A Polícia Militar de Ibaté realizou na noite de sexta-feira, 07, no Ginásio Municipal Donato Rocito, a formatura de aproximadamente 500 crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O programa que, após 14 anos volta à ser realizado na cidade, tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência, aos alunos da rede pública de ensino.

Ministrado pelas cabos Rosana e Ligia, o Programa é pedagogicamente estruturado em lições, que além da presença física das policiais em sala de aula como educadores sociais, propiciam um forte elo na comunidade escolar em que atuam, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
Em seu pronunciamento, o comandante da 2ª Cia do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior, capitão Renato Gonzalez, destacou a importância do Proerd na vida das crianças. “Este Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo”, comentou. “Esperamos que vocês alunos sejam multiplicadores da mensagem de não uso às drogas e violência”, completou.
Além dos alunos formandos, participaram da solenidade professores,coordenadores, diretores das escolas, pais e familiares. Os autores das melhores redações foram premiados e durante a solenidade de formatura foram sorteados diversos prêmios para as crianças.
Representando o prefeito José Luiz Parella (PSDB), o vice-prefeito Horácio Carmo Sanchez (PSDB), também falou da importância do Proerd e parabenizou os policiais. “O Proerd tem a sua importância e vocês pais,familiares e a nossa própria sociedade, irão colher os frutos no futuro.
Essa grande iniciativa da Polícia Militar, aqui em Ibaté, encontra ototal apoio do nosso prefeito José Luiz Parella, porque traz aos alunos a efetivação da consciência do bom crescimento social e da boa evolução cultural e democrática de um país sem drogas e sem violência”, afirmou. “Parabenizo pela iniciativa, primeiro, da Polícia Militar, que uniu forças com o Governo Estadual e aqui em Ibaté encontrou apoio da nossa prefeitura, realizando um belo trabalho com as crianças da nossa querida cidade, e também aos nossos funcionários da Educação, diretores, coordenadores e professores, que apoiaram e colaboraram significativamente com o bom andamento desse programa em Ibaté”,completou.
Além do vice-prefeito Horácio e do capitão PM Gonzalez, a cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ibaté, Valentim Fargoni, da assessoria geral da Educação, Fátima Donizeti Heck Vaz, do assessor parlamentar Paulo Melo, que representou o deputado federal Lobbe Neto, dos vereadores Tonho Pernambuco, Steigue Faccio, Ivani Almeida e Regina Enfermeira,do capelão e pastor Jarbas Antônio Valentin, e do presidente do Conseg, NivaldoTacin.