fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Cultura popular é ferramenta de inclusão social no projeto Curta Cultura com a Gente

Escrito por  Dez 02, 2019

Oficina de percussão ministrada na Fundação Toque dissemina conhecimento e integra alunos com deficiência

 

ARARAQUARA/SP - Ensinar a história e os costumes de cada região do Brasil, abordando as danças, roupas, brincadeiras e músicas de diversas populações, e promover a integração na sociedade de pessoas com deficiência são objetivos das aulas de Cultura Popular ministradas para os alunos do projeto Curta Cultura com a Gente. Em sua segunda edição, a iniciativa atende 60 alunos na Fundação Toque, em Araraquara (SP).

Jorge Rufino, professor à frente da oficina, que também utiliza a percussão como meio de disseminação do conhecimento, pontua que a cultura popular é um excelente braço para trabalhar a inclusão social. Isso porque a produção desse tipo de cultura, que é oposta à erudita, baseada em estudos, parte do princípio de que todos sempre são bem-vindos para contribuir com o que for possível. Ele ainda ressalta que as manifestações, as festas e as brincadeiras geralmente são realizadas na rua pelo povo e para o povo.

            “Na Cultura Popular, uma pessoa com deficiência não é vista por suas limitações, mas por suas habilidades. Então, ela poderá tocar um tambor para colaborar com a festividade, ajudar a fazer uma roupa típica, dançar ou até mesmo colaborar com uma pintura corporal, se for o caso. Ninguém fica de fora”, explica Jorge.

Baseando-se nesses valores, o projeto Curta Cultura com a Gente – II Edição está em ação desde maio deste ano para proporcionar vivências e experiências diferentes para os alunos da Fundação Toque, fomentando a criatividade, a imaginação e buscando promover um sentimento de pertencimento aos envolvidos.

Na oficina de Cultura Popular, os participantes têm, ainda, aulas de percussão com instrumentos, canções e danças sobre o Samba de Coco, nascido no estado de Pernambuco; o Maracatu de Baque Virado, ritmo afro-brasileiro formado por um conjunto musical percussivo que acompanha um cortejo real; o Boi de Maracanã, com origem indígena e africana; o Samba-reggae, bastante popular na Bahia; o Afoxé, uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo Iorubá; e o Samba de Roda, com uma dança associada à capoeira e tocado por pandeiro, atabaque, viola e chocalho.

Além dos ritmos, os alunos também desenvolvem peças artesanais de cada cultura trabalhada, a fim de enriquecer o conhecimento. “Quando estudamos o Maracatu, por exemplo, elaboramos braceletes utilizados nas danças. Já nas aulas de Boi de Maracanã, fizemos a representação do próprio animal. No Samba-reggae, trabalhamos pintura corporal, e no Afoxé, estudamos os turbantes e os significado deles para o povo”, conta o professor, que reforça ser importante esses recursos visuais para o aprendizado.

De acordo com Jorge, o contato com a cultura popular tem apresentado grandes resultados no desenvolvimento social e na interação dos alunos do projeto com os instrumentos musicais e as atividades propostas. Ele também afirma que a aceitação e o aproveitamento dos temas são de 100% em sala de aula.

“Conseguimos executar cada cultura com excelência. Todos tocam instrumentos, cantam, dançam e participam dentro de suas limitações. Hoje, todos os envolvidos são capazes de reconhecer e explicar qualquer cultura que abordamos ao longo do ano. A deficiência é apenas um detalhe em nossa aula”, diz o professor.

As aulas do Curta Cultura com a Gente – II Edição acontecem semanalmente nos períodos da manhã e tarde, na Fundação Toque, impactando alunos de 6 a 50 anos. Além da oficina de percussão, o projeto promove aulas de contação de história, teatro, dança, musicalização e artes, que auxiliam o aprimoramento das habilidades motoras e intelectuais do alunos, fomentando também as relações afetivas e familiares.

A iniciativa é aprovada via Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é realizada pela ComTexto Cultural, com patrocínio da Cutrale, empresa que, pelo segundo ano consecutivo, reforça a importância das ações culturais para as comunidades.

https://www.facebook.com/radiosancawebtv/videos/2169855996649897/

Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.