MUNDO - Desde que o coronavírus começou a se espalhar pela Ásia e por outros países — já tendo causado 1600 mortes na China — celebridades usaram suas redes sociais e contas bancárias para mostrar seu apoio às pessoas afetadas pelo surto da doença. Com Jackie Chan não foi diferente.
O astro de A Hora do Rush e Bater ou Correr primeiro gravou um vídeo de anúncio de serviço público para a TV por satélite de Zhejiang, onde compartilhou que acompanha de perto as notícias sobre a epidemia, antes de proclamar com confiança que Wuhan, a capital onde começou a doença, e a China devem superar esse momento.
Posteriormente, o ator de 65 anos usou a rede social Weibo para demonstrar o quanto estava emocionado das pessoas estarem fazendo sua parte para ajuda, desde doações de máscaras até aumento do moral do público com a música.
"Estou disposto a fazer qualquer coisa ao meu alcance para ajudar", declarou Chan. Embora não tenha mencionado nada sobre fazer uma doação, ele trouxe, em suas próprias palavras, uma ideia "ingênua":
"Se alguém, seja um indivíduo ou uma instituição, é capaz de produzir uma cura eficaz para o vírus, desejo dar a eles 1 milhão de yuans (cerca de R$ 620 mil) como um sinal de minha gratidão", escreveu ele. "Espero que todos entendam que não se trata de dinheiro (...) Só não quero ver pessoas sofrendo e morrendo quando deveriam aproveitar a vida".
Jackie Chan em breve poderá ser visto em The Iron Mask, Project X-Traction e A Hora do Rush 4.
* Por Vitória Pratini MSN BRASIL