TORRINHA/SP - O projeto se faz muito importante para a educação e para toda população de Torrinha, uma vez que realizará um trabalho contínuo de prevenção e conscientização da dengue e as demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e capacitará os alunos em agentes mirins de combate à dengue.
Torrinha é considerado um dos municípios “de bons exemplos” do Estado, pois apresentou 10 casos de dengue no ano de 2017, nenhum caso em 2018 e até o momento, 35 casos em 2019, sendo que apenas 16 eram nossos, são chamados de Casos Autóctones e 19 casos importados, ou seja, contraídos fora do município. Hoje a situação já mudou um pouco, mas mesmo assim, o município encontra-se no Ranking de bons exemplos do Estado de São Paulo, mantendo-se ainda como um dos poucos municípios que apresentam baixa incidência de casos de dengue.
A Diretora do Departamento de Educação Sra. Gabriela Baptistella Peres Levorato, juntamente com o Prefeito Ronaldo Gasparelo, enxergou desde o momento que conheceram a Ação “Todos contra o mosquito”, o quanto este contribuirá para que os números permaneçam baixos e possam até futuramente vir a zerar. Segundo o prefeito Ronaldo Gasparelo, pelas estimativas, o final deste ano e o ano de 2020 será um ano crítico na questão da dengue e tanto a Secretaria de Saúde do Estado, quanto o Ministério nos cobram ações de combate à dengue, e estamos sujeitos a sofrermos essas grandes epidemias. Por esse motivo, a intenção da Prefeitura de Torrinha e de todos os Departamentos Municipais envolvidos é realizar ações preventivas abrangendo as unidades escolares, pois sabemos que as crianças, muitas vezes, cobram até mais que os adultos as ações preventivas e de conscientização.
*Por:PMT