SÃO CARLOS/SP - A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, unidade de São Carlos, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realiza no próximo dia 9 de outubro um encontro voltado ao tema da Curatela e da Tomada de Decisão Apoiada. O evento acontece das 8h às 12h30, no Auditório do Paço Municipal, localizado na Rua Episcopal, 1.575, no Centro.
A iniciativa pretende esclarecer dúvidas e fomentar a discussão multidisciplinar entre os profissionais da rede de proteção social, com foco na garantia de direitos e no fortalecimento das práticas institucionais voltadas a pessoas com deficiência e idosos.
A programação contará com três palestras. Às 9h30, a agente de Defensoria e psicóloga Paula Rosana Cavalcante abre os trabalhos. Na sequência, às 10h30, será a vez da assistente social judiciária Thais Felipe Silva dos Santos. O encerramento, às 11h30, será conduzido pelo defensor público Danilo Mendes Silva de Oliveira.
De acordo com Roberta do Pinho, terapeuta ocupacional e chefe da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, o debate é essencial para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.
“Essas estratégias são vitais para a manutenção da convivência familiar e comunitária, além de contribuírem para a autonomia dos indivíduos. Também ajudam a prevenir a violação de direitos e o afastamento familiar por institucionalização”, afirmou.