratória braquicefálica, em função de possuírem a traquéia, glote e narina mais estreitas que cães de outras raças, anormalidades que podem restringir a respiração do animal levando a um maior risco durante a cirurgia de castração.
“É precaução e zelo pelo seu animal, não queremos de forma alguma que eles corram algum risco. Nosso agradecimento e aplausos a população de Itirapina que participa com alegria e responsabilidade nos mutirões, vocês fazem a diferença”, finalizou Dra. Lucilene. O próximo mutirão está marcado para os dias 21 e 22 de março. Informações: 3575-3931 (Vigilância em Saúde).
*Por: PMI