SÃO CARLOS/SP - Transtorno Obsessivo-Compulsivo conhecido como TOC é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade descrito pelo Manual de Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM- V. O TOC tem sua principal característica a presença de crises recorrentes de pensamentos obsessivos, intrusivos e em alguns casos comportamentos compulsivos.
Pensamentos intrusivos e imagens invadem insistentemente e muitas vezes sem que consigam controla lós. Para essas pessoas a única forma de controlar esses pensamentos e aliviar a ansiedade, é se engajar em rituais repetitivos que podem ocupar tempo e trazer consequências negativas para a vida social, profissional e pessoal. Esse ritual é chamado de compulsão que é um comportamento repetitivo que segue um padrão de regras e etapas que é pré-estabelecido pela própria pessoa.
Causas
Causas da doença multifatorial em relação aos 3 fatores: a biologia, a genética e o meio ambiente, pode ser um conjunto de fatores desde hereditários até relacionados ao estilo de vida que o paciente leva, situações de estresse, dinâmica familiar.
Fatores de risco
História familiar, possuir alguém na família com essa patologia, acontecimentos traumáticos e estressantes podem contribuir para o aparecimento da patologia.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas do TOC consistem em duas partes obsessões e as compulsões.
Sintomas da obsessão
Imagens, ideias e pensamentos que vem à cabeça da pessoa insistentemente e repetidamente sem que ela consiga controlar. E geralmente a obsessão vem seguida da compulsão, que é uma forma de se livrar da ansiedade por meio de rituais e comportamentos repetidos e irracionais.
Exemplos de obsessão:
Obsessão por limpeza, medo irracional de contaminação;
Fixação por organização, ordem e simetria;
Pensamentos agressivos, de autoagressão;
Pensamentos indesejados, incluindo temas sexuais ou religiosos
Sintomas de compulsão
Como forma de diminuir a ansiedade o paciente se engaja em comportamentos rituais como tocar em objetos, trocar de roupa, organizar objetos, contar azulejos e pisos, lavar mão repetidas vezes a pessoa assim se comporta pensando em evitar que algo terrível aconteça. Porém os cumprimentos dos rituais característicos do TOC, no entanto, não trazem prazer para a pessoa, sendo capaz de reduzir a ansiedade apenas temporariamente.
Os sintomas de TOC começam gradualmente e oscilam em intensidade e gravidade durante a vida do paciente. Os picos geralmente acontecem quando a pessoa está vivenciando um período de estresse intenso. Um dos objetivos da psicoterapia, é fazer com que os pacientes identifiquem e compreendam,que suas obsessões e compulsões são irracionais.
Diagnostico DSM critérios
Critérios gerais necessários para o diagnóstico de TOC incluem:
- Apresentar obsessões, compulsões ou ambos
- Perceber ou não que as obsessões e compulsões são excessivas e irracionais
- Crises de obsessões e compulsões são longas e persistentes e interferem no funcionamento geral da rotina e na qualidade de vida, assim como nos desempenhos no trabalho e na vida social
Tratamento de Transtorno obsessivo-compulsivo
TOC não tem cura, mas o tratamento disponível para o transtorno pode ajudar a controlar os sintomas e evitar que eles interfiram ainda mais na qualidade de vida do paciente. As duas principais abordagens de tratamento para TOC são a psicoterapia e o uso de medicamentos. A qualidade de vida tende a melhorar muito com a psicoterapia aliada ao uso de medicamentos.
*Por: Eysi Leticia Munhoz Psicóloga CRP 06/136923
Supera Reabilitação: Desembargador Júlio de Faria N 895 Vila Prado, São Carlos-SP
Telefone: (16) 3411-1798
https://www.facebook.com/radiosancawebtv/videos/760922084240529/