SÃO PAULO/SP - Faltando um dia para a Black Friday 2018, empresários e consumidores aguardam ansiosamente pelas promoções nas lojas virtuais e shoppings. A data é comemorada na quarta sexta-feira de novembro – neste ano, cai no dia 23 de novembro.
No ano passado, a data registrou faturamento de R$ 2,1 bilhões, crescimento de cerca de 10% em relação a 2016 e 15 vezes mais do que o registrado em uma sexta-feira normal, segundo informa o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e Relações Institucionais da Ebit Nielsen, Pedro Guasti.
A Black Friday é a última data importante de vendas antes do Natal, e os lojistas a usam para equilibrar os estoques e se preparar para as vendas em dezembro. A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é de que o e-commerce registre um bom desempenho nas vendas do quarto trimestre do ano em decorrência dos resultados da Black Friday.
Lojas físicas
Criada dos Estados Unidos, a Black Friday surgiu no Brasil em 2011 apenas nas lojas virtuais. Os resultados obtidos ao longo dos anos expandiram as promoções para as lojas físicas, que têm aumentado o engajamento a cada ano que passa. A FecomercioSP recomenda que o aspecto humano seja reforçado nas lojas físicas para garantir o aumento nas vendas na data.
*FecomercioSP