fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Para Lucão Fernandes, tombamento do Edifício Euclides da Cunha valoriza patrimônio histórico

Escrito por  Jan 17, 2019

Presidente da Câmara anuncia digitalização de acervo de jornais

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes (MDB) comemorou como um fato “altamente positivo para a preservação e valorização do patrimônio histórico de São Carlos” o tombamento em nível estadual do Edifício Euclides da Cunha, sede do Legislativo. A edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a notificação de que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (CONDEPHAAT) aprovou o parecer do Conselheiro relator acerca do tombamento do prédio da Câmara e mais seis edificações na cidade.

Lucão Fernandes destacou o empenho da equipe técnica da Fundação Pró Memória, órgão atualmente presidido por Isabel Lima, no acompanhamento do processo. Ele observou que a partir do tombamento, mesmo que a Câmara Municipal venha a ter futuramente novas instalações,  que já se fazem necessárias,o Edifício Euclides da Cunha será preservado podendo, por exemplo, vir a sediar um museu do Parlamento. “O prédio tombado pelo CONDEPHAAT é reconhecido por seu aspecto arquitetônico, mas possui uma relevância histórica muito grande”, disse ele.

 Projetado pelo arquiteto Victor Dubugras, o edifício foi inaugurado em 1900  para abrigar o Poder Judiciário, o destacamento policial e a cadeia pública. A Câmara Municipal ali se instalou em 1952, quando passou ter a configuração atual, de Poder Legislativo. A denominação oficial ocorreu em 1960, quando era presidente da Câmara o professor e historiador Ary Pinto das Neves.

Além do prédio da Câmara foram tombados o palacete Bento Carlos, palacete Visconde da Cunha Bueno, o prédio da Escola Estadual Eugênio Franco, a praça Coronel Paulino Carlos, o prédio da CDCC e a estação ferroviária. No caso da estação ferroviária, fazem parte do tombamento o prédio principal, o armazém, a casa de rádio, casa de chaves, a casa de apoio e o prédio de toaletes da plataforma.

 DIGITALIZAÇÃO DE JORNAIS  - Ao comentar a decisão do CONDEPHAAT, o presidente da Câmara Municipal anunciou uma medida de sua gestão relacionada com a memória histórica da cidade: a digitalização de exemplares jornais da cidade desde 1965. O acervo disponível no Legislativo reúne coleções de periódicos da cidade que já foram extintos.

Segundo Lucão Fernandes, o objetivo do trabalho e da posterior digitalização é “disponibilizar o conteúdo no portal da Câmara na internet e permitir que essa fonte histórico-cultural tão importante possa estar acessível aos cidadãos”.

Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.