SÃO CARLOS/SP - A chuva dos últimos dias castiga diversas cidades pelo Brasil. Por causa das pancadas, diversos municípios registram alagamentos, inundações e deslizamentos de terra e nossa querida São Carlos não ficou de fora de tudo isso.
São Carlos conhecida como cidade "SORRISO" foi castigada por um forte temporal que devastou muitos pontos, porém nossa reportagem acompanhou de perto o que a água fez com as lojas da região da baixada do mercado municipal. Aliás, fomos o primeiro veículo de imprensa a chegar e informar nossos internautas.
As imagens falam mais do que palavras e acompanhem a tragédia causada pelas chuvas neste último sábado (04), vale lembrar que nesta última semana foram duas enchentes seguidas, na última 5ª feira (02) e ontem (04).
Não temos os números oficiais, pois a Defesa Civil está ainda analisando para nos informar, mas conversamos com o diretor da Defesa Civil São Carlos, Pedro Caballero, que disse que já choveu muito mais do que o esperado para o mês de janeiro.
“Sobre está chuva ainda não tenho os números oficiais, porém como vocês acompanharam a nossa medição aqui na região central, a altura da água chegou a 1,50 metros de altura e deve ter chegado a 100 milímetros de chuva intensa em curta duração” disse Caballero.
Teve loja completamente destruída, onde freezer revirados – foto – balcões, vitrines, portas estoques... tudo acabado pelas águas da chuva.
“Eu como jornalista nunca vi isso na minha vida. Já registrei várias enchentes, mas que destruísse tudo, não! O centro de São Carlos parecia uma praça de guerra. Muito triste isso” afirmou Ivan Lucas.
Já o presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Gullo, esteve ao lado dos comerciantes e disse que vai fazer o que for possível para ajudar. “Tem empresário que perdeu tudo, não tem mais nada, é entristecedor. Fui falar com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar para que fiquem aqui na região para dar segurança aos lojistas, pois tem comércio que ficou sem porta. Pode ter certeza o Sincomercio que representa juridicamente os lojistas, vamos fazer o que for possível juridicamente para tentar ajudar esses homens e mulheres que geram emprego e renda no município” afirmou Gullo.
O Corpo de Bombeiros registrou diversas ocorrências como árvores que caíram, muro do cemitério Nossa Senhora do Carmo (parte veio ao solo), carros boiaram em meio a enxurrada, asfalto se desfez em algumas ruas, casas foram invadidas pela água.
Sobre o poder público, conseguimos registrar a presença da Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Agentes de Trânsito, Secretário de Habitação João Muller e o Secretário de Saúde Marcos Palermo.
A prefeitura soltou um comunicado dizendo que, “a limpeza completa começa em todas as regiões da cidade neste domingo”.
Não obtivemos a informações sobre vítimas fatais.
[masterslider id="516"]
Fotos e vídeo: Ivan Lucas
https://www.facebook.com/radiosancawebtv/videos/489840881708009/