SÃO CARLOS/SP - Sabe-se que a população brasileira com mais de 60 anos tem aumentado nos últimos anos no Brasil e que o envelhecimento traz consigo perdas físicas, mentais e sociais, sendo imprescindível a atuação da terapia ocupacional junto ao idoso, pois tem-se a função de auxiliar nessas perdas. A terapia ocupacional, em sua atuação com idosos, busca oferecer um campo de tratamento voltado para suas questões de vida diária, cotidiano e necessidades biopsicossociais.
A terapia ocupacional proporciona a capacitação do fazer, por exemplo auxílio em AVDs e AIVDs com qualidade, a promoção do desenvolvimento, tratamento e reabilitação de idosos que necessitem de cuidados físicos, sensoriais, sociais, psicológicos de modo a ampliar o desempenho e a participação social. Atua também na prevenção de doenças, quedas, adaptação de ambientes, manutenção da saúde, entendimento do envelhecimento como aposentadoria, menopausa e perdas, além de incentivar o convívio familiar, social e estimular a autonomia do indivíduo.
As atividades são utilizadas pelo terapeuta ocupacional como elemento centralizador e orientador na construção do processo terapêutico, e por meio delas é possível promover o desenvolvimento, tratamento e reabilitação de indivíduos/grupos que necessitem de cuidado. Vale ressaltar que as atividades são avaliadas dentro do contexto de cada caso e de cada necessidade apresentada.
Portanto, o objetivo da terapia ocupacional com a população idosa é proporcionar a cada paciente o grau máximo de independência e autonomia, facilitando o seu desempenho funcional em todos os contextos que está inserido. Assim, a principal tarefa é promover qualidade de vida, através da restauração e reforço de habilidades e capacidades funcionais, facilitando na execução de suas atividades de vida diária.
*Por: Lurian Rodrigues - Terapeuta Ocupacional
Supera Reabilitação: Desembargador Júlio de Faria N 895 Vila Prado, São Carlos-SP
Telefone: (16) 3411-1798