Ibaté/SP - A Semana Nacional de Trânsito é celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”, em Ibaté, vem realizando uma série de atividades para orientar e ensinar os alunos.
Todos os anos o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolhe um tema como pano de fundo para as ações, e o de 2018 é “Nós somos o trânsito”. A ideia é envolver toda a sociedade na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo para que todos os condutores, ciclistas, pedestres e passageiros optem por um trânsito mais seguro.
Pensando nisso, a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” está desenvolvendo um projeto de forma interdisciplinar entre os professores de sala (PEB I) e o professor de Educação Física Christiano Anselmo de Oliveira. Durante toda a semana foram desenvolvidas atividades sobre a história do trânsito no Brasil, com ditados, caça palavras, jogo da memória explorando as placas de trânsito e uma divertida gincana.
O diretor Alexandre Moraes Gaspar ressaltou sobre a importância do tema ser trabalhado dentro do ambiente escolar. “Seja condutor, ciclista ou pedestre, todos têm a sua parcela de responsabilidade para um trânsito mais humano e menos violento. É preciso conscientizar e educar as crianças para que elas possam entender o que é o trânsito e para que consigam absorver o que é certo e o que é errado. Queremos que todos reflitam e optem por um trânsito mais seguro. A escola é um lugar propício para desenvolver a consciência de crianças e jovens, e nossos professores possuem um importante papel no sentido de sensibilizar e conscientizá-los, afinal os alunos são agentes multiplicadores, ou seja, repassam os conhecimentos para a família e vizinhos. Desta forma, aproveitamos o tema para desenvolver atividades nesse sentido. Mais uma vez os docentes estão fazendo a diferença na vida dos nossos alunos”, relatou.
Segundo a coordenadora Rosangela Aparecida Silva da Cruz os docentes da unidade escolar explanaram sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores. “O objetivo da direção, coordenação e dos docentes foi envolver os alunos nas atividades educativas e de prevenção, para que as estatísticas alarmantes de acidentes possam mudar”, comentou.
O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) aproveitou a oportunidade para frisar sobre a importância do tema ser trabalhado na escola. “A segurança no trânsito é um tema relevante, e ser desenvolvido na escola pode fazer toda a diferença para um trânsito mais seguro, pois as crianças de hoje serão os jovens e homens do futuro. Além disso, os alunos ao chegarem em suas casas realizam um importante papel, que é de multiplicar as informações que aprenderam na escola. Educar para o trânsito é um compromisso de todos os educadores, sensibilizando os discentes quanto a valorização da vida. Parabéns para a direção, coordenação, funcionários e professores da escola E.M. Julio B. Mendes pela iniciativa e pelo excelente trabalho”, ressaltou o chefe do Executivo.