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Ações integradas garantem segurança durante a 40ª edição da TUSCA

Escrito por  Nov 19, 2019

SÃO CARLOS/SP - Pela primeira vez na história da TUSCA (Taça Universitária de São Carlos), uma ação conjunta e planejada garantiu a segurança dos participantes e reduziu os transtornos para a comunidade, bem como o número de ocorrências durante os quatro dias de competições e festas.

O planejamento da logística da TUSCA começou dois meses antes da festa com a integração da Prefeitura de São Carlos, Ministério Público, Polícias Militares, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiro e organizadores do evento. Inúmeras reuniões aconteceram por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) e PM, com o acompanhamento do Ministério Público.

“É um evento muito grande, com participação de milhares de pessoas o que traz preocupação com a segurança pública. Tivemos algumas ocorrências, mas nenhuma grave”, contou Samir Gardini, secretário de Segurança Pública e Defesa Social. Para ele, “O sistema de segurança pública montada em conjunto com PM, Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes de trânsito, Ministério Público e demais secretarias municipais possibilitou um evento sem problemas”, afirmou.

A Polícia Militar trabalhou no policiamento ostensivo do evento. “As reuniões preparatórias, com todos os envolvidos no evento, foram fundamentais para o bom andamento do evento. A Polícia Militar fez o patrulhamento da área externa da Arena e da Tenda TUSCA, além do policiamento dos pontos de ônibus e locais com aglomerações de estudantes e alojamentos. Registramos poucas ocorrências relacionadas a TUSCA”, informou capitão Renato Gonzalez, comandante da Polícia Militar de São Carlos.

Além da parte de segurança, também foram programados medidas na área de saúde para não sobrecarregar o sistema de urgência e emergência do município. Duas UTI móveis, dois ambulatórios médicos e duas tendas de acolhimentos com psicólogos fizeram o atendimento das emergências médicas durante a festa.

O Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano ficou responsável pelo licenciamento do evento. Toda a documentação solicitada ao organizador do evento foi amplamente discutida com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Militar, Seção de Trânsito e Ministério Público. “Fizemos vistorias durante todos os dias do evento em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Departamento de Fiscalização. Todas as exigências foram cumpridas”, contou Rodolfo Tibério Penela, Diretor de Fiscalização.

Sessenta ambulantes cadastrados na Prefeitura trabalharam na Arena TUSCA e 30 no Ginásio Milton Olaio. Oito ambulantes não cadastrados e de outras cidades foram retirados do evento.  Também houve vistorias para a verificação do cumprimento da legislação de poluição sonora e dos do alvará de licença.

Dados Finais de Ocorrências do TUSCA:

Guarda Municipal

  • Averiguações Aplicativo – 55;
  • Autuações de Trânsito – 139;
  • Remoção de Veículos – 7;
  • Agentes de Trânsito
  • Autuações – 78 de estacionamento irregular e transporte clandestino;

Policia Militar

  • 65 ocorrências diversas;
  • 34 autuações diversas estaduais;
  • 29 autuações diversas municipais.
Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
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