SÃO CARLOS/SP - O Sincomercio São Carlos, representado por seu presidente Paulo Roberto Gullo, esteve presente na abertura oficial do São Carlos Business Summit 2025, realizada nesta sexta-feira (12), no espaço Oasis Eventos. A participação da entidade reforça a importância do setor de comércio e serviços no fortalecimento do ambiente de negócios da cidade e da região.
Com um papel ativo na articulação e no apoio ao evento, o Sincomercio contribuiu para a presença do Sistema S – Sesc, Senac e Sebrae – que ampliam as oportunidades de capacitação, conhecimento e networking para empresários e empreendedores durante os dois dias de programação.
“A participação do Sincomercio neste movimento é fundamental para garantir que o comércio e os serviços de São Carlos tenham cada vez mais representatividade e acesso a iniciativas que promovem inovação, desenvolvimento e integração com os demais setores da economia”, destacou Paulo Roberto Gullo, presidente da entidade.
O São Carlos Business Summit 2025 reúne mais de 70 empresas de diversos segmentos, além de palestras com especialistas de renome, rodada de negócios e experiências interativas. A expectativa é atrair cerca de 5 mil visitantes entre os dias 12 e 13 de setembro.
O evento, idealizado por Dani Sassoli e Ítalo Cardinali Filho (Italinho), conta com o apoio do Sincomercio São Carlos, Prefeitura Municipal de São Carlos, instituições locais e patrocinadores.
Mais do que uma feira de negócios, o Summit se consolida como um movimento para transformar o ecossistema empreendedor regional, criando conexões de valor e novas oportunidades para todos.
SERVIÇO – São Carlos Business Summit 2025
? Data: 12 e 13 de setembro de 2025
⏰ Horário: das 10h às 20h (sexta e sábado)
? Local: Oasis Eventos – Rod. Washington Luís (SP-310), Km 235 – São Carlos/SP
? Credenciamento: gratuito pelo site oficial www.scbusinesssummit.com.br ou pelo link direto do Sympla
? Entrada: gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de São Carlos
EUA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira (11) ter ficado surpreso e muito descontente com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal), acusado de tentativa de golpe de Estado.
O republicano não disse se aplicaria novas sanções a autoridades brasileiras, como foi questionado, mas afirmou que o STF conseguiu com Bolsonaro o que tentaram fazer com ele próprio nos EUA.
"Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil. Ele era um homem bom, e não vejo isso acontecendo.", afirmou, ao deixar a Casa Branca.
Trump ainda classificou o julgamento como algo "terrível" e "ruim" para o Brasil.
"Estou muito descontente com isso. Eu conheço o presidente Bolsonaro, não tão bem, mas o conheço como líder de um país. E sempre o considerei muito direto, muito excepcional, na verdade, como homem, um homem muito excepcional. Acho que é algo terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil", disse Trump.
Trump vê semelhança entre os casos porque se tornou réu, alvo de uma ação penal nos EUA, em agosto de 2023, acusado de tentar subverter as eleições de 2020.
Em novembro de 2024, porém, após a eleição do republicano, o procurador especial Jack Smith, porém, pediu o arquivamento do caso. A decisão foi baseada no entendimento de que não se pode processar presidentes em exercício.
O processo havia sido apresentado após uma investigação liderada por Smith sobre as ações de Trump para tentar se manter no poder que culminaram no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio por uma multidão de seus apoiadores. Trump fez um discurso inflamado perto da Casa Branca na ocasião. O republicano, no entanto, conseguiu se livrar da ação e de suas consequências.
Aliados de Bolsonaro esperam novas sanções a autoridades brasileiras -do Supremo e também do governo federal- diante do julgamento do ex-presidente.
Estão no radar dos americanos restringir o visto de mais autoridades brasileiras e aplicar punições financeiras a mais pessoas. Há ainda conversas sobre suspender algumas das 700 exceções dadas pelo governo americano na aplicação de 50% das tarifas a produtos importados do Brasil.
O governo Trump suspendeu a entrada nos EUA de Moraes e outros sete ministros do STF: Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. O PGR (Procurador-Geral da República), Paulo Gonet, também teve o visto suspenso.
Os EUA cancelaram ainda o visto da esposa e da filha de 10 anos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em uma suposta retaliação ao Programa Mais Médicos.
FOLHAPRESS
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou nesta quinta-feira (11/09), no Paço Municipal, uma reunião com representantes de diversas associações de bairro para discutir os próximos passos da revisão do Plano Diretor Estratégico do município. O encontro foi organizado pelo secretário adjunto da Administração Regional, Gustavo Curvelo, e contou com a participação do assessor do prefeito Netto Donato, João Muller, que conduziu a apresentação sobre o processo.
Durante a reunião, foi feita uma introdução sobre o que é o Plano Diretor, sua função no ordenamento urbano e os procedimentos legais que envolvem sua revisão. João Muller destacou que a orientação do prefeito é clara: garantir que o debate seja amplo, transparente e com participação efetiva da população. “A ideia é discutir com profundidade o que queremos para o desenvolvimento urbano de São Carlos nos próximos dez anos”, afirmou.
Além da apresentação técnica, o encontro teve como objetivo escolher os representantes das associações de bairro que irão compor a comissão de acompanhamento da revisão. Foi definido que Marcelo Tavoni, do bairro Santa Marta, será o titular, e Gláucia Marconato, da Associação de Moradores da Microbacia do Córrego Medeiros e Amigos do Parque Bicão, suplente.
Muller detalhou que o processo de revisão será conduzido por meio de diversas ferramentas de escuta e participação: audiências públicas, oficinas temáticas, reuniões nos distritos, encontros com setores da sociedade civil, pesquisas, questionários e uma plataforma virtual para envio de propostas. “Queremos que a comunidade esteja presente no dia a dia, nos debates e no acompanhamento das decisões que vão moldar o futuro da cidade”, disse.
A iniciativa cumpre a legislação federal e municipal que regulamenta os procedimentos de revisão do Plano Diretor. Além dos representantes das associações de bairro, o Grupo de Trabalho contará com membros do Comdusc (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
O secretário adjunto das Administrações Regionais, Gustavo Curvelo, destacou o papel das associações de bairro como elo direto entre a população e o poder público. “Essas reuniões com os representantes dos bairros são fundamentais para entender as demandas reais de cada região. E agora, com a revisão do Plano Diretor, é ainda mais importante que essas lideranças estejam envolvidas desde o início. A escolha de representantes para acompanhar o processo garante que a comunidade esteja presente nas decisões que vão impactar o futuro da cidade”, afirmou.
A próxima audiência pública externa já está marcada para o dia 24 de setembro, às 18h, na Escola Estadual “Professor Aduar Kemell Dibo”, no Jardim dos Coqueiros. A expectativa é que moradores de diferentes regiões participem ativamente, contribuindo com sugestões e demandas específicas.
Já a próxima reunião com os representantes de associações de bairro acontece no dia 25 de setembro, a partir das 18h, no Paço Municipal.
SÃO CARLOS/SP - O São Carlos Business Summit 2025 começou nesta sexta-feira (12/09) e segue até sábado (13/09), no Oásis Eventos, reunindo mais de 70 empresas de diferentes setores e uma programação voltada à geração de negócios, networking e capacitação. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas passem pelo local durante os dois dias de evento.
Na abertura oficial, o prefeito Netto Donato esteve presente ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato. Em seu discurso, o prefeito destacou que São Carlos tem vocação para ciência, tecnologia e inovação, mas que também precisa fortalecer sua produção industrial e comercial. “Este evento é a prova de que, quando unimos forças, conseguimos criar um ambiente fértil para novas oportunidades, negócios e parcerias que geram desenvolvimento para toda a nossa comunidade”, afirmou. Ele também reforçou que a Prefeitura está aberta ao diálogo e ao apoio de iniciativas que impulsionem a economia e gerem empregos.
A empresária Dani Sassoli, uma das organizadoras do Summit, comentou que trazer o evento para São Carlos foi uma missão que está sendo cumprida. “Fico feliz. Com esse sucesso, acredito que o evento pode entrar no calendário oficial e transformar São Carlos em referência para outras regiões”, disse.
Italinho Cardinali, também organizador, falou sobre a surpresa com a adesão do público e a importância da união dos empresários. “Até faltou espaço. O espaço é bom, mas ficou pequeno. Sem as pessoas que acreditaram na ideia, não teríamos conseguido. São mais de 70 expositores. Isso é circulação de dinheiro, é geração de emprego, é progresso”, afirmou.
A estrutura do Summit inclui estandes internos e externos, praça de alimentação, climatização e segurança médica. Há também a presença da Carreta do Sebrae Móvel e da Carreta do Senai, com experiências interativas voltadas à capacitação profissional. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesporto participa com um estande voltado à apresentação de possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Também participaram da abertura do evento a presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Ivone Zanquim, a gerente regional do Sebrae-SP em São Carlos, Ariane Teixeira Canellas, os secretários municipais de Cidade Inteligente e Transparência, Mateus de Aquino, da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, entre outros representantes municipais.
Paulo Gullo, presidente do Sincomércio São Carlos, parabenizou os idealizadores do evento:
“Quero parabenizar o Arthur, a Dani Sassoli e o Italinho Cardinali pela criatividade, empenho e visão estratégica, pois a ideia é sempre o primeiro passo para um evento de sucesso. O trabalho é grande, mas foi muito bem pensado e planejado para organizar algo dessa dimensão. O Sincomércio, que este ano completa 80 anos de muito trabalho, foi convidado pelos idealizadores a trazer alguns de nossos parceiros, como Sesc, Senac e Sebrae, para fazer parte deste grande evento. Uma iniciativa que não veio apenas para destacar São Carlos, mas também toda a nossa região e, por que não, o mundo, mostrando porque somos a Capital Nacional da Alta Tecnologia. Tenho certeza de que a segunda edição estará no calendário oficial do município!”
SÃO CARLOS/SP - Na manhã de sexta-feira (12), por volta das 10h31, a equipe do Canil da Guarda Municipal de São Carlos realizou uma significativa apreensão de drogas durante patrulhamento preventivo na Rua Rio Branco, região do bairro Jockey Club.
Ao adentrarem uma área de preservação ambiental, os agentes avistaram um homem que, ao notar a aproximação da viatura, fugiu em meio à mata, impossibilitando sua abordagem.
Com o apoio da cadela de faro K9 Índia, os guardas encontraram, escondida na vegetação, uma sacola plástica contendo diversos entorpecentes prontos para comercialização:
118 pedras de crack;
117 porções de maconha;
158 eppendorfs de cocaína;
31 porções de YCE;
06 tubetes de Kaxixi;
10 porções de Skank;
03 porções de Dry.
Todo o material foi recolhido e apresentado na Central de Polícia Judiciária (CPJ), sob registro de ocorrência nº 548.
A ação contou com a participação de 15 agentes e reforça o compromisso da Guarda Municipal no combate ao tráfico de drogas e na preservação da segurança pública em São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos iniciou nesta semana uma operação conjunta para reforçar o combate às queimadas no município. A ação conta com apoio do Ministério Público, da Guarda Municipal e da Polícia Militar e foi motivada pelo aumento significativo de focos de incêndio registrados nos últimos dias, tanto na zona urbana quanto na área rural.
Equipes de fiscalização percorrem bairros com maior incidência de queimadas, como Jardim Zavaglia e Cidade Aracy, além de parques e terrenos baldios. O patrulhamento também foi ampliado em pontos críticos das áreas rurais, com o objetivo de identificar e responsabilizar os autores.
Além das ações repressivas, a operação prioriza a orientação dos moradores. O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, destacou que a iniciativa foi articulada pelo promotor de Justiça, Flávio Okamoto. “Nosso objetivo é promover a conscientização sobre os riscos e danos decorrentes dos incêndios florestais e das queimadas irregulares”, afirmou.
Okamoto reforçou o apelo à população. “Contamos com o apoio dos moradores para manter terrenos limpos, não descartar lixo de forma irregular e comunicar à Prefeitura locais com resíduos.
Na maioria dos casos, os incêndios em áreas urbanas começam em locais mal cuidados”, alertou.
A Lei Municipal nº 21.825/2023 proíbe a queima de qualquer tipo de material. O descumprimento pode gerar multa de R$ 10,98 por metro quadrado, valor que, se não quitado ou contestado em até 15 dias, é inscrito automaticamente na dívida ativa do município.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo site www.cidadao.saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3362-1080 e 0800-770-1552.
RIBEIRÃO PRETO/SP - A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 250 quilos de maconha que seriam entregues em Ribeirão Preto, no interior paulista. A suspeita é que o carregamento abasteceria pontos de vendas de drogas na região.
O motorista que estava com o entorpecente, de 47 anos, havia sido contratado por criminosos para realizar o transporte, mas foi detido na rodovia Armando de Sales Oliveira, em Pitangueiras, município vizinho ao destino final da viagem.
A abordagem aconteceu enquanto os militares do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) realizavam a operação Impacto com o objetivo de coibir o transporte de drogas e armas ilegais.
Os policiais suspeitaram do veículo e iniciaram o acompanhamento. Na abordagem, o sistema indicou que o motorista já possuía antecedentes criminais por roubo e receptação.
No porta-malas do carro, foram encontrados 265 quilos de maconha. A droga foi encaminhada para a perícia. O suspeito foi preso em flagrante e levado à delegacia de Sertãozinho, onde permaneceu à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas.
IBATÉ/SP - A Prefeitura Municipal de Ibaté, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção Animal, anuncia a chegada de novos filhotes que estão disponíveis para adoção responsável.
São três machos e uma fêmea, todos de porte grande, que aguardam por uma nova família disposta a oferecer cuidados, carinho e um lar seguro.
Para realizar a adoção, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto e preencher um cadastro rápido no momento da adoção.
A Secretaria reforça a importância da adoção consciente, lembrando que animais de porte grande precisam de espaço adequado, alimentação balanceada e atenção diária.
Os interessados podem entrar em contato com a equipe da Proteção Animal para conhecer de perto os filhotes e receber orientações sobre o processo de adoção.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Ibaté segue reforçando seu compromisso com a causa animal, incentivando a adoção responsável e combatendo o abandono.
SÃO PAULO/SP - O agronegócio paulista registrou um desempenho expressivo nos oito primeiros meses do ano, com um superávit de US$ 14,76 bilhões no período. O saldo positivo decorre de exportações que somaram US$ 18,62 bilhões e de importações que totalizaram US$ 3,86 bilhões. O resultado se destaca principalmente por ser o primeiro levantamento do desempenho do comércio exterior de São Paulo após a decisão dos Estados Unidos de acrescentar tarifas às importações brasileiras, em agosto.
Apesar de o Brasil estar sofrendo pressões tarifárias dos EUA, o agronegócio do estado de São Paulo demonstrou resiliência, mantendo o superávit e elevando exportações estratégicas. A análise mostra que, entre janeiro e agosto de 2025, o agronegócio respondeu por 40,4% das exportações paulistas e por 6,7% das importações do estado, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta).
“O crescimento foi alavancado pelo café e a carne, demonstrando que a produção de São Paulo é diversificada e está preparada para possíveis períodos de instabilidade. O Estado de São Paulo trabalha sempre com o compromisso de gerar oportunidades de crescimento para o produtor paulista e o resultado do superávit da balança comercial é uma prova da seriedade da gestão”, comenta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
De janeiro a agosto de 2025, as exportações do agronegócio paulista foram concentradas em cinco grandes grupos de produtos. O complexo sucroalcooleiro liderou a pauta, com participação de 29,3% e valor de US$ 5,45 bilhões, sendo a maior parte composta por açúcar (92,2%) e o restante por etanol (7,8%). Em seguida vieram as carnes, que representaram 14,5% das vendas externas, somando US$ 2,69 bilhões, com destaque para a carne bovina, responsável por 84,4% desse total.
Os produtos florestais ocuparam a terceira posição, respondendo por 10,7% das exportações e alcançando US$ 1,98 bilhão, divididos principalmente entre celulose (53,9%) e papel (36,7%). O complexo soja participou com 10,5%, registrando US$1,95 bilhão, dos quais 81% correspondem à soja em grãos e 13% ao farelo. Já os sucos, quase integralmente suco de laranja (97,6%), representaram 10,3% do total, com valor de US$ 1,91 bilhão.
Vale destacar que as variações de valores, em comparação com o mesmo período do ano passado, apontaram aumentos das vendas para os grupos de café (+44,5%), carnes (+27,8%), sucos (+7,8%), e quedas nos grupos de complexo sucroalcooleiro (-34,6%), produtos florestais (-3,2%) e complexo soja (-2,1%). Essas variações nas receitas do comércio exterior são derivadas da composição das oscilações tanto de preços como de volumes exportados.
Os principais destinos do agronegócio paulista seguem os mesmos, sendo a China o maior mercado, com 24,3% de participação, adquirindo principalmente produtos do complexo soja, carnes, açúcar e florestais. Na sequência vem a União Europeia, que corresponde 14,3% de tudo que é exportado, sendo os principais itens sucos, café, produtos florestais e demais produtos de origem vegetal. E o terceiro destino segue sendo os Estados Unidos, responsáveis por adquirir 13,4% dos produtos, comprando sucos, carnes, demais produtos de origem animal, florestais, café, sucroalcooleiro e demais produtos de origem vegetal.
“A produção de São Paulo é diversificada e temos destinos variados para nossos embarques. Essa característica torna São Paulo mais preparado para períodos de instabilidade internacional como o atual”, comenta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O agronegócio paulista manteve destaque no cenário nacional, respondendo por 16,7% das exportações do setor no Brasil, ocupando a 2ª posição, atrás de Mato Grosso (17,7%) e à frente de Minas Gerais (11,5%).
No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o agronegócio brasileiro exportou US$ 111,69 bilhões (49,1% do total nacional) e importou US$13,49 bilhões, alta de 5,1%. O setor segue essencial para equilibrar a balança comercial do país.
Por meio do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), o Governo de São Paulo intensificou a compra pública de café das cooperativas paulistas. Até o momento, em 2025, já foram adquiridas 8 toneladas do grão torrado e moído e a expectativa é que até o final do ano as compras possam chegar a R$ 1 milhão. Estes produtos abastecem hospitais, escolas, penitenciárias e outros prédios da administração pública.
Além das compras públicas, o Estado adota ações complementares de apoio ao setor, como a disponibilização de crédito especial para exportadores, via Desenvolve SP, e a liberação de crédito de ICMS para aliviar custos financeiros dos produtores e cooperativas. Outro ponto de suporte aos produtores é a abertura de novos mercados consumidores para os produtos paulistas.
GOVERNO DE SP
DESCALVADO/SP - Descalvado se prepara para um domingo diferente. No próximo dia 14 de setembro, a partir das 13h, a Praça do Bairro São Cristóvão será tomada por música, arte e alegria com a realização do Micareta Fest.
No palco, o público vai cantar e dançar ao som das atrações Bem Bolado e SPKD – Samba & Pagode Kid+, que prometem embalar a tarde com muito samba e pagode.
Além dos shows, o evento oferece uma programação completa: feira de artesanato com talentos locais, praça de alimentação repleta de opções e, para as crianças, um convite especial à diversão. Durante toda a tarde haverá pipoca, algodão doce e brinquedos infláveis totalmente gratuitos.
A proposta é transformar a praça em um grande espaço de convivência, onde famílias, amigos e vizinhos possam se encontrar e celebrar juntos.
? Serviço
Um evento pensado para unir gerações em torno da música, da cultura e da boa energia.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.