fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 06 Setembro 2025

SÃO CARLOS/SP - No próximo dia 24 de setembro, uma quarta-feira, das 9h às 13h, a unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em São Carlos apresenta a Feira Emprega Transporte, evento gratuito e aberto ao público que tem como objetivo impulsionar a empregabilidade, promover a capacitação profissional e estimular o empreendedorismo na região. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Casa do Trabalhador.

A Feira Emprega Transporte integra o Programa Nacional Emprega Transporte, que busca conectar profissionais às oportunidades do setor de transporte e logística. Em São Carlos, o evento amplia seu alcance, contemplando também vagas e serviços voltados aos segmentos de comércio, indústria e serviços em geral. Segundo André Luís Nascimento, gerente da unidade do SEST SENAT em São Carlos, a feira representa uma oportunidade concreta para quem busca recolocação profissional, deseja empreender ou se preparar para os desafios do mercado de trabalho moderno.

Durante o evento, os participantes terão acesso à oferta de vagas de emprego, captação de currículos, serviços do Banco do Povo, divulgação de cursos de capacitação, palestras sobre a nova economia e o trabalho do futuro, além de atividades voltadas à orientação profissional. Empresas da região estarão presentes realizando entrevistas e divulgando suas vagas, enquanto instituições de ensino apresentarão programas voltados à qualificação técnica. A feira também destaca o comprometimento do SEST SENAT com o desenvolvimento profissional, a inclusão social e o fortalecimento da cadeia produtiva do transporte.

A Feira Emprega Transporte é realizada em diversas unidades do SEST SENAT em todo o Brasil, reunindo empresas, profissionais e instituições de ensino em um ambiente colaborativo, com o objetivo de conectar talentos às oportunidades disponíveis no mercado. São diversas vagas em áreas como transporte rodoviário de cargas e passageiros, logística, manutenção de veículos, administração e serviços. Além das atividades presenciais, o programa conta com uma plataforma digital gratuita para cadastro de currículos e busca de vagas em todo o país: empregatransporte.org.br. Mais informações também podem ser obtidas diretamente na unidade do SEST SENAT em São Carlos, que fica rua Vera Lúcia Maiello César, nº 395, no bairro Parque Novo Mundo ou na Casa do Trabalhador, que fica na Avenida São Carlos, 1800.

Publicado em Outras Notícias

Professora da Faseh, Janaína Vilela, explica o que diz a CLT e quando há compensação
 

SÃO PAULO/SP - O feriado da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro, cairá no próximo domingo. A data levanta uma dúvida comum entre muitos trabalhadores: existe compensação quando o feriado coincide com o fim de semana?
 

O trabalho aos sábados, domingos e feriados é possível no Brasil, mas deve seguir as regras previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em convenções e acordos coletivos. “Os empregados que trabalham aos sábados, domingos e feriados terão direito ao pagamento em dobro, caso o dia não for considerado útil trabalhado. É importante ressaltar que o pagamento deve ser realizado se a folga compensatória não for dada pelo empregador”, explica a professora do curso de direito da Faseh, Janaína Vilela. De acordo com ela, o trabalho aos domingos e feriados requer autorização especial da legislação municipal e das convenções coletivas entre patrão e empregado.
 

Para os trabalhadores de setores essenciais ou com escalas diferenciadas, como saúde, segurança, hotelaria e comércio, o trabalho aos domingos e feriados é mais comum. “Nestes casos, a empresa deve seguir as normas da CLT, que prevê, por exemplo, o direito ao pagamento em dobro do dia trabalhado, se a empresa não fornecer ao empregado folga compensatória em outra data", ressalta da professora da Faseh.

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - Um grupo de pesquisadores do Brasil – com participação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) - e da Suécia encontrou uma nova forma de tornar o tratamento do câncer de mama mais eficaz e menos agressivo. A técnica inovadora combina o uso de minúsculas partículas de ouro com uma tecnologia parecida com “microcanudos” invisíveis a olho nu, capazes de injetar essas partículas diretamente dentro das células doentes.

Essas partículas de ouro, que são tão pequenas que só podem ser vistas com equipamentos especiais, têm a capacidade de transformar luz em calor. Quando iluminadas, aquecem a célula onde estão e destroem, seletivamente, as células cancerosas — esse processo é chamado “terapia fototérmica”. O problema é que, no método tradicional, essas partículas nem sempre chegam ao lugar certo dentro das células, o que diminui bastante sua eficiência.

É aí que entra o grande diferencial da nova abordagem: o uso de estruturas microscópicas chamadas “nanocanudos”. Para se entender melhor, imagine canudinhos super finos, invisíveis, que atravessam a parede da célula e conseguem levar a partícula de ouro exatamente onde ela deve agir. Com a ajuda de pequenos impulsos elétricos, os cientistas conseguiram colocar muito mais partículas dentro das células cancerosas — cerca de 10 vezes mais do que o método tradicional.

Esse direcionamento mais preciso também faz com que as partículas evitem áreas da célula que poderiam destruí-las antes de funcionar. Em vez disso, elas são levadas diretamente para regiões internas da célula onde conseguem agir com mais potência, levando à morte da célula doente de forma mais rápida e eficaz.

Nos testes feitos em laboratório, a nova técnica foi aplicada em dois tipos diferentes de câncer de mama: o primeiro tipo, chamado MCF7 é um câncer considerado mais "controlável", pois responde a hormônios como estrogênio e progesterona. O segundo tipo, chamado MDA-MB-231, é um câncer mais agressivo e difícil de tratar, pois não responde a hormônios nem a tratamentos convencionais como certos tipos de quimioterapia. Esse tipo é conhecido como "triplo negativo".

O resultado foi animador: no câncer MCF7, quase todas as células doentes morreram após o tratamento com a nova técnica. Já no câncer mais resistente, o MDA-MB-231, houve uma redução expressiva das células tumorais, muito superior ao que se consegue com o método tradicional. E o melhor foi que essa morte celular aconteceu de forma controlada — um processo chamado apoptose, que evita inflamações ou danos aos tecidos saudáveis ao redor, tornando o tratamento mais seguro.

Segundo os cientistas, essa abordagem pode ser um grande passo na luta contra o câncer, especialmente nos casos mais difíceis. O próximo desafio é adaptar essa tecnologia para funcionar dentro do corpo humano, já que os testes, por enquanto, foram feitos em células cultivadas em laboratório.

A pesquisa é fruto da colaboração entre a USP de São Carlos e a UNESP, em parceria com a Universidade de Lund, na Suécia, tendo como autores os pesquisadores - Sabrina A. Camacho, Pedro H. B. Aoki, Frida Ekstrand, Osvaldo Novais de Oliveira Jr., e Christelle N. Prinz.

Para acessar esta pesquisa, publicada na revista internacional “ACS Applied Materials & Interfaces”, acesse - https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/wp-content/uploads/2025/09/CANCER-DE-MAMA.pdf

SÃO CARLOS/SP - A cidade de São Pedro (SP) acolhe entre os dias 21 e 24 deste mês a “7ª Conferência Internacional de Óptica e Fotônica (IOPC), evento que reunirá pesquisadores, estudantes, representantes da indústria e autoridades para debater os avanços mais recentes dessa área estratégica na ciência e indústria. Realizado no Hotel Colina Verde, o encontro integra diferentes iniciativas, como o “5º Encontro de Pesquisadores em Fotônica dos BRICS”, a “Escola de Bioespectroscopia” e o “Workshop de Indústria e Empreendedorismo”.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Óptica e Fotônica (SBFoton), em estreita parceria com a Embrapa Instrumentação, este encontro tem o intuito de fortalecer a conexão entre ciência, inovação e aplicações tecnológicas, sendo que a programação inclui sessões técnicas, minicursos, mesas-redondas sobre inovação, concursos estudantis e uma feira de empresas do setor.

O objetivo principal deste evento é apresentar as últimas descobertas em Agrofotônica, Biofotônica, Fotônica Integrada e Optoeletrônica, Lasers, Comunicação Óptica, Óptica e Instrumentação, Tecnologias Quânticas Ópticas, Sensores, Imagens e Iluminação.

A fotônica, bastante estudada e difundida ao longo dos anos no IFSC/USP, através de inúmeras pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos em saúde e agricultura, tem como destaques, na medicina, o uso de lasers na odontologia, o diagnóstico precoce de tumores por espectroscopia e terapias inovadoras contra o câncer, e na agricultura as tecnologias baseadas em laser e inteligência artificial.

A palestra de abertura deste evento será proferida pelo pesquisador e docente do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, subordinada ao tema “Da pesquisa básica com átomos e moléculas às aplicações da luz nas ciências da vida”, uma apresentação que incidirá sobre a trajetória  do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), sediado no IFSC/USP e cujo foco é a interação da luz com a matéria, em diversos aspectos.

Membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Ciências dos EUA e da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, dentre outras, o pesquisador salienta que a compreensão dos fundamentos cria as condições para que no CEPOF se possam realizar as mais diversas aplicações. Como resumo de sua apresentação, o Prof. Vanderlei Bagnato pontua que ao investigar átomos frios o CEPOF tem construído uma base sólida de instrumentação e óptica de precisão, que possibilitou a construção do primeiro relógio atômico brasileiro e, além disso, a investigação de sistemas quânticos de muitos corpos, como os condensados ​​de Bose-Einstein.

Com o conhecimento acumulado sobre colisões entre átomos excitados e seus efeitos de transferência de energia, será explicitada a forma como o CEPOF iniciou a investigação de reações fotodinâmicas que levaram a aplicações no tratamento do câncer e no controle microbiológico e, mais recentemente, à quebra da resistência bacteriana a antibióticos.

Em sua apresentação, o Prof. Vanderlei Bagnato enfatizará o percurso percorrido por esse Centro de excelência ao longo do tempo, sempre se aproveitando de tudo o que era possível para transformar o conhecimento gerado em aplicações e inovações tecnológicas junto às empresas.

Ao longo desta apresentação, o pesquisador fará um “tour” pelos diversos desenvolvimentos em que o CEPOF está envolvido atualmente, com cerca de 120 pessoas que trabalham nos diversos laboratórios do Centro, bem como uma descrição da formação de mais de 40 empresas e com mais de 60 produtos no mercado, e ainda uma abordagem ao futuro novo centro de excelência criado pela USP.

Confira todas as informações e programação do evento em - https://conference2025.sbfoton.org.br/#speakers

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Centro Municipal de Especialidades (CEME) volta a funcionar no prédio da Rua Amadeu Amaral, 555, na Vila Isabel, a partir da próxima terça-feira, 9 de setembro. O local passou por uma ampla reforma e ampliação, que recebeu investimentos de mais de R$ 1,5 milhão, viabilizados por emendas parlamentares do deputado federal Maurício Neves e da vereadora Cidinha do Oncológico.

A unidade especializada oferece atendimentos em mais de 20 especialidades médicas, com um total de 36 profissionais, além de realizar mensalmente cerca de 6 mil consultas e 1.740 exames, entre eletrocardiogramas, ultrassonografias, raio-x e videolaringoscopias, além de pequenas cirurgias. O serviço atende tanto pacientes de São Carlos quanto de cidades vizinhas da Região Coração — Porto Ferreira, Descalvado, Ribeirão Bonito, Dourado e Ibaté.

Entre os serviços de destaque, estão o Ambulatório de Feridas Crônicas e Ostomias, voltado a pacientes com feridas complexas e ostomizados, e o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência e Abuso Sexual (PAVAS), que garante assistência especializada e interdisciplinar.

Reforma estrutural completa - A obra contemplou a substituição do telhado com instalação de telhas isotérmicas e forro acartonado, eliminando infiltrações; reforma dos banheiros de pacientes e servidores; adequações das salas cirúrgicas conforme normas da Vigilância Sanitária; modernização das redes hidráulica, elétrica e lógica; construção de novas áreas de acesso para ambulâncias e muro de arrimo para contenção estrutural. Também foram criadas salas específicas para o funcionamento do Ambulatório de Feridas Crônicas e do PAVAS.

Para Thiago Campione, diretor de Gestão da Atenção Especializada da SMS, é uma entrega muito importante para a saúde pública de São Carlos. “O CEME passa a ter uma estrutura moderna, adequada e preparada para atender com qualidade”. 

“Essa entrega representa um avanço fundamental para a rede de atenção especializada do nosso município. O CEME é a porta de entrada para milhares de pacientes que necessitam de consultas, exames e procedimentos de média complexidade, e agora passa a contar com uma estrutura totalmente reformada e adequada para atender essa demanda com eficiência e humanização. O CEME volta a funcionar como um equipamento de referência regional, fortalecendo a capacidade do SUS em São Carlos e nos municípios vizinhos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha.

O prefeito Netto Donato reforçou que o investimento faz parte da política de valorização do sistema público de saúde: “Estamos recuperando e modernizando os nossos equipamentos de saúde.

O CEME é referência regional, e agora volta a funcionar em um prédio totalmente revitalizado, que vai dar mais conforto e segurança para a população e melhores condições de trabalho para os servidores”.

Com a entrega, os atendimentos realizados provisoriamente na UBS do Azulville voltam a ser concentrados no prédio da Vila Isabel, facilitando o acesso e a organização da rede de saúde especializada.

Os agendamentos para o CEME são referenciados, ou seja, são feitos diretamente nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. 

O horário de atendimento no Centro Municipal de Especialidades (CEME) é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

IBATÉ/SP - A Prefeitura Municipal de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Ambiental, Urbano e Rural, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), divulgou o cronograma de atividades que será realizado durante o mês de setembro. Os atendimentos contemplam castrações, consultas, visitas para denúncias de maus-tratos e doação de animais.

Programação semanal
    •    Segunda-feira
* Trabalho interno e administrativo
* Elaboração de relatórios e requerimentos
    •    Terça-feira
* 09h às 12h – Castrações
* 13h às 17h – Consultas veterinárias
    •    Quarta-feira
* 09h às 12h – Castrações
* 13h às 16h – Castrações
    •    Quinta-feira
* 09h às 12h – Atendimentos a denúncias de maus-tratos
* 13h às 17h – Consultas veterinárias
    •    Sexta-feira
* 09h às 12h – Castrações
* 13h às 17h – Consultas veterinárias

Doação de animais

O CCZ também realiza doação de cães e gatos de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30.

Informações e contato

Para dúvidas, denúncias ou mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone: (16) 3343-7031.

Publicado em Ibaté

SOROCABA/SP - A região de Sorocaba recebeu 38 viaturas da Polícia Militar e equipamentos usados em emergências pelo Corpo de Bombeiros para reforçar a segurança local. As entregas foram realizadas na sede do Comando de Policiamento do Interior 7, na sexta-feira (5).

As viaturas da PM serão usadas para atividades de radiopatrulhamento. O investimento do Governo de São Paulo na aquisição dos veículos foi de R$ 5 milhões. 

Os carros serão distribuídos entre os municípios de Sorocaba, Anhembi, Areiópolis, Bofete, Conchas, Pardinho, Porangaba, Pratânia, Torre de Pedra, Cerquilho, Guareí e Sarapuí.

"Essa entrega com viaturas modernas e equipadas vem para ajudar ainda mais o radiopatrulheiro, que trabalha 24 horas por dia em todos os municípios do estado à serviço da população. Esse é o melhor e mais importante programa de policiamento da PM, que vem sendo cada vez mais fortalecido na região com a chegada de novos policiais e da construção de um novo batalhão entregue no mês passado", disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O 15° Grupamento de Bombeiros recebeu duas viaturas. O investimento foi de R$ 300 mil e é resultado de emenda parlamentar.

Além disso, foram entregues aos bombeiros três conjuntos de equipamentos autônomos de proteção respiratória e um conjunto de desencarcerador usado para resgatar vítimas presas em ferragens. O investimento, também de verba parlamentar, foi de R$ 500 mil.

Publicado em Outras Cidades

População pode se inscrever para tirar dúvidas e conhecer vantagens da formalização como MEI

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação dos cursos de gestão da Estácio está com inscrições abertas para atendimentos gratuitos voltados à população interessada em se tornar Microempreendedor Individual (MEI). A iniciativa é conduzida por alunos de Ciências Contábeis, sob supervisão dos professores, e busca orientar empreendedores sobre os benefícios da formalização, direitos e deveres dessa categoria que cresce a cada ano no país.

O atendimento é aberto à comunidade de Ribeirão Preto e região e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre como se registrar como MEI, além de orientar sobre as vantagens de sair da informalidade, como acesso a benefícios previdenciários, possibilidade de emissão de nota fiscal e participação em licitações públicas.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3523-4170.

A ação é promovida pelo Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) e pelo Laboratório de Práticas em Gestão (LPG) da Estácio Ribeirão Preto.

“O intuito é levar informação aos trabalhadores informais sobre como podem se beneficiar com o cadastro no MEI e, assim, estruturar melhor seus negócios”, explica Alessandra Camargo, coordenadora do projeto.

Os atendimentos acontecem presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, no Centro Universitário Estácio, localizado na Rua Abrahão Issa Halach, 980 – Ribeirânia, em Ribeirão Preto.

Publicado em Ribeirão Preto

COLINA/SP - A Ecovias Noroeste Paulista informa que, a partir do dia 10 deste mês, próxima quarta-feira, entrarão em operação novos radares de velocidade nas pistas de cobrança eletrônica (AVI) dos pedágios de Colina, Pirangi e Monte Alto (SP), conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 3 de setembro último.

Veja a seguir:

•  Pedágio de Colina - Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) - Quilômetro  407+479m:

-       Sentidos Norte (Colina-Barretos) e Sul (Barretos-Colina).

-       Velocidade máxima permitida: 40 km/h para veículos leves e pesados.

  Pedágio de Pirangi - Rodovia Comendador Pedro  Monteleone  (SP-351) - Quilômetro  184+281m:

-       Sentidos Leste (Catanduva-Bebedouro) e Oeste (Bebedouro-Catanduva).

-       Velocidade máxima permitida: 40 km/h para veículos leves e pesados.

 •  Pedágio de Monte Alto - Rodovia José Della  Vechia  (SP-323) - Quilômetro  19+080m:

-       Sentidos Norte (Monte Alto-Vista Alegre do Alto) e Sul (Vista Alegre do Alto-Monte Alto).

-       Velocidade máxima permitida: 40 km/h para veículos leves e pesados.

A instalação desses radares atende às exigências do contrato de concessão firmado entre a Ecovias Noroeste Paulista e o Governo do Estado de São Paulo para o novo trecho de 158 quilômetros assumido pela concessionária em março de 2025. Esse trecho compreende a Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-351), do quilômetro 153+172m ao 218+020m, entre Bebedouro e Catanduva; as rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323), do quilômetro 0 ao 44+100m, entre Pirangi e Taquaritinga; além de uma extensão da Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), do quilômetro 379+266m ao 426+300m, entre Bebedouro e Barretos.

Com a aprovação da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), a implantação dos radares representa um importante reforço para a segurança viária, contribuindo para a redução de acidentes nas rodovias sob responsabilidade da concessionária.

De acordo com dados da Ecovias Noroeste Paulista, em 2024 foi registrada redução de 29% na gravidade e 19% na letalidade das ocorrências. Somente no último trimestre de 2024, houve queda de 57% no número de acidentes fatais nos trechos administrados pela empresa.

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - As inscrições para as 2,2 mil vagas de soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo começam a partir de segunda-feira (8) e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp. O prazo termina em 23 de outubro.

O governo paulista publicou o edital do concurso no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (3). Para participar, os candidatos precisam atender aos requisitos do edital, como ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares e atender aos critérios de altura mínima: 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens. A remuneração básica inicial para o cargo é de R$ 5.055,53.

Segundo o documento, os exames podem ser realizados em 37 municípios de São Paulo, além do Distrito Federal e em estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e outros. Veja mais detalhes do edital aqui.

O processo de seleção é composto por fases que envolvem exames de conhecimentos, exame psicológico, de aptidão física, avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade e análise de documentos.

O candidato deve acompanhar a publicação da convocação no DOE, ou por consulta no site da Vunesp. No edital, ainda é recomendado que os participantes acessem diariamente os sites entre os dias 17 a 25 de novembro.

A atribuição do cargo é, principalmente, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, com aplicação da lei e combate às infrações penais e administrativas.

O trabalho só começa efetivamente após a conclusão do curso superior de técnico de polícia que acontece na Escola Superior de Soldados.

Efetivo

Desde 2023, O Governo de São Paulo abriu 14,4 mil vagas para reforçar o policiamento ostensivo e preventivo da Polícia Militar em todo o estado.

Atualmente, a PM possui 3,5 mil soldados de 2ª classe e 645 alunos-oficiais em formação. Além disso, 7,3 mil policiais militares, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde, já foram formados.

 

 

Governo de SP

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.