Docente da área de gestão e negócios do Senac Araraquara dá algumas dicas e explica a importância de um planejamento antecipado
ARARAQUARA/SP - Financeiramente, janeiro é o mês mais pesado para os brasileiros, já que o período implica em gastos com impostos como IPVA e IPTU, além de material e matrícula escolar. E para que o começo do ano seja mais tranquilo, é necessário antecipar-se e organizar as contas pessoais desde já. É o que indica Ulisses Lupino, docente da área de gestão e negócios do Senac Araraquara.
Segundo o docente, para iniciar 2019 no azul, o ideal é não comprometer a renda em dezembro e, caso seja possível, tentar guardar uma parte do décimo terceiro salário e definir prioridades financeiras. Ou seja, o planejamento deve começar o quanto antes. "O décimo terceiro é uma excelente oportunidade para colocar as finanças em dia. Por isso, antes de sair por aí realizando todos os sonhos de consumo, aplique de forma consciente o benefício e reserve de 10 a 20% para quitar as dívidas", explica.
Outra sugestão é priorizar o pagamento de débitos urgentes e, depois, dar preferência ao que precisa ser pago à vista. Os impostos, por exemplo, podem ser parcelados, mas precisam ser quitados no dia certo, já que a multa em caso de atraso chega a até 20% do valor total do tributo. Além disso, é importante evitar usar o cheque especial e entrar em novos parcelamentos, já que os juros costumam ser altos.
"Quando o dinheiro não der para pagar uma conta específica, é necessário renegociar o prazo ou até a dívida, em situações mais extremas. Algumas pessoas esquecem que existem imprevistos no dia a dia. Por isso, é sempre bom ter uma reserva", indica.
Confira abaixo algumas outras dicas do docente para iniciar 2019 de bem com a vida financeira.
- {C}1- Coloque as contas no papel. É necessário saber quanto cada pessoa da família deve, recebe e gasta por mês.
- {C}2- Corte despesas não essenciais. É importante analisar todos os gastos e separá-los em duas colunas, uma chamada 'gosto' e a outra, 'preciso'. Nesta última, incluir apenas gastos realmente necessários, como moradia e alimentação.
- {C}3- Troque dívidas. Substituir contas caras por baratas é uma saída. Exemplo: caso existam parcelas no cartão de crédito, um empréstimo com juros menores ajudará a facilitar e planejar melhor a situação financeira.
- {C}4- Antecipe parcelas. Com o dinheiro do 13° salário ou das férias, é possível pagar adiantado algumas parcelas de financiamentos e evitar juros.
- {C}5- Analise os gastos de final de ano.
- - Evite comprar por impulso;
- - Faça uma lista de compras de Natal antes de sair de casa;
- - Estabeleça um limite de quanto pode ser gasto;
- - Pesquise preços e lojas para conseguir comprar à vista;
- - Antecipe as compras e aproveite promoções.
Cursos na área
Para aqueles que desejam aprender mais sobre planejamento financeiro, o Senac Araraquara oferece cursos de curta duração na área de gestão e negócios que podem auxiliar no mapeamento econômico pessoal e empresarial. Entre as opções, o Técnico em Finanças está com inscrições abertas, com início das aulas em fevereiro de 2019. Para mais informações, acesse o Portal Senac:www.sp.senac.br/araraquara. No endereço on-line, também é possível matricular-se na capacitação.
Serviço:
Técnico em Finanças
Data: 1 de fevereiro de 2019 a 2 de junho de 2020
Horário: segunda a sexta-feira, das 19h15 às 22h15
Senac Araraquara
Rua João Gurgel, 1935 - Carmo / Araraquara - SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara