São Carlos/SP - A Rádio Sanca foi visitar o prédio abandonado das antigas Faculdades Integradas de São Carlos (Fadisc), pois moradores do Parque Sabará entraram em contato com nossa equipe fazendo várias denúncias.
Segundo moradores, há anos o prédio da Fadisc está em situação de abandono. Nos corredores do edifício, há água parada e garrafas, condição ideal para criadouros do mosquito da dengue, moradores de rua vão dormir com freqüência, usuários de Drogas estão sempre por lá e até profissionais do sexo já apareceu.
“A gente fica preocupado, pois o espaço está abandonado a anos e faz com que a insegurança prevaleça em quem mora na redondeza”, disse o empresário Antonio S. Pinheiro , que mora no condomínio ao lado do local.
Vale ressaltar que o prédio da Fadisc é uma área particular que está com processo na Justiça desde 2015. A Procuradoria Geral da União informou que o local foi penhorado para pagar dívidas. Os credores contestaram a decisão.
Mas uma coisa é certa, alguém tem que cuidar da imensidão do prédio, para que ninguém entre lá, para fazer sexo, morar ou usar drogas. Sem falar da imensa piscina que lá tem que sem dúvida nenhuma é um criadouro do mosquito aedes aegypti.
Ou seja, o prédio da Fadisc abandonado como está é um caso de saúde e segurança pública, portanto órgãos públicos se mexam para fazer alguma coisa.
História da Fadisc
Em 1964 surgia o IPESU – Instituto Paulista de Ensino Superior, entidade mantenedora que, a partir de 1968, iniciava sua contribuição acadêmica com o funcionamento da FADISC – Faculdade de Direito de São Carlos.
Em 1996, após ter formado 51 turmas de Bacharéis em Ciências Jurídicas, o IPESU formaliza pedido de transformação de uma já tradicional Instituição Isolada para Faculdades Integradas, passando a denominar Faculdades Integradas de São Carlos, mantida a sigla FADISC.
Assim, a partir de 1999, novos cursos são implementados. Tem início os cursos de Letras (Licenciatura Plena, habilitação em Português/Inglês e respectivas literaturas) e de Secretariado Executivo Bilíngüe (Bacharelado), em 2003 esses cursos têm suas graduações, avaliadas pelo MEC, obtendo ótimos conceitos e recebido o reconhecimento para efeito de emissão de diplomas.
Em 2001, inicia-se o curso de Engenharia Civil. Em 2003, é a vez do Curso de Engenharia de Produção e do Curso de Computação (Licenciatura); em 2004, o Curso de Administração de Empresas (Bacharelado). Desde 1991, a FADISC oferece o curso de pós-graduação lato Sensu em Direito (Especialização em Direito Processual Civil).
Em 2011 depois de ser desconsiderada pelo MEC foi proibida de realizar o vestibular 2012.
Em 20 de dezembro de 2012 a instituição encerrou suas atividades acadêmicas, com a entrega dos diplomas devidamente registrado dos alunos de sua última turma em todos os cursos que foram os formandos de 2012.
[smartslider3 slider=2]
*Por: Ivan Lucas Gonçalves