NOVA IGUAÇU/RJ - A primeira morte por sarampo confirmada no estado do Rio de Janeiro, em 20 anos, ocorreu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, região que registra o maior número de casos no estado. A vítima foi o bebê de 8 meses David Gabriel dos Santos, que vivia no abrigo Santa Bárbara, local que recebe crianças acauteladas em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ele deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu no dia 22 de dezembro, com quadro de pneumonia, e faleceu no dia 6 de janeiro. A confirmação da doença foi feita em duas análises de amostras do sangue de David e divulgada na noite de ontem (13) pela SES.
De acordo com o secretário, Edmar Santos, este foi o primeiro óbito por sarampo no estado desde o ano 2000 e também a primeira morte do ano no Brasil: “Isso traz para a gente uma situação de bastante perplexidade, uma vez que é uma doença que tem como ser evitada. Basta que haja a vacinação, que está disponível em todos os postos. Há 20 anos a gente não tinha uma morte por sarampo no estado do Rio de Janeiro.”
A secretaria está atuando no local e fará a vacinação de quem eventualmente não tenha sido imunizado.
E neste sábado tem Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em São Carlos! Saiba mais em: https://www.radiosanca.com.br/2020/02/14/neste-sabado-tem-dia-d-da-campanha-nacional-de-vacinacao-contra-o-sarampo/
Edição: Denise Griesinger
Com informações de Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro