SÃO CARLOS/SP - O vereador Azuaite França (Cidadania) pediu providências da Prefeitura para impedir que o canteiro central da Avenida Doutor Teixeira de Barros (Rua Larga) na Vila Prado se transforme em depósito de materiais descartáveis, tendo em vista o uso irregular daquela área, flagrado pelo parlamentar.
Segundo ele, no trecho de grande movimento daquela Avenida defronte ao prédio da Justiça Federal e ao 2º.Distrito Policial, catadores de material reciclável vêm depositando objetos e estabelecendo uma espécie de “reserva” da área de forma irregular, sem uma fiscalização por parte do poder público para impedir essa irregularidade.Não faltam um carrinho amarrado em placa de sinalização e estacionado junto ao canteiro, bicicleta encostada em árvore e objetos pendurados em galhos.
“Se nada for feito, a tendência é que mais pessoas se vejam no direito de usar da mesma forma o canteiro central da principal Avenida da Vila Prado, transformando a área num verdadeiro depósito de lixo”, adverte Azuaite.
O parlamentar reconhece que a atividade regular de catador de materiais recicláveis é uma alternativa à crise econômica e ao desemprego, porém adverte não é admissível o uso de um logradouro público para estabelecer um negócio particular. “O espaço urbano deve ser preservado e é tarefa da Prefeitura fiscalizar e coibir qualquer abuso, como esse que ocorre sob as vistas de todos na tradicional Rua Larga”, declarou. Azuaite informou que formalizará as solicitações por meio de requerimentos ao Executivo municipal.