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Vitrine bem decorada desperta desejo e atrai clientes

Escrito por  Dez 09, 2018

Especialista do Senac Araraquara dá dicas de como conquistar consumidores no Natal, uma das datas mais aguardadas pelo varejo;Sincomercio prevê aumento de 5% nas vendas este ano

 ARARAQUARA/SP O Natal e o Ano Novo sempre geram boas possibilidades de negócios para os lojistas de Araraquara e região. De acordo com levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), em 2018, as vendas deverão ter um aumento de até 5%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com Erika Ferreira, docente do curso Visual Merchandising para o Varejo de Moda do Senac Araraquara, para atrair clientes, os comerciantes sempre devem investir em descontos e promoções, além de explorar todas as ferramentas capazes de atrair o consumidor e fazer com que ele permaneça por mais tempo dentro da loja. Para ela, uma vitrine decorada na medida certa é um dos principais recursos de comunicação utilizado pelo varejo. No entanto, ela precisa ser bem pensada e planejada, caso contrário, pode afastar clientes.

 "Um dos erros mais comuns é amontoar muitos produtos na vitrine, dificultando o foco nos produtos. Não tente mostrar tudo o que a loja vende, destaque apenas categorias ou estilos de produto e evite exibir uma peça que não está disponível na loja. Só faça isso se você colocar uma placa informando que há poucas unidades", explica Érika.

Outra sugestão da docente é construir um tema para a composição da vitrine, como uma estação do ano, esporte, evento ou linhas de produtos. "O consumidor não está à procura apenas de uma compra, mas de um desejo". Por fim, ela ressalta a importância dos cuidados com a limpeza e iluminação, já que os focos de luz tornam mais evidentes os cantos esquecidos e escuros e ressaltam detalhes que precisam ser observados pelas pessoas. 

Além da vitrine atrativa, outros fatores contribuem para o aumento das vendas, como facilidades no pagamento, brindes oferecidos, qualidade no atendimento, músicas tocadas no ambiente das lojas, entre outras características.

"O grande desafio dos comerciantes é trazer o cliente para a loja. Um bom começo é conhecer o seu público-alvo, organizar araras e estandes para que a locomoção no local seja fácil e até explorar os outros sentidos, com música e aroma convidativos", explica Erika.

Outras capacitações na área

Para quem pretende empreender ou mesmo atuar neste mercado em 2019, o Senac Araraquara oferece algumas opções de cursos na área de moda. O curso livre Consultoria de Imagem, por exemplo, que forma profissionais capazes de promover mudanças em seu próprio visual e no de outras pessoas, está com inscrições abertas. As aulas estão previstas para iniciar em 6 de maio. Para mais informações sobre a programação de cursos, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/araraquara ou procure a unidade.

Serviço:

Visual Merchandising para o Varejo de Moda

Data: 9 a 20 de setembro de 2019

Horário: segunda a sexta-feira, das 19h15 às 22h15

Consultoria de Imagem

Data: 6 de maio a 7 de junho de 2019

Horário: segunda a sexta-feira, das 19h15 às 22h15

Senac Araraquara

Rua João Gurgel, 1935 - Carmo / Araraquara - SP

Informações e inscrições:  www.sp.senac.br/araraquara

Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
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