São Carlos/SP - No Brasil o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres. O instituto nacional do câncer (INCA) nos alerta sobre um aumento de casos até 2030 de 46%. Este assunto se torna de extrema importância devido a sua alta incidência, elevado índice de mortalidade, dificuldade de realizar diagnóstico precoce e escassez de informações. É caracterizada como a maior doença da saúde pública.
Atualmente, morrem cerca de 15% da população feminina por ano, devido a este câncer, sendo mais acometidos locais industrializados e desenvolvidos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O que interfere diretamente nestes óbitos são os diagnósticos tardio.
Prevenir ainda é o melhor tratamento, realizar visitas periódicas ao médico, o auto exame mensalmente e a mamografia quando solicitada são fundamentais para um diagnóstico precoce. Pesquisam demonstram que 80% dos casos, são referenciados pela própria mulher, por meio do aparecimento do nódulo.
Uma vez diagnosticada, o tratamento está relacionado aos fatores individuais de cada uma, bem como as características próprias do tumor. A atuação da Fisioterapia de um paciente oncológico tem se expandido bastante. O trabalhoé manter e reabilitar a integridade cinético funcional, órgãos e sistemas, além de prevenir os distúrbios causados pelos tratamentos e atuar na qualidade de vida da paciente.
O propósito da fisioterapia, bem como outros atendimentos associados, como psicólogo, é alcançar com o tratamento aindependência funcional, qualidade de vida e sociabilização.
Fisioterapeuta: Cristiane Pires Árabe CREFITO-3 74173-F
Supera Reabilitação: Desembargador Julio Faria N° 895 Vila Prado, São Carlos
Telefone: (16) 3411-1798