SÃO CARLOS/SP - Uma mãe de aluno postou em suas redes sociais – conforme foto abaixo – que a Educação no Distrito de Santa Eudóxia está na UTI. Diante desta informação, nosso jornalista Ivan Lucas, foi até o Distrito falar com a mãe Dani Sousa sobre a postagem e o que estava acontecendo.
Ela afirmou que o CEMEI ‘José De Brito Castro’ está faltando professor e os alunos estão sendo deslocados para a creche ‘Dionísio Da Silva’. “Ivan, a escola José De Brito, está com excesso de alunos, a escola não está comportando e não existem professores suficientes para atender a demanda, pois a demanda aumenta a cada seis meses. Aqui no CEMEI ‘José De Brito’ o problema é na fase 6A, que é uma sala de período integral que não tem professora, e os pais trabalham o dia todo e necessitam deixar as crianças no período integral. A creche disponibilizou uma sala da fase 4, ou seja, os alunos da fase 6 desce até a creche para ter aulas lá.” afirmou a mãe.
Segundo a mãe, na última segunda-feira (17), houve uma reunião de pais, onde ficaram alarmados com o que ficaram sabendo. “Ficamos desesperados, o novo diretor veio com boa vontade, mas se deparou com essa situação que nos deixa preocupados com o sucateamento da educação em São Carlos. A escola é muito boa, a direção e os docentes são bons, mas essa situação de falta de professor nos preocupa muito” disse
A mãe reclamou da recreação dos alunos. “A recreação a gente precisa no período da manhã e a tarde pras crianças ficarem e ao sair daqui já vão para a escola do estado. É uma força a mais pras crianças, pois nós só temos essas escolas e isso nos ajudaria muito” afirmou Dani.
Nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura de São Carlos que falou em relação ao espaço físico, onde os alunos estão indo do CEMEI ‘José De Brito Castro’, para a Creche ‘Dionísio Da Silva’.
“Em relação à sala de aula, não é que está faltando espaço físico e sim que a demanda de alunos da região aumentou por isso a Secretaria de Educação aproveitou uma sala ociosa no CEMEI Dionísio para remanejar uma turma de crianças da fase 4. Elas não são transportadas, as crianças e a professora foram remanejadas e frequentam normalmente nessa escola. Entendemos que as escolas são bem próximas, por isso, não ocasiona prejuízo no atendimento. Ressaltamos também que poderá ser um aumento de demanda apenas nesse ano, então pensamos em aguardar, para pensarmos na construção de novas salas” afirmou em nota a prefeitura.
Já sobre a falta de professor a nota da Secretaria de Educação foi à seguinte. “Quanto aos professores, a Secretaria de Gestão de Pessoas já realizou um processo seletivo e está contratando professores, ação necessária já que muitos participaram da atribuição de aulas, mas não assumiram” finalizou.
Nosso jornalista Ivan Lucas, se questionou sobre a situação. “Alunos da fase 6 em outra escola com fase 4 não dá uma “confusão” no quesito rotina, alimentação e entre outros fatores? A secretaria de Educação durante as matrículas não sabem da demanda do Distrito? Não seria previsível essa situação da sala e do professor?” questionou.
[masterslider id="590"]
Fotos: Ivan Lucas
[audio ogg="https://www.radiosanca.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Audio-2020-02-19-at-16.02.43.ogg"][/audio]
Vídeo: Ivan Lucas
https://www.facebook.com/radiosancawebtv/videos/431536547614848/