SÃO CARLOS/SP - O Basquete 3x3 fez sua estreia nos Jogos Abertos nessa edição de número 82, em São Carlos, no Ginásio 3 do Complexo Poliesportivo do Sesi São Carlos, com partidas disputadas durante toda esta terça-feira (20) para uma espécie de ‘degustação’ do que é a modalidade. Mesmo com premiação, medalhas de ouro, prata e bronze, além de troféus, a pontuação não vale para a classificação geral e oficial por cidade.
Vinícius Cardoso, organizador do encontro, disse que a expectativa ficou acima do esperado, com a inscrição e participação de 32 equipes, entre masculino e feminino: “Em 2020, o Basquete 3x3 também será olímpico, em Tóquio. Portanto, é muito legal já que isso fará com que a modalidade conquiste um número maior de adeptos. Apesar de estar como ‘teste’ nesses Jogos Abertos, já está valendo pontuação para os rankings nacional e internacional. Como o torneio foi realizado em apenas um dia, não haveria condições para atender um número maior de participantes, mas estamos contentes. A ideia, agora, é divulgar essa iniciativa por todo o Estado de São Paulo”.
O Basquete 3x3, como o próprio nome diz, é disputado por três jogadores de cada equipe, em apenas uma metade da quadra. Vence quem alcançar primeiro 21 pontos ou vale o placar obtido em 10 minutos de jogo. Em caso de empate, o árbitro concede uma prorrogação de dois minutos.