SÃO CARLOS/SP - As transferências de padres de paróquias são uma praxe comum na Igreja Católica. Na diocese de São Carlos Borromeu e em muitas dioceses do Brasil, as transferências acontecem devido à necessidade de alguma comunidade.
As transferências podem acontecer pelos mais variados motivos. Os padres podem pedir ao senhor bispo para serem transferidos, o bispo, tendo em vista o bem das almas e as necessidades da Igreja, pode solicitar a transferência de seus padres, ou, ainda, algum impedimento e/ou outra necessidade maior pode levar às transferências de padres.
O que fundamenta essa autoridade do bispo em transferir os seus padres é o múnus (fundamentação legal) do qual ele é revestido através do sacramento da Ordem no grau do episcopado, pela autoridade do Papa e da Igreja, mas também por sua paternidade espiritual.
No entanto, as leis da própria Igreja esclarecem sobre o porquê das transferências de padres numa diocese: o Código de Direito Canônico determina que “se o bem das almas ou a necessidade ou utilidade da Igreja já exigirem que o pároco seja transferido de sua paróquia, que dirige com eficiência, para outra paróquia ou outro ofício, o bispo proponha-lhe a transferência por escrito e o aconselhe a consentir, por amor a Deus e às almas”, como está especificado em cânon 1748 do Código de Direito Canônico. Segundo as leis da Igreja, as transferências podem ser voluntárias ou forçosas, isto é, com o consentimento dos sacerdotes ou contra sua vontade.
As transferências sempre são oportunidade de renovação para os próprios sacerdotes, mas também para as comunidades paroquiais, exigindo por vezes um espírito de sacrifício e obediência. Porém não é assim que o povo de Deus pensa, pois a afinidade com o padre acontece é intensa e muitas vezes descordam da decisão do bispo de transferir os padres de suas paróquias.
Em São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa vem fazendo algumas mudanças que vem aflorando o descontentamento de alguns fiéis, que inclusive se manifestam nas redes sociais, confira um exemplo abaixo. A #FicaAymoré tomou conta em uma postagem na Página da Própria Diocese no facebook.
A Rádio Sanca recebeu através de nosso WhatsApp (16) 98136 – 7545, um manifesto de alguns paroquianos da Igreja São José, onde neste final de semana foram informados da saída do Padre Aymoré que irá assumir a Paróquia Santo Antonio, na Vila Prado.
Leia na íntegra os dizeres:
A comunidade de São José manifesta descontentamento e profunda tristeza, após ter conhecimento da transferência do pároco Aymoré.
Importantes trabalhos paroquiais são realizados, nos sentimos acolhidos por ele, que sempre recebe a todos com atenção e com palavras de fé e esperança. Vivemos tempos difíceis, e em meio as situações do dia a dia facilmente nos afastamos da presença de Deus. Ter alguém para resgatar todos os dias isso em nós é estar protegido, e é assim que nos sentimos com os ensinamentos do nosso padre.
Pedimos aos responsáveis por essa decisão o máximo de empenho e carinho para atender o nosso pedido, não permitindo a transferência deste padre tão querido e de fundamental importância para a comunidade.
Somos parte da igreja e gostaríamos de ter voz e sermos ouvidos.
POSTAGEM DA DIOCESE DE SÃO CARLOS NO FACEBOOK
Vale ressaltar que essas mudanças tem em vista as necessidades Espirituais e Pastorais do Povo de Deus da Diocese.
As Transferências estão nas fotos abaixo.
[masterslider id="493"]